sábado, 20 de outubro de 2007

Jorge Ben - Solta O Pavão

Segundo o próprio Jorge esse álbum seria uma espécie de continuação do "A Tábua De Esmeralda" e de fato se você ouvir com calma e prestar atenção faz muito sentido. Da para identificar ecos da "Tábua" por aqui, como por exemplo, na faixa "Luz Polarizada", ou ainda nas excelentes "Assim Falou Santo Thomaz De Aquino" e "O Rei Chegou, Viva O Rei", faixas que nos convidam a uma viagem lá pra idade média, ou seja, o álbum é cheio de referências históricas.

Outra coisa que acho muuuito interessante é que esse álbum é cheio de orações. Orações? É, é isso mesmo, basta você ouvir "Velhos, Criancinhas e Cachorros" e o hino maravilhosamente arranjado por Osmar Milito "Jorge de Capadócia".

É claro que em um álbum desse porte não podiam faltar as mulheres, as mulheres do "Ben", aqui ele nos apresenta a "Dorothy" (adoro essa faixa), "Luciana", "Dumingas" e "Jesualda" mulheres que com nomes tão peculiares (salvo Luciana) não podiam ser de outro senão de Jorge.

Para completar o playlist ainda restam "Zagueiro", feita em homenagem ao então zagueiro do Flamengo: Rondinelli. “Se Segura Malandro" e "Cuidado Com O Bulldog". O álbum conta com participações especialíssimas, a primeira é a banda de apoio que acompanha Jorge, a lendária "Admiral Jorge V (Quinto)", nos corais quem aparece é o grupo Quarteto em Cy na faixa "Luciana" e de Evinha em "Dorothy", sem contar que todos os arranjos são assinados pelo já citado Osmar Milito (o mesmo arranjador da Tábua De Esmeralda), é isso! Esse é mais um disco ímpar.

Ah! Já ia esquecendo... Os extras! rsrsrs Então... Acrescentei três faixas, duas eu tenho plena certeza de que são de 1975 a outra nem tanto (se alguém souber me avise), são elas: "O Saber Poético Da Literatura De Cordel", que se não me engano foi um samba enredo, "Sem essa nº5" um reaproveitamento do tema de "Guerra, Queremos Guerra" só que com outro direcionamento e a terceira é a que não tenho certeza da data que é "Olha A Beleza Dela", agora sim... É isso. Abraços!

"... Perseverança ganhou do sórdido fingimento... e disso tudo 'naisceu' o amor..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Jorge Ben - 1975 - Solta O Pavão


Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

Beto disse...

Mano, parabéns mesmo!! Pessoas como vc são verdadeiros preservadores da memória da verdadeira música brasileira, graças a atitudes como a sua permananecem vivas obras primas como a discografia de Jorge Ben e outras pérolas que as gravadoras simplesmente abandonaram e descartaram de seus catálogos. Grande iniciativa e obrigado!!

Salve simpatia!!!

Anônimo disse...

Pra mim um dos melhores momentos de Jorge Ben (na gosto de Benjor). Luciana, Dorothy em especial, são minhas paixões. Uma pena, parece que este album é muito pouco conhecido. Talvez pela fase do proprio Jorge.


Salve simpatia!

Ausdruck