quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Jorge Ben - A Tábua De Esmeralda

"...Esse é meu novo disco... que tem por título 'A Tábua De Esmeralda' que foi onde começou toda alquimia e... eu faço nele uma alquimia musical..."

Palavras proferidas por Jorge Ben no dia 19 de Maio de 1974 como introdução no clipe de lançamento do álbum. O clipe passou no programa Fantástico da rede globo e a música era "Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas", engraçado de ver, porém, excelente! rsrsrs O álbum como um todo é um pacote perfeito todas as faixas se complementam é de fato uma alquimia perfeita. A opinião a respeito desse disco é unânime: é o disco mais foda do Jorge!!!! (complicado falar isso, mas tenho que dar o braço a torcer, é um álbum realmentemuuuuuuuuuito foda), não tem uma musiquinha ruim se quer. O Disco abre com "Os Alquimistas...", na segunda o cara vem cachimbando "O Homem da Gravata Florida" você ainda nem recuperou o fôlego e tome outra! "Errare Humanum Est", "Menina Mulher Da Pele Preta", "Eu Vou Torcer", "Magnólia", "Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar", "Zumbi", "Brother", "O Namorado Da Viúva", "Hermes Trimegisto" e "Cinco Minutos" ufa!!!!! Haja fôlego! Outro detalhe, pode deixar no modo "repet" que não enjoa. Esse foi outro daqueles que me deixou babando e em estado de choque de tão bom que é, quase furei o vinil, gastei alguma agulhas ouvindo esse disco rsrsrs pleno deleite auditivo. Mas bóra lá pros extras.

Então... Ta recheadinho de extras! Pra começar eu inclui no post dois clipes que encontrei, ambos foram ao ar no Fantástico um em maio e outro em dezembro de 1974. As músicas?

"Os Alquimistas..." e "O Namorado da Viúva" nesta Jorge já está no visû do próximo álbum (Solta O Pavão). Além dos clipes acrescentei a primeira gravação de "Zumbi" feita no festival "Phono 73", ao vivo, linda! Do mesmo festival coloquei "Jazz Potatoes" também ao vivo com a participação de Gilberto Gil (a gênese dum projeto entre os dois - Gil e Jorge) e "Mas Que Nada+É De Manhã" de Caetano Veloso. Eu ia acrescentar as imagens desse Phono 73, mas não consegui separar a tempo, mas podem ficar tranquilos que logo logo postarei o filme completo aqui, deixa eu aprender a mecher nesses programas direito rsrsrs... Ta bom de papo né?

"...É Verdade Sem Mentira Certo Muito Verdadeiro..." com vocês: A Tábua De Esmeralda!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Jorge Ben - 1974 - A Tábua De Esmeralda


Postado Por Marcel Cruz

7 comentários:

Francisco disse...

Meu caro Marcel
Meus parabens pelo exelente bom gosto, pelos comentarios feito em cima de cada disco

Cara sem palavras

Continue cara pois e disso que precisamos de entretenimento de primeira linha e imformação

Abraço

Francisco disse...

Na minha modesta Opinião esse album e um dos melhores do jorge ben

grato

Anônimo disse...

Com certeza um dos melhores álbuns da música brasileira de todos os tempos.
Tenho em LP, CD e agora vou baixar o MP3.
Valeu Marcel!
abração,
Dado

Paulo disse...

Em primeiro lugar, parabens pelo Blog! Ele tá sensacional, tanto no conteúdo musical, como em suas belas e informativas intervenções. Elas nos deixam na pilha de sair logo sacundinbensambando! Sensacional!

Parabens pelo trampo e obrigado!

Grande Abraço

Paulo - BH

PS. O link do "Tabua" num tá rolando não!

Marcel Cruz disse...

Opa! Valeu o comentário e o aviso, o link já foi consertado.

Abração e vamo que vamo!!!!

Marcel Cruz

Paulo - BH disse...

ô Marcel, brigadão ai por ter consertado o link mano véio!

Carnaval agora só balançando com o Jorge.

Valeu ai, abraço e bom carnaval!

Anônimo disse...

Viva a nova fase do jorge