domingo, 16 de setembro de 2007

Paulo Moura - Confusão Urbana, Suburbana e Rural

Voltando pra terrinha e inaugurando a seção de samba e choro apresento um dos melhores álbuns do gênero: Confusão Urbana, Suburbana e Rural é considerado um "divisor de águas" dentro do choro, foi lançado em 1976 e trouxe inovações pra linguagem "chorística". Paulo Moura é uma figurinha que também vem da escola Bossa Nova fez e ainda faz história no meio musical brasileiro, visto que está na ativa e com todo o vigor de seus 75 anos completados no último 15 de Julho. Não vou ficar "enchendo lingüiça" aqui rsrsrs no link abaixo você encontrará detalhes mais consistentes e relevantes. O disco:

Como já foi dito é um dos melhores do gênero, foi produzido por... Vejam vocês, Martinho da Vila.

"Destaque do ano de 1976 e é considerado um marco da musica instrumental popular brasileira, fascinou o público e a crítica especializada ao misturar percussão afro-suburbana a instrumentos de sopro de big bands e aos chorões”.

O disco já abre com um tema que virou clássico do choro chamado "Espinha de Bacalhau" (do clarinetista e maestro Severino Araújo responsável pela Orquestra Tabajara) Paulo Moura toca numa velocidade surreal, dificílimo de executar, o figurinha sai esmerilhando mesmo, além dessa meu destaque vai para "Bicho Papão e Tema do Zeca Da Cuíca" de Martinho, Paulo e Wagner Tiso, a ambiência criada é... putz não sei nem o que dizer rsrsrs é muuuuuito bom, outra que acho excelente é "Peguei a Reta" choro de Porfírio Costa, mas a que mais gosto é "Dois Sem Vergonha" de Paulo Moura e Wagner Tiso: prestem atenção na swinguera e na textura do arranjo. Sem palavras pra descrever o quanto esse disco é foda. Agora é a vez de vocês terem esse prazer, então... Vamos lá!


Para Baixa e Sair Sacundindo: Paulo Moura - 1976 - Confusão Urbana, Suburbana e Rural


Para Saber Mais: Paulo Moura Homepage


Postado por Marcel Cruz

Nenhum comentário: