segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Caetano Veloso & Os Mutantes - Sacundinbenblog Apresenta

Em Outubro de 1968, no calor do momento, onde tudo estava em estado de ebulição, Caetano Veloso e Os Mutantes (mais Gil e Gal & Cia) iniciaram uma temporada de shows na Boate Sucata,  as apresentações eram praticamente happenings, nem Deus sabia o que poderia acontecer, cada dia uma coisa nova se dava (ver texto linkado abaixo). Para nossa imensa alegria,  momentos dessas apresentações foram gravadas e lançadas num EP com quatro faixas excelentes, são elas: "Baby", que tem a participação de Gil na introdução, "Saudosismo", um puta tributo pra Bossa Nova que ganharia uma versão de Gal Costa no ano seguinte, "A Voz Do Morto", encomendada por Araci De Almeida (ver link abaixo), e, fechando o EP, a genial "Marcianita", dos italianos José Imperatore Marcone e Alvarino Villota Alderete, que pelo que pesquisei só fizeram essa música na vida, não encontrei absolutamente mais nada que leve essa assinatura, a versão em português é de Fernando Cesar.

Um pouco antes, ainda em 68 (15 de Setembro), ocorreu a polêmica apresentação de Caetano e Os Mutantes no III FIC (Festival Internacional Da Canção), em "defesa" de "É proibido proibir", que graças a Deus também foi registrado; digo Deus porque segundo palavras proferidas por Caetano no festival:  "Deus Está Solto!!!", então creio que foi graças a ele mesmo, rsrsrs. O compacto lançado pela Philips tinha de uma lado a versão em estúdio de "É Proibido Proibir" e do outro a gravação ao vivo que levou o nome de "Ambiente De Festival". Como eu gostaria de ter vivenciado aquele momento! Tanta loucura junta e eu só fui nascer 13 anos depois! 

Aproveitando que ia ser uma compilação só de Caetano e Os Mutantes acrescentei ao volume a faixa "Eles", que faz parte do segundo Lp de Caetano (postado ali em baixo) e tem a participação trio.

Acho que é isso. Ah! A capa é mais um "empreendimento" da M&M Design Gráfico, que modéstia a parte ficou muito foda! rsrsrs. Espero que gostem...


"...mas o tiro saiu pela culatra, porque a beleza desta música é a face visível da lua, o mistério das mascaras de chumbo, há muita criptonita no ar, verde e vermelha também... mas Deus está solto!!!..."

   




Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

O Drumond tem um poema que fala "Deus está solto".Ainda bem né,já que as bruxas também estão.