sábado, 13 de dezembro de 2008

Gal Costa - Gal Costa

Dando o ponta pé inicial nas postagens referentes ao ano de 1969, ano considerado como de encerramento do tropicalismo devido a vários fatores, tendo como o principal a detenção e o exílio de Caetano e Gil, trago o primeiro álbum solo da musa tropicalista: Gal Costa (gastei algumas agulhas ouvindo isso, rsrs).

O álbum foi totalmente produzido em 1968, mas teve lançamento adiado, fato que nos ajuda a compreender o porquê de Gal ter dois álbuns lançados num mesmo ano. Como não poderia deixar de ser, os arranjos são assinados por Rogério Duprat e quatro faixas contam com as participações de Gil ("Sebastiana" e "Namorinho De Portão") e de Caetano ("Que Pena" e "Baby"). Além das figurinhas carimbadas, temos o debute tropicalista de um dos guitarristas mais geniais que tivemos/temos na música brasileira: Lanny Gordin.

O repertório do álbum conta com composições de Gil & Caetano ("Não Identificado", "Lost In The Paradise", "Saudosismo", "Divino, Maravilhoso", "Baby" e "A Coisa Mais Linda Que Existe"), Tom Zé ("Namorinho De Portão") e Jorge Ben ("Que Pena" e "Deus é o Amor"). A novidade fica por conta da inclusão de duas músicas da dupla "Iê-iê-Iê", Roberto e Erasmo Carlos ("Se Você Pensa" e "Vou Recomeçar"), e uma de Rosil Cavalcante ("Sebastiana", gravada originalmente por Jackson Do Pandeiro).

Com "Divino, Maravilhoso", Gal conquistou o terceiro lugar no Festival de 1968, nos links abaixo vocês encontrarão informações mais detalhadas.

É isso aí!!!

"... Não sei porquê razão eu sofro tanto em minha vida, a minha alegria é uma coisa tão fingida, a felicidade já é coisa esquecida... Mas agora vou recomeçar..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Gal Costa - 1969 - Gal Costa


Para Saber Mais: Gal Costa Homepage - Texto Excelente Sobre o Álbum


Para Ver e Sair Sacundindo: Divino, Maravilhoso 1 - Divino, Maravilhoso 2 (Com Gal Maravilhosamente linda rsrs)


Postado Por Marcel Cruz

3 comentários:

Sayd Mansur disse...

Nossa! Incrível este disco.
Talvez por ser um album de versões muito mais do q composições próprias acho q é o mais coeso desta leva tropicalista... uma super banda, um arranjador incrivel e uma interprete maravilhosa no seu auge!
:P

Vinícius disse...

Só Agradecer por disponibilizar este e outros albuns

Rafa disse...

Ah, que album maravilhosooo! *-* Tô amando muito todas as músicas, e tudo sobre elas!

Muito obrigada por disponibilizar e pelas indicações! Descubre taanta coisa boa por aqui ... (: