sábado, 19 de abril de 2008

Portinho e Sua Orquestra - Fogo Nos Metais

Sabe aquele papo de que as aparências enganam? Pois bem, esse é um desses casos. Se eu fosse depender da arte gráfica pra baixar ou mesmo comprar esse álbum não sei se o faria rsrsrs. Porém, o conteúdo que essa capa envolve... É simplesmente fenomenal!!! Uma das melhores coisas que já ouvi, o repertório é de certa forma comum, mas vamos por partes, comum hoje em dia, pois, no ano em que o volume foi lançado, eram composições candidatas a entrar pro "hall" das clássicas e, hoje, 43 anos depois se tornaram clássicas e comuns, mas é justamente aí que nos enganamos, as composições podem ter essa característica, mas os arranjos...

É incrível a criatividade do Maestro Portinho e mais incrível o tratamento dado para cada composição. O que ele faz é uma espécie de "jogral" com os naipes de metais. Uma frase começada pelos trompetes é finalizada pelos trombones e vice versa, a percussão e bateria, num suingue absurdo, dialogam com a guitarra e toda a orquestra, é lindo e contagiante, tudo ao mesmo tempo, agora.

Descobri esse álbum muito por acaso e como tem me ocorrido (graças a sabe lá o que), por um preço realmente simbólico. O que me chamou atenção foi o ano de lançamento e o repertório que o álbum trazia escrito na contra capa. Imaginem a agulha descendo e tocando o sulco da bolacha preta que a essa altura já rodava no prato do toca-disco...

As primeiras frases saindo em alto e bom som nos alto-falantes da loja e minha cara de espanto, surpresa, alegria ou sei lá o que, a cada trecho que selecionava e era reproduzido. Todo mundo já deve ter passado por isso: sabem quando a gente encontra dinheiro na rua e da aquela olhada pros lados com receio de que tenham visto antes e digam: “-Hei! Isso aí é meu!”, rsrsrs, foi exatamente essa a minha reação ao me dar conta da jóia que eu tinha em mãos. Paguei e saí muito rápido da loja direto pra casa na ânsia de ouvir e me deleitar com aquele álbum.

Não faço a menor idéia de como ele vai bater, se é que vai bater em vocês. O disco esta aí, inteirinho e pronto pra ser ouvido, re-ouvido ou até mesmo deletado depois, rsrsrsrs. Eu só sei que ele me chapou demais e ainda o faz. Na seqüência vem outro Portinho, que acho tão genial quanto.

Para Saber Mais: Infelizmente não se encontra uma biografia nem que seja pequena sobre Portinho na rede. O que se sabe são as informações das capas dos discos, e de trabalhos assinados por ele, nada mais. No próximo post vou tentar sanar, embora superficialmente, isso.

Fui!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Portinho e Sua Orquestra - 1965 - Fogo Nos Metais



Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, ontem te mandei um mail e hoje tou aqui deixando um comentário: esse Portinho e sua orquestra é DEMAIS!!!!!!

Edgar Cavaco - Portugal