domingo, 11 de novembro de 2007

The Velvet Underground - The Velvet Underground e Nico

Quando a gente ouve bastante coisa fica bem complicado nomear algum grupo ou banda como sendo o melhor do mundo. Primeiro porque seria uma grande injustiça com os demais, segundo que em cada gênero existem vário(a)s grupos/bandas que são foda, dentro do Rock'n'Roll não seria diferente, a questão toda é que se isso fosse possível a que eu daria o título seria "The Velvet Underground". Surgida nos idos de 1965 eles gravaram seu primeiro álbum somente em 1967 apadrinhados por ninguém menos que o "Pai da Pop Art": Andy Warhol. Andy "assina" (na verdade ele faz a coisa acontecer) a produção e direção da empreitada além é claro de ser o responsável pela arte gráfica do álbum, esta que já nasceu clássica. Lou Reed, Sterling Morrison, John Cale e Maureen Tucker que formavam o quarteto fantástico do rock'n'roll tiveram que engolir meio que a contra gosto um quinto elemento, a atriz, modelo e "cantora" Nico, que a meu ver não destoou, porém, reza a lenda que as relações entre eles não eram das melhores... Nos links abaixo vocês encontraram mais informações a respeito se quiserem se aprofundar no assunto.

Agora comigo... Quem me apresentou essa banda foi o mesmo figurinha que também me fez conhecer o Manu Chao, não preciso dizer que chapei na primeira ouvida! Era uma coletânea e fiquei embasbacado, fissurei no som dessa galera, bom, aí veio a velha e conhecida febre de querer mais e mais... fui atrás do que tinha e acabei conhecendo várias outras coisas relacionadas que me fizeram a cabeça pra "cará'mba" rsrs, logo em seguida tive uma namorada que estudava artes aí a gente viajou um monte nisso, ela na Pop Art e eu no Som e vice-versa, foi muito massa a experiência que isso tudo me proporcionou, foi nessa época também que a gente leu "Mate-me Por Favor" (Kill Me Please!), livro que narra todo o contexto que rolava na época do surgimento do Velvet e coisas do gênero, é um ótimo livro pra quem quiser se interar do assunto.

"O álbum da Banana" como é conhecido é muito do foda, todas as faixas são excelentes, mas meu destaque vai para as seguintes: "I'm Waiting For The Man", "Venus In Furns", "All Tomorrow's Parties", "Heroin" e a melhor de todas "The Black Angel's Death Song", putz! "European Son" é foda também rsrsrs. Já vou avisando que pode incomodar o ouvido de alguns rsrsrs. Bom... É isso aí, se preparem que vem mais! rsrsrs Abração Até...


Para Baixar e Sair Sacundindo: The Velvet Underground - 1967 - The Velvet Underground e Nico


Para Saber Mais: Biografia VU (Texto Excelente) , Outra , VU Homepage

Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, esse blog é pra passar a vida toda lendo e baixando e ouvindo!! Só clássicos e essenciais! Parabéns. Já linkei no meu!

Anônimo disse...

vlw......

parabéns...

favoritado............