domingo, 4 de novembro de 2007

Nick Drake - Five Leaves Left

A primeira vez que ouvi Nick Drake confesso que fiquei sem ação, a faixa em questão era "Black Eyed Dog" e estava numa fita cassete gravada por um amigo (aquele mesmo de outrora, meu pai cultural), tinha outras coisas (muito boas por sinal) junto, mas essa saltou aos meus ouvidos, meu inglês é uma comédia, ou seja, foi mais música do que letra o que me pegou, mas a questão toda é que essa foi minha porta de acesso a obra de Nick Drake.

"Lá vou eu em meu eu oval" de novo com minhas pesquisas, descobri várias coisas a respeito do figurinha, pra começo de conversa a biografia dele é povoada de lendas, ou seja, uns dizem uma coisa, outros essa mesma coisa um pouco modificada e assim por diante, creio que vocês terão que filtrar e ver a versão que querem ter como "verdade". De uma coisa eu tenho plena certeza: A música dele é muuuuuito boa e vale muito a pena esgotar os quatro álbuns que postarei aqui, existem mais alguns com extras e outakes, mas os quatro bastam. Em vida Nick lançou três discos: esse aí "Five Leaves Left", que é o primeiro de 1969, "Briter Layter" de 1970 e em 1972 seu último disco "Pink Moon". Discografia pequena, porém, de uma qualidade gigantesca. Os três albuns fazem parte da lista elaborada pela revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns já feitos no mundo, por aí já da pra ter uma idéia. Todos são de certa forma carregados de uma melancolia, mas o engraçado é que isso não incomoda. Eu sou suspeito pra falar de Nick Drake, pois sou viciadinho nos álbuns em questão. Aí está, deixo pra vocês tirarem suas próprias conclusões. Pra quem não conhece "faça-se" o favor de conhecer e pra quem já conhece e ainda não tem... Bom, acho que já ta demorando pra baixar. Ta esperando o que? rsrsrs Abração


Para Baixar e Sair Sacundindo: Nick Drake - 1969 - Five Leaves Left - Multiupload

Para Saber Mais: Bio 1 Bio 2 Bio 3 Bio 4 Homepage


Postado Por Marcel Cruz

6 comentários:

TMG disse...

Oi, Marcel, os link's desse post também não estão funcionando, por favor, quando puder os reponha! Obrigadão! :)

Marcel Cruz disse...

Opa! Já está arrumado, valeu o toque!

Abração!

TMG disse...

Muito obrigado, Marcel! :) Abração.

tintacrua disse...

Muito obg,a ums messes atras a revista MOJO(inglesa)fez uma ediçao especial sobre ele,k me despertou a atençao,pouco o nada conhecia da sua musica,tirando uma cover de pink moon por Sebadoh k me ficou sempre no ouvido,ja tenho o pink moon lp,espero agora apreciar o resto da sua obra.fika bem!

tintacrua disse...

Muito obg. a ums messes atras a revista MOJO(inglesa)fez uma ediçao especial sobre ele k me despertou a atençao,so conhecia uma versao da musica pink moon por Sebaboh uma banda indy,k sempre me ficou no ouvido,mas nao sabia de quem era o original...ja tenho o original k gosto muito,espero conhecer o resto da obra de mais uma estrela cadente,k passou rapido demais pelo nosso universo.fika bem!

Anônimo disse...

Muito obg.comecei a ouvir Nick d. apouco tempo,depois de ler uma ediçao esp. da revista Mojo(inglesa),ja tenho o pink moon,k gosto muito,espero conhecer o resto da obra,deste cometa k passou rapido demais pelo nosso universo.Fika bem!