domingo, 5 de outubro de 2008

Jimi Hendrix - Axis: Bold As Love

Eu havia dito que postaria apenas dois álbuns antes de começar com os tropicalistas de fato, porém, vou aproveitar a brecha para trazer outro álbum que também teve grande influência no movimento. Lançado no mesmo ano que "Sgt.Pepers...", "Axis: Bold As Love" também fez estardalhaços e, nas palavras de Gil, "fundiu a cuca" da galera. Vemos ecos de Hendrix nas guitarras do Mutante Sergio Dias e de Lanny Gordin, na minha opinião, o guitarrista mais genial que temos. Além disso, temos a beleza visceral que o álbum carrega, sem sombra de dúvidas é o trabalho mais maduro de Hendrix, a alquimia exata, pancadaria pura. Nos links abaixo tem informações mais detalhadas.

Outra prova de que esse álbum teve importância no movimento é que os mentores da Tropicália, no álbum de comemoração de "25 anos de Tropicalismo", homenagearam Hendrix numa versão funk pra lá de brazuca de "Wait Until Tomorrow". Mas muito antes disso, Gil já tinha gravado "Up From The Skies" com uma curiosa inserção de "Baby" como música incidental, essa faixa vocês encontrarão nos bônus do álbum de 1971 postado aqui.

Depois dessa creio que já temos referências, estrangeiras, suficientes. As de casa vou comentando ao longo das postagens. Agora sim...

"Que venham os tropicalistas iuhuuuuu!!!!!! rsrsrsrs"


Para Baixar e Sair Sacundindo: The Jimi Hendrix Experience - 1967 - Axis: Bold As Love



Para Assistir e Sair Sacundindo: Jimi Hendrix: Hear My Train Coming (acoustic)


Postado Por Marcel Cruz


2 comentários:

Tiê disse...

muito massa. não tinha essa noção toda do hendrixianismo inserido no tropicalismo. =)

Cosmo disse...

Grande disco, Marcel!
E que venham os tropicalistas!