Da mesma forma que é impossível pensar a Bossa Nova sem Tom Jobim, é impossível pensarmos o Tropicalismo sem Rogério Duprat. Sem ele o movimento tropicalista definitivamente não seria o mesmo, não sei nem se seria! rsrsrs. Rogério Duprat foi o arranjador que determinou a estética musical tropicalista.
Duprat foi responsável pelos arranjos de praticamente todos os álbuns que fizeram parte do movimento, poucos os que não tiveram sua contribuição, o primeiro do Caetano e os dois primeiros de Tom Zé estão entre eles.
Lançado em Março de 1968 "A Banda Tropicalista Do Duprat" é o primeiro álbum exclusivamente dele, que até então tinha somente arranjado álbuns alheios, o tom criativamente debochado que o volume contém, basta ouvir "Chega De Saudade" pra entender o que digo, faz o disco ser único, outra coisa que faz o álbum ficar melhor ainda é a participação dos Mutantes em 4 das 12 faixas que o compõem.
Cada canção uma surpresa, uma história recontada de forma muito peculiar, basta ouvir uma única vez e sabe-se quem está contando, facil de dizer com firmeza: "- Isso é Duprat!".
O repertório faz um apanhado geral das influências que dariam as caras no tropicalismo de Beatles a Lamartine Babo passando por Tom Jobim e Hendrix, é mole?
Engraçado que esses dias li uma crítica falando que esse álbum apesar do nome era o menos tropicalista e que não tinha nada a ver com a tropicália, o cara que escreveu isso não entendeu absolutamente nada, rsrsrsrs. Acontece nas melhores famílias... Fui!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário