segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Gilberto Gil & Os Mutantes - Gilberto Gil

Lançado em Maio de 1968 essa é uma das obras mais geniais já concebida na extensa carreira de Gil, todo arranjado pelo mago Rogério Duprat, e ainda de quebra temos a participação dos Mutantes em todas as faixas. O que me dizem disso? rsrs.

Tanto na parte gráfica, quanto no conteúdo musical, notam-se os ecos de 'Sgt. Pepers'. Gil foi o que mais sofreu influência do quarteto britânico, fato bem fácil de notar na sua obra, principalmente nesse álbum. O álbum em si é composto por 10 faixas únicas e cheias de peculiaridades.

O volume abre com "Frevo Rasgado", parceria de Gil e Bruno Ferreira, seguida da excelente "Coragem Pra Suportar" e "Domingou", essa em parceria com Torquato Neto, é sem dúvida a mais "Beatle" do álbum, os vocais e o clima da canção são totalmente Beatles. Pra completar o Lado A do Lp temos mais duas composições excelentes: "Marginália II", mais uma parceria de Gil com Torquato Neto, que parodia Gonçalves Dias e sua Canção do Exílio, o arranjo de metais é fuderosíssimo, Duprat em altíssima forma. Fechando o Lado A temos o iê-iê-iê "Pega a Voga Cabeludo", que em certa altura parodia o tema "Pobre Menina" da Jovem Guarda, tema que já era uma paródia/versão composta e gravada por Leno & Lilian.

O Lado B abre com a incrível "Ele Falava Nisso Todo Dia", o arranjo de cordas lembra um pouco 'Eleanor Rigby', outro destaque nessa música, além da letra é claro, é a viola que acompanha o tema do início ao fim. Não sei se quem toca é Gil ou Sergio Dias, mas seja quem for detonou! Em seguida, temos uma versão pra lá de rockn'roll de "Procissão", que Gil já havia gravado em seu álbum de estréia.

Como a sobremesa sempre vem no finalzinho, Gil fez conforme manda a tradição. As três últimas estão no rol das composições mais bem elaboradas e concebidas da música brasileira: "Luzia Luluza" é... Não consigo encontrar uma classificação condizente, beleza plena, sinceramente não sei o que dizer, pois é muito, mas muito fooooda é a que mais me pega nesse disco, depois temos "Pé Da Roseira" que tem um arranjo bem econômico mas na medida exata, a batera, o baixo, a guita e o violão em ostinato são espetaculares. Fechando o volume temos "Domingo No Parque", foooooooooooooooda!!!

Os Bônus, vamos lá:

Além das oficias temos mais quatro faixas das quais três foram lançadas em compacto e a quarta nunca tinha saído em lugar algum. São elas: "Barca Grande", lançada em Março de 68 como lado B do compacto de "Pega a Voga Cabeludo", depois temos "A Coisa Mais Linda Que Existe", parceria com Torquato Neto - essa era pra fazer parte do álbum, "Tropicália ou Panis Et Circencis" ficou de fora para Nara Leão poder entrar com "Lindonéia", mas foi gravada no ano seguinte por Gal Costa em seu álbum de estréia.

As duas últimas que temos saíram num compacto em outubro de 68: Lado A, "Questão De ordem", que concorreu a eliminatória paulista do FIC (Festival Internacional da Canção) daquele ano, foi desclassificada, quem acompanha Gil na gravação dessa são os Beats Boys. No Lado B temos a divertida: "A Luta Contra a Lata ou A Falencia Do Café", com os Mutantes e um Chacrinha interpretado pelo próprio Gil no começo. Ela acabou ficando prejudicada no mercado pelo insucesso do Lado A.

É isso aí!!!

"...Minha terra tem palmeiras / Onde sopra o vento forte / Da fome, do medo e muito / Principalmente da morte / Olelê, lalá..."


Ah! Tava esquecendo, a capa é assinada por Rogério Duarte.




Para Baixar e Sair Sacundindo: Gilberto Gil & Os Mutantes - 1968 - Gilberto Gil


Para Saber Mais: Gilberto Gil Bio Homepage


Para Assistir Sacundindo: Domingo No Parque



Postado Por Marcel Cruz

4 comentários:

Eugenio Hoch Junior disse...

E aí, Marcelzinho? Cara, eu de vez em quando visito seu blog e nunca deixo um comentário nele, mas é por pura preguiça. Mas o que eu quero dizer é que ele é de uma riqueza de detalhes nos assuntos que é fenomenal. Muito das coisas que vc escreve eu só conhecia de ouvir falar, mas agora estou aprendendo de verdade, meu conhecimento musical está enriquecendo barbaramente. Continue sempre. Abraços.
Posso colocar seu link no meu blog? (sem segundas intenções,hein?)

IsABela araÚjo siLVA disse...

não sei se tenho sacundin, mas esse vai ser um blog de visita diária obrigatória...rsrsr.
não achei NADA que eu não gostasse nas tuas postagens... puta que o pariu!
bjo!

Anônimo disse...

Porra, mas você falou tão bem do disco, que tive de baixar na hora. Na verdade, ainda estou baixando, louco para ouvi-lo. Depois volto comentando...

Abs

Glaucio Fabrizio disse...

esse tenho a bolacha!