quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caetano Veloso - Caetano Veloso

Duprat foi o arranjador mais emblemático do movimento, porém não foi o único! O Tropicalismo se nutriu de outros três nomes que fizeram trabalhos excelentes, como esse que temos aqui.

"Tropicália" como é referenciado, ou simplesmente "Caetano Veloso", é o primeiro álbum solo de Caetano, lançado no finalzinho de 67 (há divergências para essa data, alguns dizem que foi em Janeiro de 68), foi arranjado por Julio Medáglia, Damiano Cozzela e Sandino Hohagen, os três ligados ao movimento vanguardista brasileiro.

Esse é um dos álbuns mais geniais de Caetano, que além dos citados arranjadores, conta também com as participações dos Beat Boys (Banda Argentina que acompanhou Caetano na defesa de "Alegria, Alegria"), de Gal Costa e dos Mutantes. Das 12 faixas contidas no Lp, temos no mínimo três que se tornaram bastante conhecidas e entratam para o rol dos clássicos da música brasileira, são elas: "Tropicália", canção emblema do movimennto, "Alegria, Alegria", defendida no festival de 1967 e "Soy Loco Por Ti América". As demais, as menos conhecidas... são... FE-NO-ME-NAIS!!!

A segunda do álbum, "Clarice", é uma das mais surpreendentes composições que Caetano já fez na vida! A letra é do Capinan, outro gênio tropicalista, sou chapado por ela, arranjo e melodia se complementam perfeitamente nessa breve história. Seguindo temos: "No Dia Em Que Vim-Me Embora", que gosto pouco, depois a excelente "Alegria, Alegria" e mais duas poderosíssimas: "Onde Andarás", parceria de Caetano com o poeta Ferreira Gullar e "Anunciação", de Caetano e Rogério Duarte, importantíssimo artista plástico que fez boa parte das capas dos álbuns tropicalistas, inclusive essa, que aí está, é obra dele.

O Lado B abre com a divertidíssima "SuperBacana", seguida de "Paisagem Útil" flerte / citação, ou sabe-se lá o quê, com a "Inútil Paisagem", de Tom Jobim. A participação de Gal aparece em "Clara", uma das mais legais do volume parceria de Caetano com Perinho Albuquerque, depois temos a já citada "Soy Loco...", de Gil e Capinam, "Ave Maria" e fechando o pacote, "Eles", com a mais do que especial participação dos Mutantes.

Num álbum tão legal como esse, não poderiam faltar as faixas bônus. Tem muita coisa gravada por Caetano em 1968 que por não caberem no limite de 100 megas que temos, optei por deixar apenas 4. Duas saíram em compacto no mesmo ano, "Yés, Nós Temos Bananas", de Braguinha e Alberto Ribeiro e "Ai De Mim Copacabana", de Caetano e Torquato Neto. As outras são: "Cinema Olympia", versão em estúdio, que segundo o que li foi feita como uma espécie de guia, ou coisa do gênero, pra Gal, pois ela gravaria a canção no seu segundo álbum solo no ano seguinte, e uma versão do "Hino Do Esporte Clube Bahia", com a participação de Gil, ambas seriam registradas ao vivo no show de despedida "Barra69".

Ainda em 1968 temos um EP e mais um compacto, ambos com os Mutantes. Esses vou postar ou separado ou como bônus dos Mutantes, ainda não sei, por hora é isso, espero que gostem. Fui!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Caetano Veloso - 1968 - Caetano Veloso



Para Saber Mais: Caetano Veloso Homepage Bio



Para Assistir Sacundindo: Alegria, Alegria



Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

justíssima lembrança,este disco é genial.