sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Tim Maia - Racional Extras & Outakes


Faz algum tempinho que me deparei na rede com um suposto Tim Maia Racional Volume III, nele tinham 5 faixas que encontraram abandonadas nos arquivos de um estúdio do Rio. Essas faixas foram mixadas e, sabe lá como, caíram na rede.

São bem interessantes, mas não acho que seja um material suficiente pra ser denominado como um "Volume III", pois somando o tempo delas chegamos em 27 minutos dos quais temos uma mesma música em dois Takes distintos. Se tirarmos um dos takes, ficamos com menos de 20 minutos, é claro que são 20 minutos excelentes, mas a meu ver não dá pra ser considerado como um terceiro volume do "Racional".

Bom, o que foi que eu fiz... Reuni esse material e acrescentei a ele um compacto que foi lançado na época, ou seja, além das 5 "inéditas" temos mais 4 que seguem uma linha bem diferente das demais, o conteúdo textual permanece o mesmo, mas o gênero muda.

No compacto Tim criou uma espécie de paródia da famosíssima marchinha setentista "Pra Frente Brasil" que ganhou o nome de "Brasil Racional". Na sequência dessa temos "Do nada ao tudo" e "Minha Felicidade Racional" dois sambões suingados e bem nos moldes dos sambas da velha guarda carioca, a última faixa é uma versão também ultra sambada de "O Grão Mestre Varonil", música que no "Volume I" foi reduzida a uma vinheta. O compacto deveria é se chamar: "Tim Maia Racional e Suas Pastoras", rsrsrs pois tem bem essa atmosfera.

Resumindo, recolhi esse material e criei um volume de extras e outakes, foi o que achei mais coerente levando em conta o que tinha em mãos.

Ah! Outra coisa que fiz, pelo fato de ser um material sem nome oficial, renomeei duas daquelas 5 faixas, pois quem o fez não se ligou que eram nomes que já existiam nos volumes precedentes. Uma denominei como "Preceitos Da Energia Racional", nessa faixa Tim criou uma base Ultra-Funk e enquanto rola essa base ele lê parte do "Livro Magnânimo" (Universo em Desencanto), e a outra ficou como "Solução Racional", nessa, pra variar um pouco , Tim diz que todos irão se encontrar e se imunizar lendo o livro e que nele está a solução que todos procuram. Ela tem uma "vibe" meio disco, meio afoxé, meio sei lá o que, só sei que é muuuuito boa. Pela gravação vemos que faltou um finalzinho, mas pra mim já ta pra lá de lindo.

Espero que vocês gostem, depois desse vem o de 1976 e encerro a fase Tim Maia no Sacundin! É isso aí...

"...Há muito tempo, todos procuram a solução, do sofrimento que é causado pela ilusão, ú hú hú hú..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Tim Maia - 1975/1976 - Tim Maia Racional Extras & Outakes (By Marcel Cruz)


Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

joaca. disse...

Gostaria de parabenizar-lo por este blog. Bem criativo e as sinopses bem interessantes! O conheci baixando um disco no 4shared e lá estava o merchan.
Sou de Vitória e a cultura musical aqui se encontra em poucas pessoas, não sei como é aí em Curitiba.
Enfim, parabéns e sucesso!

Abraço,
Joaquim.

Anônimo disse...

PARABÉNS CARA!!!!! EXCELENTE MATERIAL!!!! to babando