segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tim Maia - Tim Maia 1970

Aproveitando a deixa da postagem anterior, e já que entramos no âmbito do Funk Brasileiro, é praticamente impossível abordar o tema sem falar de Tim Maia, talvez o maior difusor do gênero em "Terras Brasilis". E não só isso, deve-se a Tim Maia a excelente sacada de fundir ritmos 100% brasileiros como o Baião e o Samba ao suingadíssimo funk, mistura que mais tarde conheceríamos como Samba-Funk e Baião-Funk, (essa na verdade eu nunca ouvi, rsrsrs), esses elementos acompanhariam Tim em toda sua fase áurea, que pra mim vai de 1970 até 1976 (e é o que pretendo postar aqui), existem coisas boas depois disso, porém, já não me agradam tanto.

Meu contato com Tim, se é que me lembro exatamente, ao menos conscientemente, deu-se através de "Não Quero Dinheiro, Eu Só Quero Amar", chapei! E fiquei louco pra cantar isso pra alguém, pensei: "- Seria lindo cantar isso pra uma garota!", rsrsrs. Essa, entre tantas outras, acabou fazendo parte da minha vida. Ela não está nesse volume, mas estará no próximo post.

Esse é o álbum de estréia de Tim, antes tinha gravado apenas dois compactos e além disso participou da gravação de "These Are The Songs", no álbum de Elis Regina. Bom, história e curiosidades vocês encontrarão nos links que seguirão as postagens.

De bônus, como não poderia faltar, acrescentei justamente essa faixa com a Elis e mais outras 5. São elas: "Não Vou Ficar", na interpretação de Roberto Carlos, primeiro sucesso de Tim, o arranjo dá de 10 a zero na versão do próprio Tim, a gravação é de 1969, as outras 4 são dos dois primeiros compactos: "Sentimento" e "Meu País", de 1968 e "What You Want To Bet", que mais tarde ganharia versão em português com nome de "O Que Você Quer Apostar?", e "These Are The Songs" ambas lançadas em 1969.

Nos links de vídeo está o programa "Por Toda Minha Vida" exibido na rede globo, são 8 partes, é só ir seguindo ao lado. Uma dica boa é enquanto assistir a primeira parte deixar a segunda carregando e assim por diante, assim você consegue ver o programa todo sem interrupção.

Ah! Pra quem prefere ler, a biografia escrita por Nelson Motta é uma ótima sugestão, aliás, ela é o norte do programa citado acima.

"...These are songs , I want to sing and play..."




Para Baixar e Sair Sacundindo: Tim Maia - 1970 - Tim Maia


Para Saber Mais: Bio Tim


Para Ver Mais: Por Toda Minha Vida Tim Maia


Postado Por Marcel Cruz

3 comentários:

Anônimo disse...

este disco é impressionante! agora, tem um disco muito bom depois de 76: o tim maia - conhecido tb por tim maia 1978.
juliano tejada

Leandrus disse...

mandou bem cara! esse disco é muito bom... tô aproveitando a leitura da biografia do tião pra me aprofundar um pouco mais na discografia dele

abraços

Leandro disse...

Cara, gostei muito dos seus comentários, realmente não há palavras pra descrever essas obras-prima.
Só discordo de seu comentário referente à Marisa Monte, gosto muito de seu trabalho inclusive das versões das músicas do Tim, que adorava as versões que Marisa fez de suas músicas.
O problema de você fazer uma regravação de Tim, é que com tamanha fúria de sua voz e arranjos, o que voce fizer se torna pequeno diante do mestre.
Abraço, parabéns pelo site!!