domingo, 23 de março de 2008

Quarteto Novo - Quarteto Novo

Imaginem o time dos sonhos...

Agora imaginem esse mesmo time em campo... musical.

É... É assim que vejo esse grupo que foi formado em 1966 para acompanhar Geraldo Vandré (aquele da hoje enjoativa, sacal e enfadonha: "Caminhando e cantando e seguindo a canção..."). O grupo era formado por geste do mais alto nível musical e que começava a aparecer em cena como o albino genial Hermeto Pascoal, Théo de Barros, um dos compositores de Disparada, Airto Moreira que vinha do Sambalanço Trio e um violonista, que ainda daria muito o que falar, chamado Heraldo Do Monte. Como indagaria Zeca Baleiro: "- Que mai qui tu qué?".

Gravaram um único álbum em 1967 e um compacto no mesmo ano, ambos estão no arquivo aqui presente, fora isso existem algumas gravações em que participam como a de "Ponteio" com Edu Lobo e Marília Medalha a qual não quis acrescentar ao arquivo por possuí-la numa resolução baixa e com qualidade de audio ruim.

O que me levou até o QN foi a música que abre o álbum: " O Ovo", assinada por Hermeto Pascoal e Vandré. Essa faixa dilacerou meus ouvidos numa época que eu tinha acabado de conhecer e ouvir Jethro Tull. Lembro que pensei: "- Puxa vida será que o Ian Andersen andou ouvindo o Hermeto antes de gravar seu primeiro disco?" rsrsrs... Provável, porém impossível, se lavarmos em consideração a proximinade proximidade de um e de outro. O primeiro álbum do Jethro Tull é de 1968. A sacada era coisa que estava no ar e alguns pegaram simultâneamente.

As faixas que vieram na sequência não ficaram por baixo não, é uma melhor que a outra, bastou uma ouvidinha por alto para ficar vidrado no disco todo. Fiquem atentos para os solos que cada faixa contém, impossível eleger o melhor! Todos muito do fooooooooooooda!!!! O Lp disso é negociado a peso de ouro, peça raríssima e quem tem não larga. Sei que em vinil foram lançadas duas edições, essa aí de 1967 e outra em 1973 com outra capa. Bom chega de palavrório, vambora?



Para Baixar e Sair Sacundindo: Quarteto Novo - 1967 - Quarteto Novo


Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo disco! é uma pena não produzirem mas músicas deste nipe, como no passado.