quarta-feira, 19 de março de 2008

Elomar - ...Das Barrancas Do Rio Gavião

Bom, dos quatro integrantes do Cantoria, Elomar foi o que mais me impressionou de fato, é óbvio que fui atrás do que cada um fez. Todos muito bons, mas Elomar é o além de todos é o que achei mais fuderoso, rei e gênio absoluto, dono de uma linha composicional extremamente peculiar e eruditizada, não era pra menos se levar em conta à formação do indivíduo. Esse aí é o álbum de estréia dele, foi lançado em 1973, o disco é fechadinho com 12 canções que a meu ver foram escolhidas com muito esmero. O volume abre com a clássica "O Violeiro" que no refrão descreve a filosofia do violeiro assim: "Apois prá o cantadô e violeiro, Só há treis coisa neste mundo vão: Amô, furria, viola, nunca dinheiro, Viola, furria, amô, dinhero não." Genialíssima! Em seguida temos "O Pedido"(4º canto do Auto-Da-Catingueira obra prima do mestre), e entre tantas outras geniais, uma das que mais gosto, "Cavaleiro Do São Joaquim", que inevitavelmente vou ter que por a letra toda aqui:


Caminhando eu vou
Nesta estrada sem fim
Levando meu mocó
De saudade e esperanças
Que a vida ajuntou pra mim
E no peito uma dor sem fim

Lembro de uma canção
Que ela cantava pra mim
Um trem numa estação
Que partiu levando um bem
Derradeiro e só deixou
Outro bem e uma grande dor

Sonho que na derradeira curva no caminho
Existe um lugar sem dor, sem pedras, sem espinhos
Mas se de repente
Lá chegando não o encontrar
Seguirei em frente
Caminhando a procurar

Caminhante e tão só
Vejo a terra ruim
O sol tudo queimou
E os rebanhos estão caindo
Vêm mugindo atrás de mim

Cavandante eu sou Por este reino sem fim
Meu cavalo voou
Procurando o lugar
Que minha vó contava pra mim
Eu menino do São Joaquim
Cavaleiro do São Joaquim


Coisa lindíssima, o cara tem o feeling da coisa é mestre absoluto de fato, quando vocês aliarem isso com a melodia entenderão melhor o que digo. Esse é só o primeiro disco do indivíduo, no site ali embaixo vocês encontrarão informaçãoes mais detalhadas, discografia e tudo o mais, pra mim Elomar foi uma feliz descoberta, e agora tenho o prazer de apresenta-lo a quem ainda não o conhece, com vocês: Elomar!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Elomar - 1973 - ...Das Barrancas Do Rio Gavião


Para Saber Mais: Elomar HomePage


Postado Por Marcel Cruz

Nenhum comentário: