terça-feira, 11 de março de 2008

Quinteto Armorial - Do Romance Ao Galope Nordestino

Aproveitando a deixa que o post anterior me forneceu, falo de um grupo que não tenho clara a recordação de como veio até a mim, tenho dúvida se foi meu tio ou um amigo que me apresentou, mas enfim, isso não tem tanta importância apesar de estar extremamente grato a essa pessoa seja ela quem tenha sido. O fato é que ficou pra valer, a sensação que senti com a sonoridade que atingiu meus ouvidos naquele exato instante de descoberta foi indescritível, fui nocauteado, pancadaria sonora, isso que é rock'n'roll de verdade, esses caras são pra mim os verdadeiros, os de fato metaleiros da história rsrsrsrs, eu realmente não compreendo como as pessoas conseguem não gostar disso, pois é muuuuuuuuuuito bom, além de ser Brasil. Sem xiitismo ou xenofobismo, penso que todo brasileiro deveria conhecer esse som, conhecer essa música, esse é o tipo de coisa que escuto e me dá um orgulho danado de ser brasileiro. É lindo, quem tiver com tempo de uma olhadinha nos links que deixei logo abaixo e vejam o que foi o movimento Armorial ocorrido na década de 70, seu idealizador e guru, quem fez a coisa acontecer e a difundiu, garanto que vale a pena.

Esse álbum é o primeiro de uma série de quatro, todos realizados pelo Quinteto Armorial entre 1974 e 1980, ano que o grupo se desfez. A faixa “Repente” é especial demais, não vou ser injusto, o álbum todo é muito especial, mágico. Na seqüência postarei o segundo da série intitulado "Aralume" de 1976. Por hora é isso.

-Brasileiros e mundo, com vocês: O Brasil!!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Quinteto Armorial - 1974 - Do Romance Ao Galope Nordestino


Para Saber Mais: Movimento Armorial - Ariano Suassuna - Quinteto Armorial


Postado Por Marcel Cruz

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Amigo
A selecção musical do seu blog é uma obra-prima ao bom gosto! O quinteto Armorial, felizmente, já conhecia, falta-me apenas o "sete flechas". Mas fiquei encantado com a Orquestra Popular de Câmara e o album solo de Benjamin Taubkin. Delicioso o "Trombone do Brasil" de Roberto Marques, que guardarei pertinho do Brasil-Trombone de Raul de Barros (Marcus Pereira)...
Muito Obrigado por partilhar!
Um grande abraço de Lisboa, do outro lado do Atlântico!...
Tudo de Bom para você!

One Love
Marley

Kein Spam disse...

Hi,

I like what you're doing here, you have an eclectic taste and it seems that you spend quite some time and effort into it. Many thanks for all these gems!

I finally decided to give something back to the blogging community by opening my own blog, dedicated to the cti-label.

You can find it here:

http://slowburningfunk.blogspot.com

cheers

Anônimo disse...

Premium esse blog, hein!
Parabéns! Muito bom gosto.

Dudu disse...

Quinteto Armorial é muito bom, e "Do Romance ao Galope Nordestino" parece ser o melhor dos albuns. Eu procuro esse album há anos para comprar, mas ele está fora de lista e não encontro encalhado em nenhum lugar (bom para a música, mas péssimo para mim).

No mesmo estilo, mas puxando um pouco mais para o erudito, é o Quinteto da Paraíba. Esse grupo é bem mais recente e é bastante fácil encontrar os albuns deles.

E seguindo o Quinteto Armorial, o Antonio Nóbrega continua ativo e faz grande sucesso. Ele abandonou o instrumental erudito e seguiu para a música e dança populares do nordeste. Dele, eu recomendo o "Marco do Meio-Dia" e o "Lunário Perpétuo".

Marcos Eduardo Rinaldi da Silva F disse...

Muito bom seu trabalho e seu texto descontraído é bem legal.Os posts demais esse por exemplo, extremamente necessário em épocas de mídia tão pobre e podre rsrssr
Parabéns e continue o trabalho se puder...Quem gosta de MÚSICA agradece!!!