sábado, 15 de março de 2008

Elomar, Vital Farias, Geraldo Azevedo e Xangai - Cantoria

Esse disco caiu nas minhas mãos e ouvidos quando eu ainda tinha 8 anos. Eu tava na segunda série, na verdade um ano antes, um tio meu, o "Tio Paulinho" (é, eu também tenho um tio Paulinho rsrs), cantou pra mim "Sete cantigas para voar", música que mexeu profundamente comigo. Comentando com um outro tio a minha adoração por tal música esse mesmo me apresentou o disco (que quase foi o primeiro disco que tive na minha vida, foi por pouco), eu não tinha toca-discos, porém, um primo que tenho maior adoração e que era da mesma idade do Tio Paulinho, me iniciou na apreciação do álbum, foi o Lori que me ensinou a ouvir discos foi com os discos do Lori que eu preenchi as férias da minha infância, ouvindo-os por horas a fio sem cansar, tomando todo o cuidado do mundo pra não riscar aquele tesouro que eu tinha por alguns momentos só pra mim.

Foi também quando eu tava na segunda série, do colégio Eny Caldeira que o tal Cupido, que uma hora ou outra sempre aparece na vida da gente, me flechou, foi nessa época que conheci meu primeiro amorzinho: Monalissa, a menina do blusão branco da 2ºB. Lindíssima... Eu estou mencionando isso porque lembro que decorei uma das faixas do álbum pra ela, a faixa se chama: "Ai que saudade de Ocê" que o Fábio Jr. regravou cagando com a música rsrsrsrs, mas enfim, foi a primeira vez na vida que decorei uma música com a intenção de fazer uma serenata pra alguém rsrsrs, a letra é bem singela e começa assim: "Não se admire se um dia, um beija flor invadir, a porta da tua casa te der um beijo e partir. Fui eu que mandei o beijo que é pra matar meu desejo, faz tempo que não te vejo (eu via a garota todo dia rsrsrs) ai que saudade de ti."

Sim foi um período realmente bom e bom de se lembrar porque ele serviu como porta de acesso a uma infinidade de outras coisas, foi onde eu inconscientemente elegi meus três pilares e parâmetros musicais personificados no "Tio Paulinho", Tio Edson" e no "Lori". Essas pessoinhas aí que me ensinaram a ouvir, a gostar e de certa forma amar isso tudo, muito do que sou hoje , das escolhas que fiz, atitudes que tomei e rumo profissional que hoje sigo foi gerado nessa época através dos "ensinamentos" proferidos e executados por eles, imaginem o poder de influência que eles possuem e talvez nem saibam rsrsrs. Esse post eu dedico exclusivamente pra essa minha santíssima trindade, sem palavras pra agradecer, aliás, palavras seriam insuficientes.

Agora entrando um pouco no disco em si. Janeiro de 1984. Quatro violeiros se reúnem e criam esse show. Sucesso estrondoso devido à qualidade musical de todos. Lançam em 1984 o álbum Cantoria (Vermelho) e em 1985 lançam um segundo volume, Cantoria 2 (o Azul), fruto da turnê do primeiro, o que eu fiz foi um "mix" dos dois, uma versão "custom" dos Cantorias. Acrescentei no primeiro algumas faixas do segundo, por isso resolvi deixar isso implícito (ou explícito) na capa rsrsrs. Além das duas faixas acima citadas, outras que me deixaram extasiado foram: "Cantiga do Boi Encantado" de Elomar, "Estampas Eucalol" de Hélio Contreiras, "Kukukaia" de Cátia França, "Veja Margarida" de Vital Farias... Vou acabar citando todas rsrsrsrs. Bom, essas e todas as outras.

Algo me diz que quem ainda não conhece vai chapar, sendo assim, fuja enquanto é tempo, ou... Deixe acontecer...

"...voa voa azulão..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Elomar, Vital Farias, Geraldo Azevedo e Xangai - 1984#1985 - Cantoria


Para Saber Mais: Elomar HomePage - Vital Farias HomePage - Geraldo Azevedo HomePage - Xangai HomePage


Postado Por Marcel Cruz

3 comentários:

Fredy Kz disse...

Pô Marcel, conheci seu blog por um amigo meu e agora é meu novo vício, já fiz download de muita coisa que você postou, realmente você tem uma coleção incrível!!!
Valeu mesmo por me apresentar tanta coisa boa e resgatar coisas que nunca ia encontrar em lugar algum!!!
Da uma conhecida no som em que eu trabalho www.myspace.com/felixbravo
música brasileira em seu melhor estilo, acho que você vai curtir!

Abraço.

Fredy: coordenacao@felixbravo.com.br

Jorge Seger Hiroshi disse...

Olá...amo musica..meu fundou primeiro conjunto rock na jovem guarda em Joinville...seu blog é demais!email jorgeseger@hotmail.com abraços

Anônimo disse...

É, depois que "arreparei" bem a qualidade e a quantidade de postagens do teu blog, me impressionei. Ainda que não tenha "tanta" coisa postada, é de uma qualidade e denota um trabalhão de admirar.

Só alegria!

Só agradecimentos!