domingo, 9 de março de 2008

Antonio Pinto e Jaques Morelembaum - Central Do Brasil

Essa pega na alma, o tema principal do filme chega atingindo o coração sem pedir licença ou perguntando se pode, quando você se da conta já esta tocado e o tema te carrega sabe deus pra onde, olha que eu estou só na primeira faixa da trilha, o restante é tão tocante quanto o tema principal. Para concepção dessa trilha Antonio Pinto teve como parceiro outro monstro musical: Jaques Morelenbaum (ver link "Para Saber Mais"), outro figurinha que participa e que é recorrente nas trilhas de Antonio é o rabequeiro Siba, do extinto grupo "Mestre Ambrósio", a participação de Siba da um toque todo especial e peculiar na obra. A trilha tem como chão um tema de Capiba, "Toada e Desafio" que ganhou várias versões ao longo do filme, esse tema se tornou conhecido em 1974, pois foi gravado e difundido pelo então novato, e hoje importantíssimo grupo, "Quinteto Armorial". O legal dessa trilha é a recuperação desse tema e de um Brasil que a gente teima em não enxergar, mas que esta aí.

Outras participações especialíssimas da trilha são: Quinteto de cordas Da Paraiba, Luiz Brasil no Bandolim e de Marcos Suzano na Percussão.

De bônus eu acrescentei uma faixa que extrai do DVD de uma trilha que Antonio fez e que não foi lançada em disco. A trilha em questão faz parte do documentário de Sergio Machado sobre a vida de Mario Peixoto: "Onde a Terra Acaba", que aliás, foi o nome que dei pra faixa, já que não tenho a menor idéia de qual seja o nome original.

Antonio Pinto está entre meus compositores favoritos da atualidade, ele realmente sabe fazer a coisa e faz com muito esmero e bom gosto, adoravelmente viciante. Penso que quem ainda não o conhece de fato vai chapar a partir dessa trilha.

Bom... É isso, quando forem escutar esse disco, se for possível, o façam com exclusividade sem outra atividade junta, absorvam cada nota e deixem-se levar...


Para Baixar e Sair Sacundindo: Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum - 1998 - Central Do Brasil ou Aqui

Para Saber Mais: Bio Jaques Morelenbaum


Postado Por Marcel Cruz

4 comentários:

Anônimo disse...

Precioso... Lembra muito a sonoridade do Quinteto Armorial (que por sinal eu ainda ñ vi aqui no Sacundin :) mas completado pela sensibilidade e pelo violoncelo do Morelenbaum.
Valeu por mais essa preza!

Marcel Cruz disse...

Na verdade esse ta servindo de link pra mim, pois o "Quinteto Armorial" é o próximo.

Bjão se cuida até...

Marcel Cruz

OBS* Deixe o e-mail da próxima vez.

Anônimo disse...

Tinha esquecido dessa trilha, já ouvi algumas vezes hoje...

até fiz um post com indicação do seu blog.

Valeu brother
abraço

Anônimo disse...

Magnifca pelicula.... tan bonita como el camino de las nubes
gracias desde argentina