segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Donga - A Música De Donga

O ano é 1916, um sujeito se dirige até o local onde se faz os registros de canções e pede para registrarem um samba. Ação inédita até aquele momento.

O sujeito se chamava Ernesto Dos Santos mais conhecido como Donga e a composição em questão o SAMBA "Pelo Telefone", não foi o primeiro samba que existiu (há uma polêmica quanto ao ritmo, alguns dizem que "Pelo Telefone" é um maxixe) porém, foi o primeiro a ser registrado, formalmente, documentalmente o samba nosso de cada dia nascia ali. Existe uma outra polêmica quanto à autoria de fato, segundo relatos Donga bancou o esperto e registrou somente em seu nome e de um outro que dizem as más línguas não contribuiu com muito mais que o nome, polêmicas à parte Donga entrou pra história como pioneiro, o primeiro a gravar um samba, fato ocorrido no ano seguinte ao registro, 1917.

Partindo desse princípio esse álbum não poderia faltar aqui no Sacundin, álbum que foi lançado no mesmo ano que Donga nos deixaria fisicamente aos 84 anos de idade, o sambista nem chegou a ver o disco, pois o mesmo estava em fase de acabamento e acabou virando homenagem póstuma... A última faixa é um trecho de depoimento dado por Donga ao Museu da Imagem e do Som do Rio De Janeiro em Abril de 1969.

"...O chefe da polícia pelo telefone mandou avisar, que lá na carioca tem uma roleta para se jogar..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Donga - 1974 - A Música De Donga



Para Saber Mais: Bio 1 - Bio 2 - Bio 3 - Bio 4 - Mero Adereço


Postado Por Marcel Cruz

Nenhum comentário: