quarta-feira, 3 de março de 2010

Wim Mertens - Skopos

A primeira vez que a música do Belga Wim Mertens me chamou a atenção foi com a trilha sonora do filme brasileiro "Nós que aqui estamos por vós esperamos", do premiado diretor Marcelo Marzagão. Lembro que fui atrás e não encontrei a trilha especificamente mas achei outras coisas dele que não me chamaram a atenção, aliás, contribuiram para desencanar e não mais voltar a procurar por seus trabalhos.

A segunda vez que passei por ele foi logo no comecinho do blog (2007) pois suspeitei que um determinado disco do qual eu possuia apenas o áudio fosse dele, nova decepção com o que ouvi. Resumindo, desisti do figurinha. Semana passada, para minha surpresa, estava na casa de um amigo que trabalha com importações de discos e ele perguntou se eu conhecia Wim Mertens... rsrs.

Descrevi o que já foi dito e ele me alertou que no que diz respeito a discografia, Wim Mertens era mais ou menos como Frank Zappa. Hum?!? Como assim? Ambos precisam de guia para ser ouvido. Explicando melhor: Os caras produziram muitos álbuns dos quais nem todos são realmente bons, agora, se você garimpar vai se deparar com coisas geniais e que sem um pingo de dó vão te espancar te deixando fora de órbita.

Foi exatamente isso que aconteceu comigo ao ouvir "Skopos". Grudou de cara, já nos primeiros minutos eu estava boquiaberto e chapando horrores, rsrsrs. E com o importante detalhe de que não havia absolutamente nada de THC presente no recinto, rs.

A sonoridade do álbum, as combinações de timbres, formações pouco convencionais e composições pra lá de instigantes são alguns dos elementos que contribuem para "Skopos" ser um disco ímpar. Minhas preferidas são: "From Out Of Wich", "Swirling Backwards" e "And Growth Can Be Heard".

Uma coisa que ri pacas ao constatar foi que a melodia de "No Woman No Cry", de Bob Marley, encaixa certinho na faixa "What That One Does", dava até pra fazer um remix, rs.

Só para constar: A discografia de Wim Mertens tem cerca de 58 álbuns! O primeiro foi lançado em 1980, ou seja, praticamente 2 por ano... É coisa hein!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Wim Mertens - 2003 - Skopos - Multiupload


Para Saber Mais: Wim Mertens Homepage


Postado Por Marcel Cruz

4 comentários:

Heitor Humberto disse...

Belo blog! Parabéns pela seleção.

Marcel Cruz disse...

Quanta gentileza no seu comentário meu caro, rsrsrs.

Abração e valeu pelo coment!

Marcel cruz

Marcos Eduardo disse...

Rapaz, descobri esse blog hoje e fiquei muito curioso quanto a esse disco skopos e baixei...Coisa de outro mundo!!!
Ando em uma fase que o "mesmo de sempre" já não trem graça, e pelo que pude ver aqui em uma pequena olhada, estou certo de que encontrarei muita música boa nesse espaço!!!
Parabéns de verdade pelo esmerado trabalho no blog, e por ajudar a difundir música de qualidade para quem possa interessar.
Muito obrigado.

WV disse...

"Cacildis!!!", como diria o saudoso "Mussumzis"... Esse "Skopos" é merrrmo o mááááximooo, mermão!!! Discão clássicaço, malandragem... Podis crê, amizade... Frank Zappa! Salvador Dali é pouco, Senhoras e Senhores. Mertens é da linha desses "anjos inconformistas", como se afirmou, sobre F. Zappa, numa reportagem de 1993 na extinta revista Bizz... Conheci Mertens pelo filme "1,99 -- Um supermercado que vende palavras", de Marcelo Masagão. A propósito, a faixa "From Out Of Which", com seu solo de flauta (ou seria outro instrumento???) remete muito a "Peaches En Regalia", do Mestre Aprovado F. Zappa, outro p**a classico. Mermão, obrigado por postar o link pra baixar esse discão... É feito de diamante em estado sonoro, véio. Só...