quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Max Richter - The Blue Notebook

Dois anos depois de sua estréia Max Richter aparece com outra obra genial: "The Blue Notebook".

O álbum possui uma atmosfera bem peculiar e que muitas vezes beira o depressivo, mas a meu ver não chega a atingi-lo, talvez se eu compreendesse bem o idioma inglês até pudesse achar, pois segundo o que consta na ficha técnica do álbum, os textos, interpretados pela atriz britânica Tilda Swinton, presentes em algumas faixas são traduções de Franz Kafka e de um escritor polonês chamado Czseslaw Milosz. O adjetivo "melancólico" talvez se encaixe bem para uma possível descrição do material, mas ainda assim é vago, pois se é que pode se chamar "melancólico", é de uma melancolia ultra elegante e refinada.

No que diz respeito ao instrumental acho o álbum tão impactante quanto o primeiro, mesmo Max não fazendo uso de orquestra. O que fica evidente é que em "The Blue Notebook", ele optou por dar um caráter mais intimista. Coisa que consegue fazer com muita propriedade.

Onze faixas no total e uma melhor que a outra, em "Shadow Journal" (faixa 4), por exemplo, por pouco que não sai um maracatú, a célula rítmica que Max utiliza nos graves em determinadas partes da composição me lembram bastante o ritmo pernambucano. E isso é só um dos detalhes, tem muito mais!

Espero que gostem tanto quanto eu. Por hora é isso. Fui!...




Para Baixar e Sair Sacundindo: Max Richter - 2004 - The Blue Notebook - Multiupload


Para Assistir e Sacundir: Shadow Journal


Postado Por Marcel Cruz

Nenhum comentário: