quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Roberto Carlos - Jovem Funk

Eu passei a minha infância toda ouvindo aquelas coisas mais bregas do mundo contidas no repertório oitentista de Roberto Carlos e confesso minha ojeriza em relação a obra do Rei. Tenho algumas lembranças afetivas como a canção do caminhoneiro em que parte da letra diz "...vou andando na banguela...", lembro que quando criança me rachava de rir nessa parte e também porque eu tinha um tio caminhoneiro que adorava e queria ser igual a ele quando crescesse.

Fora isso o rei só me causava náusea e, sinceramente, não achava nenhum pouco legal ficar ouvindo suas músicas tipo "...mulher de 40, eu quero ser, o seu namorado...", ou ainda "... coisa bonita, coisa gostosa, quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?...", isso ninguém merece.

Bom, partindo desse princípio passei minha adolescência toda dizendo que não gostava de Roberto Carlos, que a música dele era uma porcaria e tal, todo aquele palavrório de quem não conhece direito. Isso aconteceu até o momento em que ouvi o rei cantando "Todos estão surdos".

Porrada e surpresa ao mesmo tempo. Como assim? Isso é Roberto Carlos? Você tem certeza? Não, não deve ser não. Ainda sem crer levei outra porrada, agora um pouco mais violenta com a faixa: "Não há dinheiro que pague" e como se já não bastasse... O que? Roberto Carlos cantando TIM MAIA??? Pensei comigo : "Tem ouro escondido nessa mata, vou ter que desbravar, já não posso dizer que não gosto porque isso é muuuito foda, muito bom, cadê o resto? Será que tem mais?

Essas foram minhas questões. Consultando a discografia do Rei consegui peneirar e criar um álbum com 11 faixas impecáveis, em que o Rei não é "Iê-Iê-Iê" e tampouco Jovem-Guarda, o Rei é Funk, é Rock'n'Roll de verdade, o Rei é até Tropicalista! Inacreditável!

É uma fase de coisas boas diluídas entre o período que inicia-se em 1967 e vai até 1973. O time de arranjadores desses álbuns é de primeiríssima grandeza, só pra se ter uma idéia, Chiquinho de Moraes é um dos nomes presentes.

Prestem atenção na versão original de "Jesus Cristo" (1970), a linha do baixo, o coro, o pianão e toda a concepção faz a composição crescer de um jeito que você até esquece que é gospel e cai no suingue, funkeando com "Jesuis", rsrsrs.

Outra que dou um destaque é a irreverente e, a meu ver, tropicalista, "Vista a Roupa Meu Bem", simplesmente fenomenal, um sarro. Estou destacando essas, mas as demais são de tirar o sono também, "Não Vou Ficar" e "Nada Vai Me Convencer", ou ainda, "Se Eu Pudesse Voltar No Tempo" e "Não Adianta Nada", enfim, todas que estão aí. Esse é o supra sumo do rei.

Junto com elas acrescentei 4 que Roberto não gravou mas que assina a autoria, e outras 3 que as versões são realmente geniais, são elas: "Meu Nome é Gal", "Vou Recomeçar" e "Eu Sou Terrível", todas na voz da excelente Gal Costa, que iniciava sua carreira. "Se Você Pensa", "Nas Curvas Da Estrada De Santos" e "Mundo Deserto", na voz de Elis Regina, e pra fechar o volume um “Funk –Afoxé”, com um puuuuta arranjo que, se não me engano, é de João Donato (preciso confirmar esse dado), chamado "Mané João", na voz de Wanderléia.

Depois de ter entrado em contato com esse repertório não posso mais dizer que não gosto do Rei, digo que não gosto de tudo, mas essa fase foi indiscutivelmente foooooda! Só posso dizer que ela me deixa atordoado.

Ah! A capa foi a gente que fez (Marcel + Magda = M&M Design Gráfico), modéstia a parte, ficou boas pacas, rsrsrs.

Divirtam-se! Fui!




Para Baixar e Sair Sacundindo: Roberto Carlos - 2008 - Jovem Funk (Compilation By Marcel Cruz)


Para Saber Mais: Roberto Carlos HomePage


Postado Por Marcel Cruz

19 comentários:

Geraldo A.K.A Junior Furlan disse...

Opa, iae colega, tudo bem?

Conheci seu blog atraves da Dafne do Gafieiras, vi uma entrevista com você lá...

Logo mais sobe uma comigo.

Podemos Trocar Link's?

Fico por aqui, abs

Anônimo disse...

Pô Marcel, de fato estava faltando Roberto Carlos, algo que deve ser ouvido com muita atenção, e sobretudo, com o coração devassado por um amor mal-sucedido. Enfim, vou baixar agora a seleção, ciente de que certamente deve ter acertado. Nessa linhagem de poetas malditos, à guisa de sugestão, seria bom se colocasse um Nelson Gonçalves. Um abração e parabéns mais uma vez.

Ivan.

Fhenso Funk Music disse...

Marcel...

Essa compilação é show de bola, sempre curti essa fase obscura do "Rei"..

Só para constar, essa Mane João foi gravado pelo Franco Xavier e depois pela Vanderleia e atualmente pelo Jorge Aragão...

Fica ae o registro..

www.originalfunkmusic.com

Jorge 11 98242 0596 disse...

Fala Marcel, blz ?
Cara, eu também cresci com um certo preconceito com relação ao Roberto e ele, com uma discografia tão rica, com certeza contribuiu bastante pra isso porque em todo show canta sempre as mesmas músicas que ninguém aguenta mais. E foi assim até eu pegar os LPs do cara dos anos 60 e 70 pra escutar. É - de longe - a melhor e mais criativa fase da carreira dele. Hoje sou fã do cara. E quando eu era criança e alguém me dizia que um dia eu ia gostar das músicas do Roberto eu dava risada... Vivendo e aprendendo ! Grande abraço.

juliano tejada disse...

marcel, passei pelo mesmo que vcs: minha mãe passou a minha infância ouvindo coisas de rc que quase me deixavam louco. mas há um tempo penso diferente. e se tu ouvir alguns discos como "o inimitável" vais começar a upar discos inteiros, e não compilações. valeu.

Anônimo disse...

Olá Marcel meu nome é Roger e trabalho como Dj aqui em Salvador.Quero lhe agradecer pela grande fonte de inspiração.Toda sexta faço uma pista de dança em um lugar chamado A Borracharia que de dia exerce de fato o ofício e a noite é uma pista de dança super disputada por 200 pessoas.Valeu!!
Ps Não conseguir abrir o arquivo do Robertão.Como faço?

Marcel Cruz disse...

Oi Roger! Que massa eu que agradeço pela gratidão rsrsrs.

Quanto ao arquivo tenta de novo porque ta tudo normal, baixe de novo por outro link, vê aí qualquer coisa da um toque.

Abração se cuida até...

Marcel Cruz

Obs* Se puder deixe seu email aí.

CIEL MELODIQUE disse...

Ow...o Robertão é muito FOdão....rs..
Sabia desse dele lado, mas não tinha ouvido...muito massa o cd!
Brigadão por me propiciar esse som!
Abraço

Anônimo disse...

Simplesmente perfeito o Post do Roberto, da capa ao conteudo ...Parabens

Anônimo disse...

Eu sou fã do Rei e cheguei aqui por acaso.

Parabéns por ter tido a coragem de rever seus conceitos, e ter aberto espaço para a galera fazer o mesmo.

Se me permitir, vou transcrever partes do seu texto para o nosso blog.

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

A música "Mané João" também foi gravada pelo Erasmo Carlos.
No disco "Erasmo Convida", de 1980, Gilberto Gil divide os vocais com ele.

Parabéns pelo grande blog, muito obrigado pelas maravilhas compartilhadas!

Marcos Patrício disse...

Acabei de conhecer o blog. Parabens.
Qanto ao RCarlos, dei mais sorte, e desde pequeno já curtia todas as do Rei. Concordo que a partir de meados de 80, seus discos não se comparam aos anteriores. Roberto, com Erasmo ou não tem ainda muitas outras composições gravadas por outros artistas e não por eles, desde românticas, rock, com a mesma qualidade que os consgraram.

Não baixei ainda, mas espero que tenha incluido Não Adianta Nada, suing de primeira, funk de qualidade, arranjo demais..

Anônimo disse...

Ola muito bom o nivel de cultura desse blog, parabens, Ps Não conseguir abrir o arquivo do Robertão.Como faço?

Abraço
Daltro

Lucas Vieira disse...

me rachei de rir aqui. foi justamente essa minha trajetória com R. Carlos. Somado ao fato de ser acordado todos os dias em uma viagem com a tal música do caminhoneiro.

E "todos estão surdos" foi um dos "passos" pra desmitificar que há vida além de especiais globais...

Anônimo disse...

Legal!

Perrata 2000 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KidCamaleon disse...

Parabens irmãoo!
tinha baixado essa coletanea a um tempo atras.
formatei meu pc e perdi meus arquivos
quando chega agora pela manha
lembrei desse som.
nunca curti RobertoCarlos mas essa coleção he doidera d+!
utilidade publica essa compilação ae.
nao deixe se perder naoo..
mais uma vez parabenss
ehehe

Anônimo disse...

Cara! Obrigado. Mandou muito bem. Agora eu posso curtir um término de namoro mais divertido. xD

Fabrício Perozzi disse...

Cara, eu posso dizer a mesma coisa: não conhecia direito, mas sempre disse que não gostava de Roberto Carlos, até que ouvi a música "Todos Estão Surdos" e algumas composições dele em parceria com o Erasmo (aliás você poderia disponibilizar o álbum "Sonhos e Memórias" deste, é muito bom também). Essa coletânea ficou excelente! Valeu!