sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Max Richter - Memoryhouse

Sublime, introspectiva e arrebatadora, esses são os adjetivos que passam pela minha cabeça ao ouvir a música do britânico Max Richter.

Max Richter teve sua estréia como solista no mundo fonográfico em 2002 com "Memoryhouse", álbum que traz consigo um emaranhado de referências que passeiam tanto pela música erudita contemporânea como pelos beats da música eletrônica, mas sem ser dançante, ou melhor, é dançante sim, mas o que dança aqui é alma de quem a ouve.

Richter tem a genialidade de criar melodias e harmonias inebriantes que te transportam para outros mundos, é tanto esmero contido nas composições que muitas vezes parecem surreais. Tudo aqui tem extremo bom gosto e medida exata, uma verdadeira alquimia de sons.

Os diálogos entre cordas e piano como em "Embers", ou entre cordas e metais/madeiras como em "Last Days", nos mostram o poder composicional e de orquestração que Max possui. Além disso, Max transita livremente pelo mundo das programações eletrônicas incorporando esse elemento de forma magistral em sua música. As participações contidas não poderiam ficar por baixo, são de primeira grandeza pois além da Orquestra Filarmonica da BBC, que permeia praticamente todo o álbum, temos ainda o violinista Alex Balanescu e a soprano Sarah Leonard, que impressiona na tocante "Sarajevo".

Não cabe aqui julgar esta é melhor que aquela, pois é justamente essa a genialidade de Max, conseguir criar uma unidade consistente que envolve todas as faixas.

É isso aí!!! Vamo que vamo...



Para Baixar e Sair Sacundindo: Max Richter - 2002 - Memoryhouse - Multiupload






Para Assistir e Sacundir: Last Days - Fragment - Embers - Performance 1 - Performance 2 - Entrevista...


Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

elusive disse...

great one
thank you!

Anônimo disse...

Alô, Marcel,

Passando pra deixar um abraço.

Estamos firmes ae, com o Sacundin!

Adicionei o Blog como amiguinho do Bond Come Come.
Abs

Haluysio - Mc Halu
haluysio@gmail.com
21-9843-3229
Vem com o Bond CoMe cOMe, vem...
www.bondcomecome.blogspot.com