quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cybophonia - Cybophonia

Mais um nome escondido atrás de um excelente projeto! A bola da vez é o italiano Eros Minichiello responsável pelo efêmero, porém marcante, "Cybophonia". O álbum homônimo foi lançado em 2000 pelo selo Irma Records.

Esse ano o álbum completa 10 anos de existência e pouco se sabe a seu respeito, pelas minhas pesquisas só consegui informações bastante rasas. Então como uma espécie de comemoração a tão importante data vamos recuperar esse tesouro esquecido da música eletrônica.

O álbum é composto por 14 faixas, das quais três são interlúdios, espécie de vinhetas de passagem entre uma faixa e outra, fato que não significa desmerecimento, pois estão totalmente dentro do contexto do álbum. O volume inicia com a etérea "E.V.A. 77bpm", para cair magistralmente na "G-Five", espécie de homenagem ao clássico "Take Five" de Paul Desmond, nela, além da citação no nome, Eros usa a mesma linha de bateria que Joe Morrello imortalizou no álbum 'Time Out' de Dave Brubeck, já postado aqui.

O que temos em seguida é "Vostok Jazz", um dos principais hits, se não for 'Ô' hit, de Eros e, cronológicamente falando, sua primeira composição lançada (1999). Composição muito bem elaborada, timbres, linhas melódicas, percussões e parte rítmica de extrema finesse.

A quinta faixa do álbum é "Cut & Paste", uma de minhas preferidas. Engraçado porque ela tem como motivo principal um fraseado que tinha tudo pra dar errado e rolou o oposto, talvez seja justamente isso que me atraia nela. "Lazy Sunday Afternoon", acho meio breguinha mas a partir dos 2 minutos e 24 segundos ela fica boa e nos últimos 15 segundos excelente. Mais um interlúdio etéreo e temos a intrigante "Je Parl Pà Fransé", seguida de outro hit 'Cybophoniano': "Azona Pop", linha de bateria bem consistente que dialoga com tablas indianas, ótima a concepção!

"Air Dope" traz consigo uma enorme bagagem funk, guitarra com wha-wha na maior elegância, sintetizadores, meia lua e batera muito bem marcada! Em alguns efêmeros momentos daria pra dizer que Eros usou como base um dos dois volumes do Tim Maia Racional. Estamos chegando ao fim do álbum e Eros novamente tirando o fôlego com suas linhas e timbres. Um remix de "Vostok Jazz" seguida de "21:18", as influências desse cara são descaradamente Jazz!rsrs Muito foooooda! Muito bom!!!

A faixa que conclui o disco é "Tribute". Bom, tributo a muitas coisas, a que na minha opinião é a mais evidente é Miles Davis, mas, como o balaio é grande, achem vocês as outras, rsrsrs.

Chega de texto né? rsrs.

Ah! Com relação a outras produções de Eros encontrei apenas mais um EP com composições inéditas (SLIDE, deixei um link com o player onde é possível escutá-las), não estou levando em conta aqui os Remixes.

É isso aí! Boa viagem!!!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Cybophonia - 2000 - Cybophonia - Multiupload


Para Saber Mais: Player - MySpace Cybophonia - HomePage - Discografia


Para Assistir e Sacundir: Vostok Jazz


Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

Pê. disse...

Cybophonia, um misto de minimal com trip-hop completamente orgasmático. Foda pacaralho!
Valeu a dica!