quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sociedade da Grã-Ordem Kavernista - Apresenta Sessão das 10

Já que mencionei esse álbum na postagem anterior não posso deixá-lo de fora dessa. A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista foi uma reunião de candidatos a malditos que resultou num disco pra lá de tropicalista. Os Beatles, Frank Zappa e a Tropicália fundiram a cuca desse quarteto formado por Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada.

A empreitada/projeto foi encabeçada por Raulzito, que na época era o produtor da CBS. É um dos álbuns mais geniais da discografia de Raul, como sabemos, o único que manteve carreira de sucesso contínuo. Apesar dos créditos serem voltados para Raulzito o trabalho foi concebido em conjunto, com participação ativa de todos. Quase todas as composições são assinadas por Raul e Sérgio Sampaio, das 12 faixas apenas uma não leva a assinatura deles, "Soul Tabaroá" é da dupla Antonio Carlos e Jocafi.

O resultado não agradou muito a gravadora, que ignorou o álbum e nem sequer trabalhou a divulgação, ou seja, um álbum lançado por uma grande gravadora com tratamento de gravadora independente, o disco ficou jogado as traças vendeu pouquíssimo e hoje em dia a 1ª edição é coisa raríssima. Sei que existe uma 2ª edição em vinil mas que não manteve a contra capa original. Em 1995 foi reeditado em CD pela Rock Company e parece-me que em 2000 saiu pela Sony, mas mesmo assim em nenhuma dessas edições é fácil encontrar.

As canções são excelentes, e maioria delas são precedidas por vinhetas que dão todo um ar de irreverência para o disco. Tem roquenrol, baião, seresta, choro, samba de roda, sambão, soul, funk, iê iê iê e encontramos até uma onda meio caribenha em uma delas.

Álbum inegavelmente tropicalista, musicalmente tem todos os elementos, quanto a galera que fez a parada acontecer... infelizmente a ficha técnica se resume ao nome do quarteto e dos produtores, não sabemos quem são os músicos acompanhantes ou de quem são os arranjos. Aliás, essa é uma crítica que faço em relação aos lançamentos da CBS dessa época e de outras mais, total desdém com as fichas técnicas de seus lançamentos. Mas enfim, esse disco é foooooooooooda!!! Meu destaque vai para as incríveis "Eu Vou Botar Pra Ferver", "Quero Ir" e "Dr.Paxeco". Fui!


"...Formado, reformado, engomado um sorriso fabricado pela escola da ilusão..."




Para Baixar e Sair Sacundindo: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista - 1971 - Sessão das 10


Para Saber Mais: Entrevista com Edy Star (box da página 4 fala sobre a "Sociedade" e seus integrantes)


Para Assistir e Sacundir: Êta Vida - Eu Vou Botar Pra Ferver - Dr. Paxeco - Quero Ir


Postado Por Marcel Cruz

6 comentários:

Saulo Carvalho disse...

valeu mesmo!! sonzera!!!!!!!

Saulo Carvalho disse...

VALEU MESMO!!!
Abraço!!!

larissa kubo disse...

Muito bom o blog!
Parabéns

Anônimo disse...

que coisa mais bonitinha essa foto!! rsrsrs
abraço

Boogie Boy disse...

Hehehehe
Post lindo, blog muito bom, me anima a fazer um tb.

EU SRERI ESCROTO AGORA...

TENHO UM DISCO DA 1ª edição Grã-Ordem Kavernista.
Realmente é raro.

Hehehehe...

Marcel Cruz disse...

kkkkkkk Boogie Boy ri demais com seu comentário, o pior é que pôde ser escroto rsrsrs

Abração!