quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sérgio Sampaio - Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua

Na época que trabalhei em Rádio esse álbum caiu em minhas mãos e não dei muita importância, na verdade nem sequer me dei ao trabalho de ouví-lo na íntegra. Lembro que a gente programava três faixas dele para tocar das quais uma delas não me agradava muito, por isso não me empolguei em desbravá-lo, até porque essa capa me assustava um pouco, rsrsrs, parodiando Paulo Francis foi o tal do "...Não ouvi, não gostei!...". Que belo panaca eu, depois de muito tempo parei para ouvi-lo e que surpresa... Gostei demais do álbum!

Sim, o álbum tem uma veia brega, isso é inegável, achei bacana. Posso estar viajando, mas tem uma canção dele ("Eu Sou Aquele Que Disse") que me reporta ao "Perfect Day" de Lou Reed, faixa do genial "Transformer", quem conhece talvez faça a mesma relação, ou não, rsrs.

Reza a lenda que o álbum foi produzido por Raul Seixas, não posso afirmar pois não tenho a ficha técnica em mãos, mas de qualquer forma eles tinham laços de amizade bastante estreitos, tanto que a estréia de Sérgio em disco se dá no excelente "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10", álbum maldito inclusive pela própria gravadora, rsrsrs. Outra curiosidade que andei descobrindo é que ambos os discos, o do Sérgio e o da Grã-Ordem, tiveram pouquíssimas cópias vendidas, o de Sérgio não chegou a 5 mil cópias e foi considerado como fracasso comercial. Em compensação a crítica foi bastante calorosa, tanto que em outubro de 1973 Sérgio foi agraciado com o troféu imprensa da Tv Globo na categoria de "Artista Revelação".

O disco aqui focado é composto originalmente por 12 faixas, as quais acrescentei 6 bônus, todas de compactos lançados em 71 / 72 e 74 respectivamente. Ouvindo e re-ouvindo eu, sinceramente, tô gostando bastante desse álbum, tô até estranhando, rsrs. Eu ia destacar algumas, mas é mais fácil falar das que não gostei e como são só umas 4 vou deixar quieto.

Com relação aos compactos que acrescentei, num deles temos a versão original (1971) de "Côco Verde", arranjada por Ian Guest e que foi gravada por Dóris Monteiro em 1972 no álbum postado aqui, e uma outra canção bem curiosa feita em homenagem a Roberto Carlos chamada "Meu Pobre Blues", excelentes!!! É isso aí...

"...Eu me ligo é numa rede e num pé de côco verde, eu me amarro é na Tereza minha amiga irmã..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Sérgio Sampaio - 1973 - Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua


Para Saber Mais: Site Tributo - Biografia


Para Assistir e Sacundir: Sergio Sampaio Phono 73 Eu quero é bora meu bloco na rua - Cala a Boca Zebedeu - Entrevista com Sergio Sampaio (siga as partes) - Documentário (siga es partes)


Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente postagem!
Esse disco é fantástico!
Valeu!!!!