sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Os Mutantes - Mutantes

É impossível abranger ou comentar qualquer coisa que seja a respeito deste álbum e não falar do 4º Mutante. Não, eu não estou me referindo ao baixista Arnolpho Lima, nem tampouco ao baterista Ronaldo Leme, mas sim ao sujeito "oculto" e de suma importância na estética sonora "mutântica" chamado Cláudio César Dias Baptista: "o construtor".

Conhecido pela sigla CCDB, Claudio e seus inúmeros projetos foram elementos chave para a construção dessa identidade sonora impar que teve Os Mutantes. Ele foi o responsável pelas engenhocas que o trio incluia em seus álbuns e apresentações, talvez a mais famosa seja a venerada "Guitarra De Ouro", empunhada por Sergio Dias ao longo da existência da banda, e, se não me engano, usada por Serginho até hoje. Fora isso, Cláudio construiu mesas de som, amplificadores, ele construiu o theremin usado pelos Mutantes na música "2001" , além de uma infinidades de efeitos do tipo usado em "Dia 36", faixa que junto com "2001" integram este álbum. Se eu fosse pontuar cada contribuição feita por CCDB para o grupo eu teria que escrever um livro! rsrsrs. Por isso fico por aqui.

Cláudio abandonou sua carreira de construtor e engenheiro migrando para uma carreira de escritor. Escreveu uma obra chamada "Géa" que é composta por 13 volumes e mais um dicionário, comercializada digitalmente. Nos link abaixo vocês encontrarão mais iformações a respeito. Além da obra "Gea", sabe-se da existência de uma biografia dos Mutantes escrita em inglês, chamada "We, Mutantes", que não foi, e pelo jeito nem será publicada. Mas agora chega de falar de CCDB e vamos ao disco.

O álbum foi lançado em Fevereiro de 1969. Três das faixas contidas no volume já eram bem conhecidas do público por intermédio dos festivais. A excelente "Dom Quixote", que abre o álbum , foi eliminada na 3ª fase do IV Festival De Musica Popular Brasileira e "2001", parceria de Rita Lee e Tom Zé , conquistou o 4º lugar no mesmo festival. A terceira que também concorreu festival foi "Caminhante Noturno", faixa que fecha o álbum e uma das obras-primas da música brasileira. Nela, Os Mutantes, se mostram realmente monstruosos, é tudo muito genial, Duprat acertou a mão no arranjo de uma maneira tão fabulosa que chega arrepiar, mas infelizmente o público não entendeu, foi demais pra eles, tanto que no finalzinho da gravação que foi lançada no álbum do festival ouve-se o público gritanto "Bicha! Bicha! Bicha!", rsrsrs, reflexo de alguma ação feita no palco. Na verdade eles se apresentaram para defender essa composição um pouco depois do episódio de "É Proibido Proibir", ou seja, o público não estava lá muito amigável, mas ainda assim a canção ficou em 6º lugar no III Festival Internacional Da Canção.

Fora isso temos ainda mais 8 porradas! "Não Vá Se Perder Por Aí", irreverência de cabo a rabo, "Dia 36", surrealismo sonoro, "Algo Mais", que foi trilha da campanha publicitária da Shell no mesmo ano, "Fuga Nº2", segundo o que li é uma espécie de continuação de uma música dos Beatles, só esqueci o nome da música, rsrsrs, "Banho De Lua", hit de Celly Campelo, "Rita Lee", um ragtime que narra anseios e desejos de Rita, "Mágica", que acaba com o riff de "I Can Get No (Satisfaction)" deixando claro o que mais os influênciava. E a oitava e última porrada é outra parceria entre Mutantes e Tom Zé, "Qualquer Bobagem", GE - NI - AL!

Como bônus acrescentei ao arquivo dois clipes, queria colocar mais, mas não cabiam. O primeiro é a série de comerciais que eles fizeram pra SHELL, são 5 se não me engano, e o segundo é o "clip" de "Fuga Nº2", que foi ao ar em 1970 na Tv Cultura.

É isso aí! Boa Diversão!!!


"...Cuidado meu amigo, Não vá se estrepar, Não queira dar o passo mais largo, Que as pernas podem dar..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Os Mutantes - 1969 - Mutantes


Para Saber Mais: CCDB / Géa - Bio


Para Assistir e Sair Sacundindo: 2001 - Festival


Postado Por Marcel Cruz

Um comentário:

Elder Henrique disse...

Bela resenha. Esse é o meu favorito dos Mutantes.

A musica dos Beatles a qual "Fuga nºII" faz continuação é "She is Living Home", do Sgt Peper's de 67.
Essa musica teria sido inspirada em uma fã real deles, que fugiu de casa por amor a banda, ai a "Fuga NºII" seria essa fuga contada do ponto de vista da garota.

As duas musicas tem um ar soturno bem parecido.