sábado, 31 de janeiro de 2009

O Bando - O Bando

O outro grupo a que me referia na postagem anterior é "O Bando". Lamentavelmente eles gravaram apenas este álbum que foi lançado no final de 1969 pela Polydor. Apesar da execelência musical, "O Bando" caiu totalmente na obscuridade. Acabaram passando batido no IV Festival Intenacional da Canção (FIC) onde defenderam o tema "Longe Do Tempo", de Danilo Caymmi e João Carlos Pádua, faixa que fecha o álbum e que contou com o arranjo de , ele de novo, Rogério Duprat.

Duprat também assina outro arranjo, o do tema de abertura do álbum: "...E Assim Falava Mefistófeles", composição instrumental com uma veia de rock progressivo/psicodélico ultra-visceral e de muito bom gosto, a autoria é creditada ao grupo. Outro arranjador que dá as caras por aqui é Damiano Cozzela, que veste três dos temas presentes no álbum, são eles: "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo De Barros, que ficou geniaaaaaal! Cozzela caprichou nessa, só a introdução que criou já vale o disco todo, "Alegria, Alegria" é outra que ganha nova dimensão, eu acho genial ver o mesmo cara arranjar um tema duas vezes e de forma totalmente distinta, ele foi o responsável pela versão de Caetano e ambos os arranjos são excelentes, embora o arranjo feito pr'O Bando seja mais contido, não deixa nenhum pouco a desejar, aliás, isso faz a canção crescer ainda mais.

O último tema que Cozzela vestiu é a composição "Quem Sabe", música de Carlos Gomes com poema de Bittencourt Sampaio composta em 1859, que ganhou um arranjo moderníssimo, tanto vocal quanto instrumental, com um "quê" de retrô. As outras 6 faixas receberam arranjo do próprio grupo, e, meus queridos, eles realmente sabiam o que estavam fazendo, nota-se claramente ecos de Beatles, Stones e dos Beach Boys.

A primeira que aparece com arranjo deles é "Fossa Boboca", segunda faixa do Lado A, composição de Sergio Szelwar e Carlos Lee, o início é meio gratuito, uma batera fazendo um crescendo de notas meio sem função, não acho que tenha funcionado bem, mas o restante acho muito bom, principalmente a parte vocal que entra no finalzinho, na sequência temos, de Jorge Ben e Toquinho, "Que Maravilha", diferente d'Os Brazões, nessa eles simplesmente arrasam, a introdução da música já é fuderosa e a parte vocal recebeu um tratamento especialíssimo que em alguns momentos me faz lembrar de "Pet Sounds", álbum dos Beach Boys lançado em 1966.

As 4 seguintes são todas de autoria ou de Hermes de Aquino (considerado o representante gaúcho do tropicalismo) ou de Laís Marques (sua prima) ou de ambos. "Vou Buscar Você", de Hermes e Laís, é uma espécie de bugiu (rítmo gaúcho) camuflado e misturado com rock'n'roll, psicodelia e com um final totalmente Beatles. "Sala de Espera", de Aquino e Laís, é fenomenal, a melodia nos leva a várias "ambiências", a parte vocal novamente muito bem arranjada, é talvez a que mais gosto (na verdade é difícil eleger a que mais gosto, rsrsrs). Li em vários lugares na rede a menção de que esta música foi participante do IV FIC e que foi defendida pela própria Laís Marques, porém, a única composição que aparece sendo interpretada por Laís e Hermes no IV FIC é "Flash", sendo assim não sei o que dizer com relação a este fato, mas uma coisa é certa, a música é excelente! rsrs.

Mais duas e concluímos o álbum, "Pela Rua Da Praia", de Laís, tem uma intro e um refrão chato pra caraaaaaaalho!!! Já na parte B e C a melodia guarda algumas surpresas que o arranjo ajuda a valorizar, mas volta logo pro terrível refrão. A que restou foi "Esmagando Sua Sorte", de Hermes, esta tem a mesma vibe de "Vou Buscar Você", só que aqui o rítmo gaúcho é mais evidente e fácil de identificar, é um "bugiu'n'roll" com direito a riff de viola no final, rsrs. Acho que é isso! Espero que gostem!


"...Pela rua da praia vou passear, pela rua da praia vou passear..." AAAAAAAAAArghh!!!rsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: O Bando - 1969 - O Bando


Para Saber Mais: Bio "O Bando"


Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

Daniela de Carvalho disse...

Olá Marcel, queria parabenizá-lo pelo excelente blog, e pelas mais excelentes ainda escolhas nas postagens. Muito obrigada por acrescentar mais cultura em minha vida! hehehe...
Queria poder retribuir dando a sugestão de uma banda que gosto muito e que disponibiliza suas músicas na web tb, o estilo é bossa contemporâne e espero que vc e seus leitores gostem, www.felixbravo.com.br ou www.myspace.com/felixbravo

Perrata 2000 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.