quarta-feira, 19 de junho de 2013

Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz - Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz

     
     Desde que ouvi falar da Orkestra Rumpilezz pela primeira vez e soube do que se tratava meu olho brilhou, a concepção vai de encontro com vertentes musicais que me fazem muito a cabeça, semana passada (08de Junho2013) tive a oportunidade de ve-los ao vivo a uma distância que tinha no máximo 5 metros! Confesso que foi de emocionar, composições executadas com a precisão de um atirador de elite, músicos extremamente entrosados e sob o comando de um maestro carismático e genial: Letieres Leites, o grande responsável pela empreitada. 
     A Orkestra Rumpilezz foi criada em 2006 e sua estréia em disco se deu em 2009 com este albúm aí e, como não poderia ser diferente, a qualidade musical do disco fez com que eles acabassem papando vários prêmios no ano seguinte. O álbum traz ao todo 9 composições todas assinadas por Letieres, tanto autoria quanto arranjos, e um total de 10 faixas pois uma das faixas se repetem e funcionam como vinhetas de abertura e encerramento do disco. Sobre o material gerado pela Orkestra, Letieres da a seguinte explicação:

"Tanto as composições quanto os arranjos são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano. As composições são inspiradas desde os toques dos Orixás do culto do Candomblé até as grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo"

     Apesar do trabalho ser bem original ao ouvir fica muito evidente outras influencias/referencias de Letieres, nomes como o de Moacir Santos, Baden Powell, Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos são inevitáveis de se pensar. Fora outras que minha ignorancia impede de identificar mas que o ouvinte mais atento saberá de onde veio. "Aláfia", por exemplo, tem uns ataques da Orkestra que me lembram "Live and Let Die", tema composto por Paul MacCartney para o filme homônimo do agente 007 lançado em 1973, aliás, essa é uma característica que muito me atrai nesse álbum, ele cairia muito bem como trilha sonora de vários filmes de ação. "Anunciação", "Floresta Azul", "Taboão"(que tem um fraseado solo sincronizadíssimo entre trumpete e timbal de emocionar), é um tema melhor que o outro.  Como se não bastasse a orquestra por si só, ainda rola aquela Cereja pra arrematar esse quitute sonoro, Ed Motta participa com seu vocalize inconfundível de uma das faixas. Meu destaque vai para "Adupé Fafá", uma das melodias, arranjo e execução que mais gostei, foooooda!!!!
     Esse é o tipo de álbum daqueles que você possivelmente vai deixar na sua playlist durante um booooom tempo 


"...É isso aí! Vamo que vamo que o som não pode parar!!!..."
   

Para Baixar e Sair Sacundindo: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz - 2009 - LL & ORPL


Para Saber Mais: Homepage Rumpilezz


Para Assistir e Sacundir: Rumpilezz Orkestra - Coletânea de trechos das faixas contidas no álbum


Postado Por Marcel Cruz     

Um comentário:

Unknown disse...

Oi,

tva vendo seu blog e vi que você, assim como eu é fã do Chiquinho de Moraes. É isso aí, o cara é o máximo. e você mexer com Orkut, criei uma comunidade pra ele. Mr. Chico e Moraes não pode ficar no anonimato. Procura lá por Chiquinho de Moraes que você acha. Abraços.