sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mulatu Astatke & The Heliocentrics - Mulatu Astatke & The Heliocentrics (Inspiration Information Volume 3)

Mulatu Astatke já é figurinha conhecida aqui no Sacundin, sendo assim, a novidade agora fica por conta dos geniais "The Heliocentrics" e do projeto "Information Inspiration" da Strut Records.

Vamos iniciar pelo excelente projeto criado pela Strut Records:

Estreado em Setembro de 2008 o projeto "Information Inspiration" tem como principal característica reunir dois artistas para a gravação de um álbum, uma criação em conjunto. A empreitada ocorre numa espécie de intensivão de criações, concepções de arranjos e mais as gravações, com um prazo médio de uma semana para ser realizado. As escolhas dos artistas vão mais ou menos pelo caminho: "influencias e influenciados", ou seja, é o 'velho' e o novo numa fusão musical que tem dado muito certo em todas as edições. Esse é o terceiro da série e o que mais me agradou até então.

Mulatu, como já é sabido é o pai do EthioJazz e foi redescoberto e apresentado para o grande público em 2005, quando o diretor Jim Jarmuch usou sua música na trilha do filme "Flores Partidas". Era o empurrãozinho que Mulatu precisava para ganhar o mundo, e ganhou com os pés nas costas! Desde então sua obra vem sido não só apreciada como também vem influenciando o som de toda uma geração de novos músicos. Caso claramente constatado em bandas como Budos e Antibalas... Esse fato não quer de maneira alguma dizer que ninguém sabia da existência de Mulatu antes de "Flores Partidas", por favor não entendam isso.

Mas voltando aos influenciados...

Com o 'The Heliocentrics' não deve ter sido diferente, a banda teve sua estreia fonográfica em 2005 com um compacto simples. Mas álbum de estréia mesmo saiu somente em 2007. O encontro com Mulatu deu-se em Abril de 2008 quando foram convidados para acompanha-lo numa apresentação gravada pelo RedBull Music Academy Radio, com apenas um dia de ensaio os integrantes do 'The Heliocentrics' deram conta do recado de maneira surpreendente. O show foi considerado como um dos melhores realizados naquele ano.

Bom, depois de toda a química que rolou entre Mulatu e Heliocentrics nada mais coerente do que a realização de um projeto em conjunto, e foi o que aconteceu, cinco meses depois, em Setembro de 2008, eles estavam entrando em estudio para a realização desse que é sem dúvida alguma um dos melhores álbuns lançados no inicio de 2009.

Com vocês... Mulatu Astatke & The Heliocentrics!










Postado Por Marcel Cruz

2 comentários:

Falco disse...

Tremendo album Marcel, gracias por compartirlo! Tus recomendaciones son siempre fantásticas, como tu, quedé emocionado por el primer album de Lack of Afro.

Tengo un viejo disco de Mulatu Astatke que suena como funk latino y bossa nova, nada como Ethiopiques. Te interesaría escucharlo?

De nuevo, gracias!

Anônimo disse...

DISCAÇO!


primeira musica abre em grande estilo