terça-feira, 20 de julho de 2010

Daniel Salinas - Paz Amor e... Samba

Versatilidade! Analisando o conjunto da obra talvez seja essa a palavra que melhor traduza Daniel Salinas, sim, ele é realmente O CARA! Através do Sacundin consegui entrar em contato com pessoas próximas dele, que me forneceram informações interessantíssimas, e estou prestes a falar com o figurinha pessoalmente! Que honra a minha!

Salinas não é pseudônimo de Sergio Sá, Salinas é ele mesmo e sempre o foi, fosse o trabalho que fosse nunca usou o artifício do codinome, assinou tudo o que fez, e olha meus queridos que o homem fez coisas hein!

Coincidentemente hoje 20 de Julho ele está completando 75 anos! Dos quais praticamente 65 dedicados a música. Salinas é fruto de famíla de músicos, pai, mãe e irmãos que dominavam a arte musical, ou seja, não teria como Daniel escapar, e que bom que não escapou! Ao longo desses anos Daniel arranjou mais de mil obras musicais, não tenho esses dados exatos mas pelo pelo seu histórico discográfico a coisa deve estar por aí mesmo (ou pode ser bem mais).

O álbum que trago agora foi lançado em 1972 pela Copacabana, selo que tinha em seu casting artistas de primeira como Elizeth Cardoso e o também maestro Portinho, só para citar alguns. Aproveito para deixar aqui meus agradecimentos para o blog Toque Musical (foi dele que baixei e estou re-postando aqui para vocês).

Bom, ainda não tenho a ficha técnica do álbum, pretendo consegui-la na conversa que terei com o Maestro. De mais a mais o álbum é composto por 12 releituras de temas que se tornaram ou já eram clássicos na época. O álbum como um todo tem um caráter bem samba-rock, rítmo em voga naquele período.

A faixa de abertura é uma composição de Jorge Ben que havia sido gravada um ano antes pelos Originais do Samba: "Tenha Fé, Que Amanhã Um Lindo Dia Vai Nascer", o que segue é um rosário de clássicos que só ouvindo pra ter idéia. Outras que merecem destaque são: "A morte do Amor" de Antonio Carlos e Jocafi, o sambafoxé "Implorar" de Kid Pepe, Augusto e Gaspar e, a clássica: "A Saudade Mata a Gente", de João de Barro e Antonio Almeida que Salinas transformou num funk cheio de sacundin!

Ah! Prestem bem atenção em todas as introduções compostas por Salinas, uma mais genial que a outra. Então é isso, chega desse meu papinho e vambora ouvir essa pérola genialzinha!


"Fica aqui os parabéns do Sacundinbenblog para o incomparável Maestro Daniel Salinas! Vida longa e muita saúde maestro!!!" Abração!!! E obrigado por todo esse som!!!




Para Baixar e Sair Sacundindo: Daniel Salinas - 1972 - Paz, Amor e... Samba


Postado Por Marcel Cruz

PS* Queridos leitores espero atualizar esse texto em breve! Fiquem atentos (Abração, fui!) rs.


2 comentários:

Bill disse...

Thank you for the 2 Daniel Salinas albums.

Marcelo Salinas disse...

É sempre bom saber que ainda existem apreciadores da boa música. Agradeço em nome da família Salinas.