terça-feira, 27 de julho de 2010

Trio Mocotó - Trio Mocotó

Já que por acaso acabamos retornando ao Samba-Rock vou aproveitar para preencher uma lacuna que tem no Sacundin. Estava faltando aqui um disco solo do Trio que é formado pelos, segundo Jorge Ben, criadores da batida do Samba-Rock.

Formado por Fritz Escovão (Voz e cuíca), João Parahiba (Bateria, Timba e voz) e Nereu (Pandeiro e Voz) o Trio Mocotó apareceu pela primeira vez para o grande público em 1969 acompanhando Jorge Ben no IV Festival Internacional Da Canção, aí foi paixão logo na primeira aparição! Ganharam o público de prima. Esse é o segundo álbum deles lançado em 1973, antes dele temos um compacto lançado pelo Jornal O Pasquim em 1970 e um Lp lançado pelo selo Forma (este ainda não consegui com o áudio em uma qualidade boa por isso pulei, assim que conseguir coloco aqui), fora isso tiveram participações em álbuns de Jorge Ben, Chico Buarque, Toquinho, Vinícius e Marilia Medalha.

Lançado pelo selo RGE em 1973 o álbum aqui presente é composto por 12 faixas. Diferente do primeiro em que só constavam releituras no repertório, este chega com 4 composições assinadas por integrantes do trio a começar por "Desapareça" tema suingadíssimo de Fritz Escovão que assina mas dois dos temas: "Não vá embora" e "Desculpe". O último tema 'original' é de Nereu: "Swinga Sambaby", essa foi regravada em 2001 no disco de retorno do Trio, retorno porque eles gravaram outro disco em 1975 e só foram gravar novamente 26 anos depois com a redescoberta do grupo.

Completam o volume composições de autores como Carlinhos Vergueiro (Nó na Garganta), Mutinho e Itiberê ("Vem Cá" e "Tô Por Fora Da Jogada"), Roberto e Erasmo Carlos (Samba da Preguiça) e entre outros não poderia faltar Jorge Ben (Palomaris). A faixa que fecha o álbum é um tema instrumental famoso de Burt Bacharach: "Raindrops Keep Falling on My Head" que na versão do Trio recebeu o nome de "Gotas De Chuva Na Minha Cuíca", Fritz faz a cuíquinha chorar nessa releitura genial do tema.

Além do Trio participam do álbum outros músicos. São eles: Amilson Godoy (Piano), Olmir Stockler (Guitarra), Itiberê Zwarg (Baixo), Ricardo Canto (Baixo) e Bira (Percussão). A empreitada contou ainda com 4 arranjadores: Rogério Duprat, Waldomiro Lemke, Sérgio Carvalho e João Carlos Pegoraro. É uma pena não ter a especificação de quem arranjou o que, mas tenho quase certeza de que o arranjo de "Nó Na Garganta" é de Duprat.

A capa foi desenhada por Albery, o mesmo que fez a capa do Jorge de 1969. Acho que é isso... então...

"Swinga sambaby swinga!!!!"

PS* Ah!!! Achei um especial que eles gravaram na TV Cultura em 1971, bem na época do lançamento do primeiro disco, ali já aparecem algumas músicas que foram gravadas nesse segundo álbum aqui, se tiverem com tempo vale muito a pena ver, os links estão na seqüência. Agora sim!...

"Swinga sambaby swinga!!!!" rsrs



Para Baixar e Sair sacundindo: Trio Mocotó - 1973 - Trio Mocotó


Para Saber Mais: Bio 1 - Bio 2 - Bio 3 - MySpace


Para Assistir e Sacundir: Especial TV Cultura 1971 - Parte 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - Final


Postado Por Marcel Cruz

3 comentários:

Anônimo disse...

"sossega malandro
deixa de besteira
se tu marcar bobeira
não vai sair da estação primeira.."

(nereu - fritz)


mto bom!

Anônimo disse...

ah KILLER!
muito legal, obrigado

Rangel disse...

Muito bom esse album do Trio!
Cara, to descobrindo muitas coisas boas pelo teu blog! Parabéns e continue o trabalho!