terça-feira, 1 de setembro de 2009

Edy Star - ...Sweet Edy...

Edy Star: o maldito autêntico e destemido dono de si.

Sim conheci esse figurinha através dos Kavernistas e fiquei fã de cara, sendo assim, me senti na obrigação de colocar seu único álbum solo lançado em 1974. Infelizmente não tenho a ficha técnica do disco, o máximo que consegui foram as autorias das faixas que, segundo o que li, a maioria delas foram feitas especialmente para Edy.

O álbum conta com 13 faixas (14 com o bônus) onde desfilam compositores como Roberto e Erasmo Carlos (Claustrofobia), Gilberto Gil (Edyth Cooper), Caetano Veloso (O Conteúdo), Jorge Mautner (Olhos De Raposa), Getúlio Cortes (Coração Embalsamado), Moraes Moreira e Galvão (Para O Que Der Na Telha), Renato Piau e Sergio Natureza (Sweet Edy e Bem Entendido) e, entre outros, Lupicínio Rodrigues (Esses Moços). Os arranjos são excelentes com várias citações de outras músicas, muuuito bom!

O volume segue uma linha bastante eclética, que vai do samba-canção ao roquenrol, passando pelo mambo e pelo tango. Falando nisso, vou abrir um parênteses aqui, Edy talvez tenha sido um dos primeiros a misturar elementos de Maracatú com roquenrol, ver faixa bônus: "A Bem Da Verdade", mistura essa que só aconteceria pra valer 20 anos depois com o movimento do manguebeat.

Eu poderia falar um monte de coisas a respeito da carreira de Edy, mas isso seria repetir o que já foi dito e encher linguiça, para quem interessar deixei logo abaixo o link de uma entrevista com Edy. Nada melhor do que o próprio artista pra falar de si e de sua carreira. É isso aí Edy! rsrs


"...Eu sou divino, eu sou maravilhoso, e sou danado de gostoso e quem quiser venha provar... eu sou... Eeeedy Star!"



Para Baixar e Sair Sacundindo: Edy Star - 1974 - ...Sweet Edy...


Para Saber Mais: Entrevista com Edy Star - Blog Edy Star


Para Assistir e Sacundir: Edy Star Youtube


Postado Por Marcel Cruz

6 comentários:

Rose disse...

Onde encontro essa música, olhei nos álbuns dos Originais não achei!!!
"Quando a saudade chegar não estarei mais aqui vou me pirulitar... Por Isso eu vou m'embora ôô, está na hora ôô..."

Anônimo disse...

oi rapaz, blz?
muito bacana seu blog
estava procurando coisas do clube da esquina, alem dos dois discos com esse nome que eu ja tenho. nao se interessa em começar a postar coisas desse povo pra gente? rs
abração

Marcel Cruz disse...

Oi Anonimo! rsrs Tudo bem contigo? Então o Clube da Esquina foi um movimento que não me pegou de jeito e pra falar a verdade gosto de pouca coisa dele, partindo desse princípio vou ficar te devendo essa, abração meu querido e vamo que vamo que o som não pode parar!!!!

Marcel Cruz

lucmes disse...

Na Virada Cultural desse ano(2009), houve uma releitura ao vivo da Sociedade Kavernista pelo Eddy Star em pleno centro de SP. Conferi e foi muito legal.
Abraço

Musica Paranaense disse...

eu tambem vi o Edy em sampa , inclusive tirei foto e troquei ideias com ele, ops ela. é uma bixona muito macha esse Edy rssss

Anônimo disse...

Boa lembrança! :D Minha tia tinha o LP Sweet Edy... A gente achava um barato os gritinhos da primeira faixa!