terça-feira, 5 de julho de 2011

Stella Viva - 4 Canções

Mais um santo de casa! Ou seriam santos emprestados para a casa?

Eles dizem que sua maior inspiração/referência/influência é o Clube Da Esquina, não sei se é porque eu ouvi muito pouco mas eu não consigo enxergar essa referência como principal, até porque eu de fato não sou fã de tal movimento, não me pegou - haja vista a ausência de posts referentes ao assunto no Sacundin, talvez eu ainda vá aprender a gostar - mas do Stella sou fãzaço. Vejo tanta coisa foda misturada aí e com tamanho bom gosto que me nego a concordar com esse dado, mas enfim, continuemos, rsrs.

O Stella é formado por 4 músicos: instrumentistas polivalentes e extremamente criativos. Sergio Monteiro Freire nas guitarras sintetizadores, saxes e vocais, Fernando Rischbieter nas guitarras, flautas e vocais, Rafael Costa no Baixo e vocais e Júlio Epifany na bateria. A banda surgiu em 'Curita' mas para variar não tem nenhum curitibano na mesma, Serginho é do Piauí, Júlio de Pernambuco, Fernando e Rafael são de Santa Catarina, ou seja, Curitiba foi apenas uma coincidência, ela se tornou um ponto de encontro de músicos geniais, que consequentemente acabam formando bandas também geniais.

O EP 4 canções é a estréia do Stella-Viva no mercado, foi lançado no finalzinho de 2008. De lá pra cá a banda alternou apresentações entre Curita, Sampa e Blumenau. Uma coisa a dizer: Azar de quem perdeu! Pois os shows são memoráveis, o último que vi foi no James (um pub aqui da terrinha) e foi ducaráááleo!

Esta previsto para o fim do ano - isso já é quase uma lenda, rsrs - o lançamento do primeiro álbum do Stella, tive a oportunidade de ouvir algumas prévias e já vou adiantando que está fuderosíssimo, quando sair falarei mais a respeito, por hora e pra já ir aquecendo os ouvidos vamos falar do EP.

Tudo o que se pode dizer em 4 canções está dito, arranjos elaboradíssimos e de puro bom gosto, tanto nas escolhas dos timbres, das formas e da sequência. As músicas contidas aqui a princípio fariam parte do álbum mas acabaram ganhando vida própria e se materializaram no referido EP.

As composições feitas pelo Stella pedem que o ouvinte pare para ouvi-las, são possessivas e exclusivistas, no bom sentido é claro, rsrsrs, não tente ouvi-las de prima fazendo outras coisas, é quase erudita, talvez seja de fato, informações mil que chegam a inchar o ouvido, explosões de sonoridades e riqueza de detalhes que na vigésima ouvida você ainda encontra novidades... tudo isso em apenas 4 canções...

Prestem atenção na batera e nas conversas das guitarras, são realmente de foder! É isso aí, vamo que vamo que o som não pode parar!!!

"Minha sorte minha velha irmã, quem nunca te disse o tempo voa..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Stella-Viva - 2008 - 4 Canções


Para Saber Mais: Trama Virtual Stella Viva


Para Assistir e Sacundir: Frevo - Aeromoça (uma prévia do que vem pela frente)


Postado Por Marcel Cruz

4 comentários:

naya disse...

Massa o post Marcel! Mas eu discordo na parte do Clube da Esquina (como um boa fã do movimento rs). Acho que na stella dá pra perceber muito esta referência. Beijos

João Burgos disse...

Caralho Marcel.....

Agradeço muitoooo pelo blog,

baixei muito, ou quase tudo o que cê postou de tropicalista e benjorniano.
Muitas coisas loucas da nossa musica, tudo garimpado e trabalhado em forma de diamante 40 Klts.
rs
Valeu pelas fofocas e notas bibliográficas tbm. rs
Sabe o que eu acho que tu pode me ajudar?
procuro os vol's 1 dos songbooks feitos pelo chediak com obras de cae e gil.
e algo do tipo que tenha cifras do benjor.

Conhece algo do tipo?


agradeço de novo
abraço

João Paulo

Thiago Ferraz disse...

E ai marcel, blz?

Tenho gostado muito de embarcar na viagem que é seu blog, curti muito essa banda também, além do Romulo Fróes que foda!!mas tenho que discordar de você e concordar com a Naya, como bom mineiro e fã, se não, réu confesso de clube da esquina, dá para perceber vários temperos "clubísticos" na Stella!!em alguns riffs isso fica bem evidente!!
E cara, é um desperdício uma pessoa com ouvido e escrita apurada como você não se entregar ao feitiço dessa mineirada do clube, milton nascimento fez coisas geniais e aclamadas por todos que amam uma boa harmonia...comece pelos dois clubes da esquina, daí, parta para a mineirice do "Geraes", "Sentinela", para o jazz de "Courage" e "Native Dancer", até se entregar ao psicodélico "Milagre dos Peixes" (que tem como banda de acompanhamento nada mais, nada menos do que o "Som Imaginário").
No mais é isso, obrigado pelo blog ímpar que vc nos agracia!!inté mais!

Marcel Cruz disse...

Faaala meu querido!!! Obrigado pela crítica e pelos elogios. Vou me explicar, você viu que todos os exemplos que você citou se referem ao Milton Nascimento? Do Milton tem coisas que eu de fato gosto, não muitas mas gosto, inclusive o Milagre Dos Peixes é uma álbum que tenho em Vinil com aquela capa toda transada e tal, fora ele das coisas que ouvi que estão englobadas como Clube Da Esquina achei ruins com arranjos bregas e melodicamente não me agradaram muito, se o Stella dissesse que a maior influencia era Milton Nascimento eu até vejo coerência, e devo dar o braço a torcer concordando, mas dizer que é Clube Da Esquina acho mais pejorativo que positivo, rsrsrs. Não sei se você me entende agora, eu tentei ouvir e parei pra ouvir os dois "Clubes da Esquina", a faixa título inclusive ("Clubes da Esquina nº2"), o que que é aquilo? Vamos lá, aqueles timbres, aquele arranjo, huuuummm, eu tentei mas definitivamente não foi, essa é minha crítica, pois dizer que é Clube da Esquina pra mim está colocando essas coisas que acho bem ruinzinhas junto no pacote. Até já falei isso pro Fêrni, guita do Stella. Compreende o viés da minha critica? rsrs

Abração meu querido!!! E vamo que vamo que o som não pode parar!!!!

Marcel Cruz