quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Paulinho Da Viola - Paulinho Da Viola

A elegância magistral do samba!

No conturbado Brasil de 1968 Paulinho da Viola lançava aos 26 anos de idade seu primeiro disco solo, a primeira aparição fonográfica de Paulinho acontecera 3 anos antes no registro, também lançado pela Odeon, do espetáculo "Rosa De Ouro" idealizado e dirigido por Herminio Belo De Carvalho. Entre o primeiro registro e o primeiro disco solo tiveram 5 outros álbuns, dois lançados no mesmo ano de 1968, ou seja, a produção de Paulinho em 1968 foi intensa.

Como não poderia deixar de ser Paulinho sempre deixou clara sua origem, seu berço e sua herança musical, fato que transparece claramente na escolha do repertório de seu debute, desse seu 'andar com as próprias pernas' musical.

A composição que abre o volume, "Vai Amigo", é assinada pelo mestre mangueirense Angenor de Oliveira - o excelentíssimo bamba mais conhecido como Cartola - a canção inédita em disco até então recebeu arranjo do maestro Gaya.

Lindolpho Gaya dividiu os arranjos do disco com o Maestro Nelsinho, ficando responsável por apenas mais três das faixas contidas no álbum: "Dôce Veneno" de Valsinho, Carlos Lentine e Goulart, "Amor Proibido" também de Cartola e "A Gente Esquece" do próprio Paulinho. Das 12 faixas contidas no volume apenas 5 levam a assinatura de Paulinho. É desse álbum uma das composições mais geniais já feitas por ele: "Coisas do Mundo, minha nega". Essa composição ficou em 6º lugar na primeira bienal do samba (Junho/1968), na ocasião quem a defendeu foi Jair Rodrigues.

Outros compositores que aparecem no repertório são: Candeia (Batuqueiro), Casquinha (Maria Sambamba), Elton Medeiros e Herminio Bello De Carvalho (Samba Do Amor), Cacaso (Meu Carnaval) e Garcez, Nelson Silva e Monteiro (Não Te Dói A Consciência). Sei que é bater na mesma tecla falar que o álbum é excelente, mas é fato, todas as faixas se complementam formando a unidade perfeita. Como diria um certo candidato recentemente eleito em São Paulo: "FantáááááRdigo!!!" rsrs.

Quanto a mim, não sei ao certo quando comecei a gostar de Paulinho da Viola, creio que já nasci gostanto, são tantas coisas bonitas que ele fez e faz que datas passam a ser mero detalhe sem muita função. Suas obras nascem atemporais e com fortíssima identidade, são músicas que ao ouvirmos afloram em nós o orgulho de ser brasileiro, de ser do samba, de ser do Brasil. Ele tem a mãnha!

Com esse álbum dou aqui o início a saga "Paulinhovioliana" do Sacundin, espero que gostem, mais um débito sendo pago! rs. Aguardem os próximos e...

Viva o Paulinho da Viola!!!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Paulinho Da Viola - 1968 - Paulinho Da Viola






Postado Por Marcel Cruz

Nenhum comentário: