Há algumas semanas eu estava dando uma geral nos meus discos e me deparei com esse LP, no ato veio um monte de lembranças legais. Esse foi o pimeiro disco do Philip Glass que comprei isso deve ter sido em 1998/1999 mais ou menos. Lembro que junto com este também adquiri mais dois álbuns do mesmo compositor mas que não me agradaram muito na época e re-ouvindo hoje, ainda não agradam.
Philip Glass é talvez o compositor mais POP do gênero minimalista, gênero ao qual Glass não gosta muito de ser enquadrado. A produção de Philip Glass é intensa fato que gerou como consequência uma discografia gigantesca, segundo o que pude constatar em sua homepage cerca de 152 álbuns levam sua alcunha e como era de se esperar nem tudo é de fato bom de se ouvir.
"Dancepieces" é composto por 8 peças. As 5 primeiras faixas (Danças I, II, V, VIII e IX) que compõem o Lado A do elepê fazem parte de um conjunto de danças intitulado "In The Upper Room", coreografado por Twyla Tharp em 1987.
As outras três peças restantes compõem o Lado B do álbum e foram coreografadas por Jerome Robbins. Duas delas, "Rubric" e "Façades", já tinham sido lançadas anteriormente no álbum "Glassworks" de 1982 e a terceira, "Funeral", faz parte de um outro trabalho de Glass, a ópera "Akhnaten", lançada também em 1987. Aqui o conjunto recebeu o nome de Glasspieces.
Esse juntamente com "Glassworks" de 1982, "Passages" de 1990 e "Águas Da Amazônia" de 2006 estão entre meus álbuns preferidos de Philip Glass.
Um comentário:
O Philip Glass está compondo a trilha sonora do filme "Nosso Lar", produção brasileira baseada na obra de Chico Xavier.
www.nossolarofilme.com.br
Postar um comentário