segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Marcos Valle - Marcos Valle


Não meus queridos, a obra dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle não se resume a "Samba de Verão" e tampouco a "Viola Enluarada". Ela vai além, muito além. O primeiro álbum dos irmão Valle, que data de 1963 e os quatro seguintes, possuem um caráter totalmente Bossa Nova. Mas é a partir de 1969, com o álbum "Mustangue Cor de Sangue", que isso passa a tomar outro rumo. Algumas faixas de "Mustang..." mostram o caminho que os irmãos seguiriam dali em diante. No álbum seguinte eles caem de cabeça na cultura black. Funk, soul, samba, rock e mais um milhão de elementos formam a vitamina musical gerada por ambos.
O álbum que temos aqui é o primeiro da safra. Foi lançado em 1970 e conta com dois arranjadores mostruosos que trabalharam de maneira magistral em 5 das faixas. O primeiro é Orlando Silveira que ficou com os arranjos de "Ele e Ela", "Pigmaleão" e "Que eu Canse e Descanse" e o segundo é Leonardo Bruno, responsável por "Dez Leis (Is That Law)" e "Freio Aerodinâmico", os melhores! As quatro restantes foram arranjadas por Marcos Valle e o Som Imaginário, banda de apoio no álbum.
Com um total de 9 faixas, o volume inicia com "Quarentão Simpático", um funk que foi tema da personagem Renatão, da novela "Assim Na Terra Como No Céu". A letra descreve as peculiaridades de Renatão. Em seguida vem o tema mais feliz do álbum, "Ele e Ela", uma valsa apaixonadíssima, dona de uma alegria contagiante e que conta com a participação de Angela Valle nos vocais, boa de se ouvir quando a gente acorda ou esta com alguém que gosta, rsrs.
No terceiro tema do disco é que sentimos a pressão da cultura black encorporada por eles, "Dez Leis" tem todas as influências sintetizadas em geniais 4 minutos e 15 segundos. No arranjo de Leonardo Bruno temos o pianão, o coral com uma veia gospel, a bateria e o baixo bem presentes e tudo muito bem ornamentado com meia-lua, naipe de cordas e naipe de metais, concepção espetacular! É minha preferida no disco e me lembra um pouco "I Am The Black Gold Of The Sun" do The New Rotary Connection, postado anteriormente aqui.
Na sequência outra valsinha chamada "Pigmaleão", essa faixa foi tema de abertura da novela Pigmaleão 70, da então novata Rede Globo de Televisão. Aliás, Marcos e Paulo Sérgio Valle foram figurinhas presentes nas trilhas dessa época ("Véu de Noiva", de 1969, foi o primeiro tema de abertura assinado por eles). A faixa que fecha o lado A é "Que eu canse e descanse", o "pau mole" do álbum, rsrs, faixa pra acalmar os ânimos, cortar os pulsos, chorar, sei lá o quê...rsrs.
Em compensação o lado B abre com a excelente "Esperando o Messias", que conta com a participação dos Golden Boys, um show a parte. Outro destaque dessa faixa é a ocarina tocada por Zé Rodrix que a usou de maneira surpreendente em um arranjo de tirar o chapéu. Está muito bem colocada, fooooooooda demais, e falando em foda demais, a sequência é espetacular.
Em "Freio Aerodinâmico", outra vez Leonardo Bruno faz bonito, parece que estamos em um daqueles filmes policiais setentistas. Plano aberto, uma estrada e um carro a mil. Me lembra aquele 'Dodjão' Challenger de Vanishing Point na estrada. O arranjo de Leonardo me remete um pouco a trilha do Batman de Nelson Riddle. Angela Valle também da sua contribuição nos vocais.
Estamos quase no fim. Agora temos a regravação de "Os Grilos", lançada originalmente em 1967. É muito legal de ouvir ambas as versões e sacar as diferenças gritantes de uma e de outra (a de 1967 que está no arquivo como faixa bônus tem uma veia mais bossa e a de 70 está totalmente samba-rock). A faixa que encerra o volume original é a excelente "Suíte Imaginária", suite composta por 4 'movimentos' e arranjada por Marcos e o Som Imaginário, os movimentos foram batizados como: Canção, Corrente, Toada e Dança. Destaque para o cravo de Wagner Tiso no último movimento. Acho que é isso, divirtam-se!!!
"...São dez leis, são dez leis, são dez as leis mas um só rei..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Marcos Valle - 1970 - Marcos Valle


Para Saber Mais: Discografia Ultra Completa - Biografia 1 - Biografia 2 - MySpace


Para Assistir e Sacundir: Ele e Ela - Os Grilos


Postado Por Marcel Cruz

6 comentários:

mojica mirim disse...

obrigado por dar a conhecer toda esta música maravilhosa, e um natal bem sacundin pra você também!

Dudu Coimbra disse...

Alow!
Gostei muito do blog. Estou visitando pela primeira vez e já li quase toda as postagens, rsrsrs...
Já entrei na comunidade no orkut também.

Abração!

http://dorockaochoro.blogspot.com

Ana Paula Limonta Maia disse...

amei a produçao da capa! :p
2010 cheio de sacundin pra vc, Marcel!

Érico Cordeiro disse...

Marcel,
Descobri seu blog por meio do Sérgio Sônico. Bacana prá caramba essa morada virtual - vou me agregar à turma!
Um grande abraço e um 2010 cheio de música e alegrias!
PS.: quando tiver tempo, dá uma passada no jazz+boss, ok?

Chico disse...

Muuuuito bom esse disco, gostei demais, sonzera, até postei no blog de amigos em que escrevo. Aliás, você tem muito bom gosto Marcel, tudo que baixo aqui (algumas vezes sem nunca ter ouvido falar) é bom, posso baixar de olho fechado que sei que vai ser foda, já passei muita coisa daqui pra frente.

shyness disse...

stalkeio esse blog desde o inicio, acho. descobri mta coisa por aqui. enfim...acredito que seu objetivo seja mesmo o de cavocar a fundo a musica brasileira (e não só), mas sinto falta do seu comentário sobre milton nascimento em geral.

whatever

fliz 2010