quarta-feira, 11 de março de 2009

Os Novos Bahianos - Novos Bahianos + Baby Consuelo No Final Do Juízo

Em 1971 "Os Novos Bahianos", começam a aparecer pra valer, desde a gravação do álbum de estréia eles acabaram fazendo parte de vários "eventos" como festivais, participações em discos e shows de outros artistas. Uma das grandes contribuições para carreira deles foi a gravação de Gal para "Dê Um Rolê", composição incluida no repertório do show "- FA - TAL -", que mais tarde foi transformado em disco. A composição feita por Moraes e Galvão, mentores do grupo, teve gravação registrada pelos Novos Bahianos no mesmo período e foi lançada apenas em compacto, compacto que até certo tempo era extremamente obscuro e dificílimo de se conseguir. Algumas vezes tive a oportunidade de ter em mãos essa "pílula de vinil", porém, não passava disso pois em todos os casos o preço era exorbitante.

O compacto saiu pela Philips e contém 4 faixas. Além de "Dê Um Rolê", temos também: "Você me Dá Um Disco?", pareceria de Moraes, Galvão e Pepeu Gomes no Lado A, e no Lado B mais duas também assinadas por Moraes e Galvão: "Caminho De Pedro" e a excelente "Risque". O pequeno volume ainda conta com a participação do grupo, recém-formado, "A Côr Do Som" do qual faziam parte os "The Leif's", Pepeu Gomes (Guitarra) e Jorginho Gomes (Bateria) mais Dadi (Baixo), Baixinho e Bolacha (Percussão). Mais tarde o "A Côr Do Som" se oficializaria de fato com outra formação, mas isso parece-me que só em 1977.

A arte gráfica é um caso a parte. A relação da imagem de Jesus Cristo com o juízo final é inevitável, mas alto lá, o trocadilho não poderia ser melhor, pois o nome do disco não é juízo final e sim "Final Do Juízo", conotação de uma familiar loucura que aflorava naquele começo de década. A letra ajuda a direcionar a atenção apocaliptica com um "...Olhe, entre no fim do Final Do Juízo, de vida inteira, de inteira vida, mas pelo menos risque, de seu caderno-céu, de seu caderno-inferno...", muuuuuito bom!!! Acho genial e ao mesmo tempo pra lá de estranha, rsrsrs. Bom, loucuras e viagens a parte é um "disquinho", indispensável.


"...Não se assuste pessoa! Se eu lhe disser que a vida é boa..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Os Novos Bahianos - 1971 - Novos Bahianos + Baby Consuelo No Final Do Juízo


Postado Por Marcel Cruz

7 comentários:

Anônimo disse...

Opa!

Tem cada vez msas boas por aqui.

É por isso que faz tempo que o SacudinBenBlog está nos links do Música Social * musicasocial.blogspot.com *

Abraço!

Anônimo disse...

Gracias por compartir estas maravillas.

Un abrazo desde España

Anônimo disse...

Grande Marcel, tenho que tomar vergonha na cara e parar umas horas para baixar toda essa tua série do tropicalismo... só coisa boa. Parabéns! Abração, Carlos

Anônimo disse...

Marcel,
já que estamos pela pós tropicália, um pedido: o disco 'pirata' do Mautner, 'Pra Iluminar a Cidade'.
Já rodou por alguns sites mas nunca cheguei a tempo. É um daqueles básicos.
Obrigado pela maravilha do blog.
abraço
Pedro

Marcel Cruz disse...

E aí Pedrão! Massa?

Então... Esse do Jorge ta na lista, ele é de 1972, tamo quase chegando lá, mais um pouquinho e ele estará por aqui.

Abração e valeu pelo coment.

Marcel Cruz

Anônimo disse...

Olá! Confesso que nao tenho o costume de deixar comentários em blogs...
Mas tendo em vista a qualidade deste, não pude deixar passar em branco! Parabéns!!
Tenho acompanhado o seu trabalho, e apesar do nosso maior contato ter sido um "oi, tudo bem?", te admiro muito, pelo talento, pela dedicação, pela força de vontade e pelo sorriso que ilumina tudo a sua volta!
Continue assim! Sucesso!!!!
Beijos!!

mardou disse...

bom demais esse teu blog!Surpresa linda entrar e dar de cara com novos bahianos.