segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Marcos Valle - Marcos Valle


Não meus queridos, a obra dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle não se resume a "Samba de Verão" e tampouco a "Viola Enluarada". Ela vai além, muito além. O primeiro álbum dos irmão Valle, que data de 1963 e os quatro seguintes, possuem um caráter totalmente Bossa Nova. Mas é a partir de 1969, com o álbum "Mustangue Cor de Sangue", que isso passa a tomar outro rumo. Algumas faixas de "Mustang..." mostram o caminho que os irmãos seguiriam dali em diante. No álbum seguinte eles caem de cabeça na cultura black. Funk, soul, samba, rock e mais um milhão de elementos formam a vitamina musical gerada por ambos.
O álbum que temos aqui é o primeiro da safra. Foi lançado em 1970 e conta com dois arranjadores mostruosos que trabalharam de maneira magistral em 5 das faixas. O primeiro é Orlando Silveira que ficou com os arranjos de "Ele e Ela", "Pigmaleão" e "Que eu Canse e Descanse" e o segundo é Leonardo Bruno, responsável por "Dez Leis (Is That Law)" e "Freio Aerodinâmico", os melhores! As quatro restantes foram arranjadas por Marcos Valle e o Som Imaginário, banda de apoio no álbum.
Com um total de 9 faixas, o volume inicia com "Quarentão Simpático", um funk que foi tema da personagem Renatão, da novela "Assim Na Terra Como No Céu". A letra descreve as peculiaridades de Renatão. Em seguida vem o tema mais feliz do álbum, "Ele e Ela", uma valsa apaixonadíssima, dona de uma alegria contagiante e que conta com a participação de Angela Valle nos vocais, boa de se ouvir quando a gente acorda ou esta com alguém que gosta, rsrs.
No terceiro tema do disco é que sentimos a pressão da cultura black encorporada por eles, "Dez Leis" tem todas as influências sintetizadas em geniais 4 minutos e 15 segundos. No arranjo de Leonardo Bruno temos o pianão, o coral com uma veia gospel, a bateria e o baixo bem presentes e tudo muito bem ornamentado com meia-lua, naipe de cordas e naipe de metais, concepção espetacular! É minha preferida no disco e me lembra um pouco "I Am The Black Gold Of The Sun" do The New Rotary Connection, postado anteriormente aqui.
Na sequência outra valsinha chamada "Pigmaleão", essa faixa foi tema de abertura da novela Pigmaleão 70, da então novata Rede Globo de Televisão. Aliás, Marcos e Paulo Sérgio Valle foram figurinhas presentes nas trilhas dessa época ("Véu de Noiva", de 1969, foi o primeiro tema de abertura assinado por eles). A faixa que fecha o lado A é "Que eu canse e descanse", o "pau mole" do álbum, rsrs, faixa pra acalmar os ânimos, cortar os pulsos, chorar, sei lá o quê...rsrs.
Em compensação o lado B abre com a excelente "Esperando o Messias", que conta com a participação dos Golden Boys, um show a parte. Outro destaque dessa faixa é a ocarina tocada por Zé Rodrix que a usou de maneira surpreendente em um arranjo de tirar o chapéu. Está muito bem colocada, fooooooooda demais, e falando em foda demais, a sequência é espetacular.
Em "Freio Aerodinâmico", outra vez Leonardo Bruno faz bonito, parece que estamos em um daqueles filmes policiais setentistas. Plano aberto, uma estrada e um carro a mil. Me lembra aquele 'Dodjão' Challenger de Vanishing Point na estrada. O arranjo de Leonardo me remete um pouco a trilha do Batman de Nelson Riddle. Angela Valle também da sua contribuição nos vocais.
Estamos quase no fim. Agora temos a regravação de "Os Grilos", lançada originalmente em 1967. É muito legal de ouvir ambas as versões e sacar as diferenças gritantes de uma e de outra (a de 1967 que está no arquivo como faixa bônus tem uma veia mais bossa e a de 70 está totalmente samba-rock). A faixa que encerra o volume original é a excelente "Suíte Imaginária", suite composta por 4 'movimentos' e arranjada por Marcos e o Som Imaginário, os movimentos foram batizados como: Canção, Corrente, Toada e Dança. Destaque para o cravo de Wagner Tiso no último movimento. Acho que é isso, divirtam-se!!!
"...São dez leis, são dez leis, são dez as leis mas um só rei..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Marcos Valle - 1970 - Marcos Valle


Para Saber Mais: Discografia Ultra Completa - Biografia 1 - Biografia 2 - MySpace


Para Assistir e Sacundir: Ele e Ela - Os Grilos


Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Itamar Assumpção - Intercontinental! Quem diria! Era Só o Que Faltava!!!

Bom, retomando os trabalhos do Sacundin vamos concluir o que foi iniciado. Na última postagem de álbum mencionei que fecharia a turma dos malditos com dois nomes, um deles foi o da própria postagem (Arrigo Barnabé) e o outro é o agora presente Itamar Assumpção.

Itamar sempre foi o rei da margem, chegou com tudo em 1980 com seu... "Benedito João dos Santos Silva Beleléu vulgo nego dito, nego dito cascavé!" e partiu com a Leonor deixando o recado do que queria para sua próxima encarnação no "Isso vai dar Repercussão" álbum gravado com Naná Vasconcelos em 2004. Entre início e fim muita coisa aconteceu, fonograficamente falando temos 8 álbuns nesse meio, alguns geniais outros nem tanto mas todos de extremo valor artístico.

Itamar sempre foi o Itamar sempre! Dando uma fuçada na rede encontrei uma entrevista que está no link abaixo, lê-la me fez ficar mais fã do que já era. O cara foi genial! Difícil escolher apenas um álbum para postar, a princípio pensei em um do começo de sua carreira, mas re-ouvindo seus últimos álbuns entrei em parafuso ficando totalmente confuso, rsrs. Então optei por este aí que é do meio! rsrsrs. Até porque foi o álbum que serviu de introdução a Itamar para mim.

A faixa de abertura do álbum já é demais, Itamar foi de uma felicidade ímpar nessa e em outras composições desse volume. "Sutil" possui letra, melodia e arranjo tão bem arquitetados que toda vez que coloco para rodar aciono o "repeat" e a escuto inúmeras vezes. No álbum há vários momentos geniais que só ouvindo pra ter idéia.

Para quem gostar e quiser os demais álbuns de Itamar estou deixando também um link com o arquivo torrent que criei da discografia completa dele, ou seja, os 10 álbuns lançados. Vale a pena! Acho que por hora é isso. Abração!!!


"...
É muita luz pra pouco túnel / É muita areia para o meu caminhãozinho / Meu bem eu morro de ciúmes até do sol Que bronzeia você com carinho..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Itamar Assumpção - 1988 - Intercontinental! Quem Diria! Era Só o Que Faltava!!!


Para Torrentiar e Sacundir: Torrent Discografia Itamar Assumpção


Para Saber Mais: Entrevista - Bio 1 - Bio 2 - Itamar por Mariana Tavares


Para Assistir e Sacundir: Show com Itamar e Isca de Polícia em 1983: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Voltei Amor..."

"...pra dizer que ainda te amo pra dizer que ainda te quero te quero..." rsrs.

É isso mesmo! Apesar de estarmos quase em período de férias eu não poderia deixar de voltar, afinal de contas devo meus sinceros agradecimentos a todos os que compreenderam e que torceram para que eu voltasse logo, meu muitíssimo obrigado pelas mensagens carinhosas que recebi nessa minha ausência "Sacundindica". Bom, o motivo principal do meu sumiço foi meu TCC (Trabalho de conclusão de Curso ou de Graduação como alguns dizem).

O tema do trabalho foi justamente o Sacundinbenblog, ou seja, ausente das postagens mas mergulhado no blog. Como alguns sabem o objetivo inicial da construção do Sacundinbenblog foi justamente o de treinar técnicas de pesquisa e de escrita para minha monografia, porém, o mero exercício acabou virando o tema principal da dita cuja. E o que foi que fiz?

Bom, a monografia é um memorial descritivo sobre essa experiência e também uma abordagem comparativa entre o Sacundin e o Loronix no ano de 2008. Foi você leitor através dos acessos ao Sacundin que possibilitaram a realização desse estudo, meu muitíssimo obrigado pelas contribuições que sem saber vocês me deram.

Como diz o velho ditado: "Antes tarde do que nunca", estou de volta, demorei mas voltei! Aproveito aqui para agradecer publicamente ao incrível Mauro Caldas - figura responsável pelo estupendo Loronix - pela atenção e auxilio que me deu durante esse processo.

No link abaixo (Monografia Sacundinbenblog) o trabalho se encontra disponível para quem quiser saber um pouco sobre essa experiência ou mesmo conhecer mais a fundo o Sacundin. O objetivo da construção foi cumprido, mas e... o blog continua?

Sem dúvida alguma! Sabe Deus até quando, mas seja lá qual for esse tempo agradeço desde já a você leitor que alimenta o Sacundin com seus acessos, comentários, dicas, sugestões, críticas enfim com toda a interatividade que esse meio proporciona para nós. Valeu!!! E como eu sempre digo:

"Vamo que vamo que o som não pode parar!!!

Marcel Cruz

Monografia Sacundinbenblog

Obs* Clicando no link acima você poderá fazer o download, simplesmente visualizar ou fazer ambos, fica a seu critério. Para Download basta clicar no botão "Download PDF Free" que fica na parte superior direita da página que irá abrir. Abração!!!