sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Luiz Melodia - Pérola Negra


Malditos e mais malditos...
Você deve estar se perguntando: Mas... porquê malditos? O que fez ou faz um artista para ser considerado ou até mesmo jogado na (v)ala dos malditos? Quais seriam os critérios? E porque mesmo com essa alcunha esses artistas são cultuados? Por uma minoria é claro, mas são. Será que é apenas mais um rótulo para identificar um "novo produto"? Marketing? Ou de fato existe fundamentação plausível para isso.
Meus caros, essas perguntas também povoaram minha cabeça. Ainda mais quando soube que Luiz Melodia fazia parte do clã, porém, dentre os malditos creio deva ser o mais bendito deles. Mas vamos lá, pesquisando descobri que a alcunha "Malditos" foi criada no início dos anos 1970 (72/73) e era usada nos seguintes casos:
1º) Para artistas que se destacaram por fazerem um trabalho anti-comercial. (Melodia a meu ver não se encaixaria nesse preceito);
2º) Para os trabalhos de todos aqueles que produziam músicas que não costumavam tocar em rádio, e eram conhecidos por uma faixa restrita do público (se fôssemos tranferir para os dias atuais, a maldição teria tomado conta geral, rsrs);
3º) Para artistas que um dia fizeram parte de uma estética de vanguarda;
4º) E por fim, para artistas que de forma independente conseguiram realizar suas gravações e ainda assim ter uma projeçãozinha efêmera, porém, suficiente para criar um grupo de doidos iguais a eles que os cultuariam "ad aeternum".
Os anônimos mais famosos, e que talvez você nunca tenha ouvido falar na vida, são: Jards Macalé, Jorge Mautner, Walter Franco, Sergio Sampaio, Edy Star, Luiz Melodia, Tom Zé, Torquato Neto, Wally Salomão, Paulo Leminsk (esses três últimos na poesia musicada) e Itamar Assumpção.
Dentre todos os nomes que constam na lista dos malditos Tom Zé e Luiz Melodia foram os únicos que conquistaram um projeção consideravel. Se eu tivesse escrevendo esse texto em 1990 Tom Zé não estaria sendo citado, a guinada surpreendente que ocorreu na carreira de Tom Zé só aconteceu por que o doido, sempre eles, do David Byrne ("cabeça" dos TalkingHeads) , no início da década de 1990 trombou com um disco de Tom Zé e chapou, no mesmo instante entrou em contato com o artista e em 1992 lançou uma coletânea chamada "The Hips of Tradition - The Return of Tom Zé" com circulação internacional pelo seu selo LuakaBop. Resumindo, foi sorte, é claro que a qualidade da obra pesou, mas o caso a parte é realmente: Luiz Melodia.
Maledicências ou "benledicências" a parte, como os demais, Luiz Melodia é um gênio! O Negro Gato estreou em disco no ano de 1973 com esse volume excelente que não poderia ter melhor nome: Pérola Negra. A faixa título havia sido gravada por Gal em 1971 e o sucesso da composição foi a carta branca para que Luiz Melodia gravasse seu disco de estréia na Philips, dona do melhor cast da época.
O álbum teve como diretor de produção o competentíssimo Guilherme Araújo e como arranjadores Perinho Albuquerque e Arthur Verocai. Teve participação do Regional de Canhoto de Dominguinhos e de Damião Experiência.
Dez faixas compõem o elepê, todas assinadas por Luiz Melodia. Das 10 pelo menos 5, ou seja, metade, se tornaram bem conhecidas, são elas: "Estácio, Eu e Você", "Vale Quanto Pesa", "Estácio, Holy Estácio", "Pérola Negra" e "Magrelinha". Para um disco de estréia é um bom percentual não? rsrs. Pois é, mas apesar disso seu segundo elepê só sairia 3 anos depois. Bom... isso já é história pra outra postagem, por hora ficamos por aqui. Apreciem sem moderação!!!
Ah! A arte gráfica é genial!!!! Assinada por Rubens Maia.

"...se intere da coisa sem haver engano, Baby te amo nem sei se te amo..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Luiz Melodia - 1973 - Pérola Negra


Para Saber Mais: Homepage Luiz Melodia - Homepage Luiz Melodia Uol


Para Assistir e Sacundir: Pérola Negra - Mal Secreto (Música de Jards Macalé e Wally Salomão)


Postado Por Marcel Cruz

3 comentários:

Anibal Miron disse...

ahhhh! agora entendi aquela historia dos malditos que você começou a contar! muito bom!!! será que estamos entre os malditos de curitiba? hehehehehe abraço!
Anibal Miron

eric nunes disse...

Texto excelente!!!!!!!!!

ADEMAR AMANCIO disse...

Também acho que Luiz melodia não se enquadra muito bem no perfil dos malditos.Pra começar e terminar, sua versão de "Pérola negra" é mais radiofônica que a de Gal costa.