Pra finalizar a série do cantinho dos malditos, trarei mais dois nomes que não podem ficar de fora, ambos surgiram no início dos anos 80 e estão entre os que criaram e fizeram parte do que seria chamado mais tarde de Vanguarda Paulista.
Conheci o trabalho de Arrigo Barnabé da mesma forma que muita gente conheceu, através do estranhíssimo "Clara Crocodilo". Confesso que apesar de ter comprado o disco e ouvido algumas vezes não consegui gostar muito do que ouvi, fui atrás de outras coisas e também não me animaram (coisas que penso hoje ter de reouvir), isso rolou até me deparar com esse disco aqui: "Façanhas", lançado em 1992, chapei! Esse é o Arrigo que eu aprendi a gostar, alguns até falam que esse é o álbum mais normal dele e talvez tenha sido exatamente isso o que me faz gostar tanto, reconheço que Arrigo tem obras consideradas geniais e que devem realmente ser, mas... acho que não são pra mim, o Arrigo que gosto é esse aí do "Façanhas" mesmo, simples e com interpretações excelentes. As personagens encarnadas por Arrigo são sarcásticas, cafajestes, comicas, trágicas, serenas, explosivas, uma gama enorme de estados.
O que mais me surpreende nesse disco é que ao ouvir você identifica inúmeros elementos contidos naqueles álbuns ultrabregas, mas Arrigo consegue usá-los de forma magistral transformando-os e dando, através deles, um ar "cool" pro álbum, peripécias de gênio! Aliás, algumas faixas me lembram muito Leonard Cohen.
Arrigo foi muito feliz na escolha do repertório, ele assina 8 das 14 faixas contidas no volume, outros compositores que aparecem são: Itamar Assumpção, Péricles Cavalcanti, Paulo Braga, Paulo Marques e, entre outros, Mané Silveira e Augusto de Campos.
O disco tem uma unidade perfeita, mas algumas faixas merecem destaque: "Suspeito", "Mal Menor", "Conflito de Geração", "Bom Sujeito" e "Lama", composição de Paulo Marques e Aylce Chaves, que foi sucesso nas voz de Linda Rodrigues, Angela Maria e Dolores Duran na década de 1950, essas faixas são todas muuuuito foda!!! É isso aí, espero que gostem, fui!!!
"...Eu falo sincero com todo respeito, direto na cara sem jogo ou efeito... Eu penso o que penso e acho direito, não transo mentiras eu sou bom sujeito..."
Para Baixar e Sair Sacundindo: Arrigo Barnabé - 1992 - Façanhas
Para Saber Mais: Home page - Biografia - Lama - Conflito De Gerações - Eu não Sabia Que Você Existia - Suspeito
Postado Por Marcel Cruz