domingo, 26 de julho de 2009

Jorge Mautner - Para Iluminar a Cidade

I'm baaaaaaaaack!!!! Depois de um, literalmente, longo e tenebroso inverno, estou aqui novamente, ainda não sei ao certo como será minha frequência de postagem, mas enfim, o que não pode acontecer é parar de vez. Então vamos lá, conforme o prometido na postagem anterior seguiremos com os denominados malditos da MPB.

Não farei aqui um pente fino na maldição mpbística existente, apenas pontuarei alguns nomes que me fazem, ou fizeram, a cabeça por algum tempo. Resumindo: muita gente vai ficar de fora.

O segundo nome que trago e que é uma espécie de ponte entre pós-tropicalismo e "malditismo" é o carioca, pra lá de doido , Jorge Mautner.
A aproximação de Mautner com os tropicalistas se deu em Londres nos idos de 1970, onde Caetano e Gil estavam exilados. A partir de então as amizades se estreitam e surgem parcerias musicais, ou seja, Mautner é agregado ao Clã.

O primeiro elepê de Mautner, foi lançado apenas em 1972 em edição pirata pela própria Philips/Phonogram, leia abaixo o trecho retirado do site de Jorge:


"1972: Lança o LP Para Iluminar a Cidade e o compacto Planeta dos Macacos, pelo selo Pirata, da Phonogram. O disco é lançado por um preço mais baixo que o de mercado, e as lojas começam a boicotá-lo. Assim, o selo Pirata deixa de existir, e o disco é retirado de circulação."


De fato, na capa original tem o preço de quinze cruzeiros (CR$ 15,00) prensado no canto superior direito. Este selo "Pirata" teve a vida curta de apenas dois álbuns: o de Jorge e o de Caetano e Gil (Barra69), este último sem o preço na capa.

A mim Jorge chegou, e não poderia ser de outra forma, através dos tropicalistas, foi ouvindo a composição "Vampiro" que Caetano Veloso gravou em 1979 que meu interesse 'mautneriano' cresceu, fui atrás e pra minha sorte o primeiro álbum que encontro foi justamente esse: "Para Iluminar a Cidade", edição original por excelentes R$15 (quinze reais), só atualizou a cifra, rsrs. Na época adorei o álbum, estava realmente deslumbrado, achei o máximo as composições "Quero Ser Locomotiva" e "Sapo Cururu", "Super Mulher", "Olhar Bestial", enfim, das 9 composições contidas no volume, consegui gostar de todas. Hoje reouvindo o disco pra postar já não achei tão genial assim, o que achei foi enfadonho e pra falar a verdade chato. Não sei dizer se foi meu estado de espírito ou se foi a maturidade inevitavelmente adquirada 12 anos após a primeira audição do disco ou simplesmente mudança de gosto, sei lá, rsrsrs.

De qualquer forma, não me restringi apenas a esse disco, os dois seguintes lançados respectivamente em 1974 e 1976, me fizeram a cabeça de montão na época que conheci, teve também, "Bomba de Estrelas" e "Árvore da Vida", sim eu fui um Mautnermaniaco. Fui em shows e até peguei autógrafos! rsrsrs.

E digo mais, tem coisas genialíssimas, vale a pena conhecer, minha opinião pode ser momentânea, quem sabe ao ouvir novamente volte aquilo tudo que aconteceu na primeira vez, ou não, como diria Caetano, rsrs.

Bom, to passando a bola, vamos ver o que vocês acham, espero que gostem desse tanto quanto já gostei. Pretendo postar mais os dois álbuns citados acima (74/76). Vamos ver, rsrsrs. Por hora é isso... Vamo que vamo que o som não pode parar!!!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Jorge Mautner - 1972 - Para Iluminar a Cidade


Para Saber Mais: Jorge Mautner Homepage


Para Assistir e Sair Sacundindo: Clip não oficial de "Vampiro"(Versão de Caetano Veloso) - O Vampiro (com Jorge Mautner)



Postado Por Marcel Cruz