quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sharon Jones & The Dap-Kings - 100 Days, 100 Nights

Sharon Jones, a diva redescoberta! É emocionante ouvir algo que vem da alma de fato. Ao se deparar com a biografia de Sharon, me pus a imaginar: como devem existir inúmeras "Sharons" ocultas, esquecidas ou perdidas por aí.

Prestes a completar 55 anos no dia 04 de Maio, Sharon já tem seu público cativo conquistado. O aparecimento de Sharon e sua excepcional banda, "The Dap-Kings", para o grande público deu-se nos idos de 2005, quando a então recém chegada no cenário internacional Amy Whinehouse ouviu o trabalho deles e requisitou o time para ser sua banda de apoio no álbum "Back To Black". Lançado em 2006 e aclamado pela crítica, essa parceria contribuiu para que o álbum ganhasse 4 dos 6 Grammys Awards em que foi indicado. Essa vitrina toda acabou sendo extremamente benéfica para Sharon & Os Dap-Kings, pois o agendamento de shows se multiplicaram.

De qualquer maneira Sharon Jones e sua trupe já estavam predestinados a conquistar o grande público. O primeiro álbum que lançaram foi em 2002, muito bem recebido pela crítica foi também o trabalho de inauguração do, hoje respeitabilíssimo, selo DAPTONE. Os trabalhos desse selo tem uma característica peculiar frente a toda essa tecnologia que vemos hoje em dia: usar os equipamentos e aplicar as técnicas de captação/gravação como nos estúdios de outrora, ou seja, totalmente "roots", essa é a sonoridade que imprimem em suas empreitadas, o encontro de Sharon com os Daps foi perfeito e aconteceu em boa hora. Eles tinham o estúdio e a banda, faltava a cantora! Bingo!!!

Sharon, nascida na mesma cidade de James Brown, começou a cantar na década de 70, participou como Backing Vocal em vários álbuns dos selos Motown e Stax, mas nunca teve a oportunidade de fazer um registro seu, nas palavras dela o que aconteceu foi o seguinte:

"Ninguem me aceitava na indústria da música. Diziam que eu era muito negra, que eu era muito gorda... Diziam que eu era muito nova, que eu não era bonita o suficiente. Aos 25 anos, me disseram que eu já estava velha demais... aí fui fazer outras coisas."

Diante disso só tenho uma coisa a dizer, azar foi o nosso que ficamos esse tempo todo privado de ouvir Sharon. Mas...

Antes tarde do que nunca, aí está: Sharon Jones & The Dap-Kings!!!

O que trago aqui é o terceiro álbum deles, foi lançado em 2007 é o mais aclamado pela crítica, os anteriores são tão bons quanto, mas esse tem uma pegada vintage muito foda, que abrange tudo o que se possa pensar relacionado ao mesmo. É como se voltássemos no tempo 40 anos e presenciássemos o lançamento de algum disco da Motown, Chess ou da Stax Records. Além da maneira com que foi gravado e da caracterização da banda, eles também tiveram o zelo de produzir o material em vídeo, com câmeras de TV da época que, segundo consta, foram compradas por 50 dólares no eBay, fino não?

Quem assinou a direção dos vídeos foi Adam Elias Buncher.

Com relação ao conteúdo: O disco conta com 10 faixas, todas no melhor estilo do R&B, Funk e Soul. A performance da banda é impecável, e a dela arrasadora. Sugiro que assistam os vídeos que estão no link abaixo pra terem uma idéia do que logo terão em suas máquinas, creio que após vê-los será praticamente impossível que não queiram ter o álbum inteirinho, rsrs. É isso aí!!! Vamo que vamo uhulll!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Sharon Jones & The Dap-Kings - 2007 - 100 Days, 100 Nights


Para Saber Mais: MySpace - Homepage


Para Assistir e Sacundir: 100 Days, 100 Nights - Tell Me


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Breakestra - Dust Till' Dawn

Curtis Mayfield, James Brown, Sly And The Family Stone, Maceo And All The Kings Man e The Metters! Todos colocados num liquidificador em doses perfeitas e teletransportados para o ano 2000!!! Esses são alguns dos "in'flu'gredientes" que encontramos nessa vitamina funk criada pela genial Breakestra no álbum "Dusk Till' Dawn", sem dúvida alguma um dos melhores lançamentos de 2009 da StrutRecords.

A Breakestra vem fazendo bonito desde que pareceu com seus "The Live Mix Partes 1 & 2" lançados em 1999 e 2000 respectivamente. Em 2005 lançaram pela Ubiquity Records "Hit The Floor" e em 2009 essa porrada que temos aqui. O mentor de toda essa grovera é o multinstrumentista Miles Tackett que carrega a sugestiva alcunha de MusicMan.

A Breakestra é uma das principais integrantes do movimento NewSchoolOfFunk, o nome do grupo surgiu a partir da união de dois conceitos: o Break que vem do Breakbeat (aquela fatia de 10 segundos de groove percussivo que encontramos nos clássicos do funk e que loopeados pelos DJ do Bronx na década de 70 se tornaram a base do movimento hip-hop) e Arkestra que faz total referência as concepções do desvairado Sun Rá. Essa etimologia foi explicada por Egon, cabeça do Stonesthrow Records selo que lançou o grupo em 1999.

O álbum é composto por 15 faixas, uma hora e quinze minutos de puro groove!!! Reouvindo-o novamente me encontrei no dilema do dar destaque, todo o álbum é foda então vou me ater as participações e integrantes.

Atualmente a Breakestra é formada por seis integrantes: Miles Tackett (guitarra, baixo, bateria), Double G (saxofones tenor e barítono), Paul "The Badger" Vargas (trompete), Carlos Guaico (orgão), Josh Cohen (bateria) e Dave Chegwidden (percussão), nesse álbum temos as excelentes contribuições da cantora Afrodyete em "Come On Over" e do rapper Chali 2na em "Posed To Be".

Ah! A faixa "North-East To Nippon" poderia muito bem se chamar "TheMetteriana" rsrs.

Prontos para cairem no sacundin?

Então s'imbora!!! Vamo que vamo que o som não pode parar!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Breakestra - 2009 - Dust Till' Dawn


Para Saber Mais: MySpace - Homepage Breakestra


Para Assistir e Sacundir: Come On Over - From Dusk Till' Dawn


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Paulinho Da Viola - Nervos De Aço

"... Você sabe o que é ter um amor meu senhor? Ter loucura por uma mulher? E depois encontrar esse amor meu senhor, nos braços de um outro qualquer..."

Desilusões amorosas, crônicas policiais, meta-samba, auto-reflexão e choro, são alguns dos elementos que encontramos em "Nervos De Aço". Sem dúvida um dos melhores álbuns de Paulinho Da Viola.

Lançado em 1973 a empreitada contou com arranjos magistrais de Cristovão Bastos, Maestro Gaya, Nelsinho, Copinha e do próprio Paulinho.

O time que acompanhou dispensa comentários vejam só: Copinha nas Flautas e Clarinete, Cristovão Bastos - Piano, Piano Eletrico e Cravo, Nelsinho no Trombone, Dininho no Baixo, Baterias de Juquinha e Elizeu e na seção rítmica Elton Medeiros e Dazinho.

São 10 composições, metade assinadas por Paulinho, as demais são de Mijinha (Sentimentos), Lupicínio Rodrigues (Nervos De Aço), Zé Da Zilda, Carlos Cachaça e Cartola (Não quero Mais Amar a Ninguém), Jorge De Castro e Wilson Batista (Nega Luzia) e Chico Buarque (Sonho De Um Carnaval).

Das 5 composições assinadas por Paulinho, 4 acho geniais, a 5ª o que salva é o arranjo pois é repetitiva e bem chata, não fosse a roupagem seria insuportável ouvi-la, mas vamos aos detalhes:

1ª - Comprimido: Crônica dramática policial, Paulinho foi extremamente feliz nessa composição, letra, melodia e arranjo fazem dessa uma de suas obras-primas

2ª - Não Leve a Mal: Uma espécie balanço e ação pós carnaval relacionada a escola de samba Portela.

3ª - Roendo as Unhas: Essa é a dita cuja! A melodia é extremamente chata e repetitiva, a letra acaba tornando a composição um meta-samba mas que não diz nada (não sei se teria de dizer algo) a meu ver totalmente dispensável, o arranjo me agrada mas não é suficiente pra me fazer gostar de fato da composição, resumindo eu a teria limado antes de prensar o disco, rsrs.

4ª - Cidade Submersa: Samba canção lindíssimo, a orquestração ficou perfeita, as conversas entre Piano Eletrico, Trombone e Clarinete dão um toque de extrema elegância que é potencializada quando entra em cena o naipe de cordas. Muuuito bom!!!

5ª - Choro Negro: Por essa eu tenho um carinho mais do que especial, pois além de ser um choro lindíssimo me traz memórias muito boas, lembro que conheci esse tema em 2002/2003 tocado por um grupo de choro daqui de Curitiba chamado "Ebubu Fulô", foi a época que tive um bar (já mencionado em outras postagens). Esse grupo tocava lá todo domingo e o tema acabou marcando esse período da minha vida, doce lembrança!

Bom, acho que é isso, tirem suas próprias conclusões, apreciação recomendadíssima!!!

"...Sentimentos, em meu peito eu tenho demais..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Paulinho Da Viola - 1973 - Nervos De Aço


Para Assistir e Sacundir: Choro Negro


Postado Por Marcel Cruz