terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Paulinho Da Viola - Paulinho Da Viola

Segundo disco da safra de 1971, não possui nenhuma ousadia 'extra-samba' como no álbum anterior, mas meu neguinho confesso que não faz a menor falta!.

71 foi realmente um ano extremamente fértil para Paulinho. Tão bom quanto o anterior esse álbum também é recheado de preciosidades sonoras. Originalmente o volume é composto por 12 faixas, mas aqui trago a versão digital remasterizada que possui duas faixas bônus lançadas somente em compacto na época.

No álbum temos as geniais: "Perder e Ganhar", que abre o volume seguida de "Sol e Pedra", composição dedicada a Nelson Cavaquinho. A terceira faixa é a divertida crônica de "Dona Santina e Seu Antenor", depois temos "Para um amor em Recife" que segundo informações contidas no site oficial de Paulinho é uma declaração de amor dedicada a amiga e quase mãe pernambucana Dedé Aureliano. Na versão em elepê as duas seguintes encerram o lado A do mesmo: "Mal De Amor", um samba suingadíssimo do capixaba Raul Sampaio gravado originalmente em 1961/62 e "Depois da Vida", mórbida e poética composição de Nelson Cavaquinho que me lembra um pouco o roteiro de um dos filmes de José Mojica, excelente!!!

O labo B abre com o partido "Moemá Morenou", parceria de Paulinho e Elton Medeiros que também participa da gravação, em seguida temos "Óculos Escuros", composição feita por Orestes Barbosa e Valzinho em 1948 e gravada em 1955 por Zezé Gonzaga, esse música ficou entre as 100 mais tocadas no ano em que foi gravada. Paulinho da continuidade ao álbum com "Cuidado, Teu Orgulho Te Mata", do então desconhecido do grande público, Walter Alfaite - é atribuida a essa gravação a descoberta do compositor. Outro compositor que dá as caras e contribui com o repertório do álbum é o portelense Monarco com "Lenço" feita em parceria com Francisco Santana e interpretada magistralmente por Paulinho num arranjo simples e genial.

Fechando o bolachão temos "O Acaso Não Tem Pressa" parceria de Paulinho e Capinan e "Um Certo Dia Para 21", ambas excelentes!

Meu elepê não tem ficha técnica mas no site encontrei os nomes dos integrantes do time que segurou a cozinha e os metais: Flautas e Clarinete ficaram a cargo do inconfundível Copinha, trombone a cargo de Norato, Maurílio no piston, Dininho no contrabaixo, Marçal, Elton Medeiros e Oscar no ritmo e Elizeu e Juquinha nas baterias. Arranjos e regência por Lindolfo Gaya. Ouvi rumores de que o Duprat teria feito alguns arranjos desse álbum, mas creio serem apenas boatos mesmo, pois apesar de algumas coisas soarem 'a la Duprat' nada consta que confirme o fato. Com relação as duas faixas bônus nada tenho a dizer além de que são muito boas! rs. é isso aí...

"...Meu mal, é o mal de amor, não há remédio que cure a minha dor..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Paulinho Da Viola - 1971 - Paulinho Da Viola


Postado Por Marcel Cruz

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Paulinho Da Viola - Paulinho Da Viola

Começando o ano e retomando o fio deixado solto em 2010 vamos novamente mergulhar na obra de um dos músicos e compositores mais geniais do nosso riquíssimo cancioneiro popular: Paulinho Da Viola!

Herdeiro da mais nobre linhagem do samba e choro proveniente dos subúrbios cariocas Paulinho como vimos anteriormente teve sua estréia fonográfica em 1965, de lá pra cá o 'menino' tomou gosto pela coisa - e nos presenteou com várias preciosidades ao longo de todos esses anos - tanto que em 1971 lançou logo dois álbuns excelentes e um atrás do outro.

O primeiro, tema desta postagem, é composto por 12 faixas e contém músicas que posteriormente se tornariam grandes sucessos como: "Para Ver as Meninas" de Paulinho, "Filosofia do Samba" de Candeia e "Minha Vez De Sorrir" de Nelson Sargento.

Esse é a meu ver o álbum mais moderno de Paulinho, tanto em termos de orquestração quanto de flertes com gêneros extra-samba. Fiquei boquiaberto ao encontrar nesse álbum elementos que podemos considerar como inusitados para um clássico álbum de samba de raiz. Paulinho inovou e mostrou que não estava alheio ao que estava acontecendo a sua volta.

Dois grandes exemplos são as composições "Num Samba Curto" e "Consumir é Viver".

Em "Num Samba Curto", faixa de abertura do volume, encontramos elementos do que mais tarde seria cunhado como drum'n'bass, digamos que sem saber Paulinho é um dos precurssores da mistura de breakbeat com samba (estou tentando saber quem é o batera, pois tais informações e ficha técnica inexistem no LP). Já em "Consumir é Viver" de Marcus Vinícius temos uma introdução funkeada que logo cai numa 'vibe' bem samba-rock! É isso mesmo! Nem Paulinho conseguiu ficar imune ao suingue genial de James Brown e Jorge Ben!

Em termos de orquestração vejamos por exemplo a utilizada em "Para Ver As Meninas", temos nela apenas: Violão, Caixa de fósforos (magistralmente tocada por Elton Medeiros) e Cravo! Até então não se tinha notícias de Cravo no samba! A combinação ficou perfeita! O Cravo também foi usado muito bem em outras faixas ao longo do elepê.

Bom, creio que esses elementos já bastam para despertar em vocês a curiosidade/vontade de ouví-lo pelo menos uma vez e conhecer também o não dito!

É isso aí... e como diria Candeia...

"...Mora na filosofia, morô? Maria, morô Maria..."



Para Baixar e Sair Sacundindo: Paulinho Da Viola - 1971 - Paulinho Da Viola


Para Assistir e Sacundir: Mora Na Filosofia


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tô fechado pra balanço... Meu saldo deve ser bom, deve ser bom...

Como dizem por aí: Ano novo, vida nova!

É, em 2010 muita coisa rolou em minha vida, mas duas são realmente especiais.

A primeira foi uma conquista que vinha se desenrolando desde 2003! Inacreditáveis 7 anos para completar minha graduação, ou seja, terminei a faculdade e me formei! Ou como diriam os pessimistas/realistas "me de'formei".

A segunda veio como uma explosão que me deixou aéreo por alguns meses - mas que agora que a poeira assentou, que já me localizei novamente em terra firme e estou contentíssimo - é a que sou papai de uma linda garotinha de nome Clarice! Foi no dia 20 de Dezembro às 22h26min que ela desembarcou por aqui para clarear ainda mais minha vida.

Dentro de todo esse reviravolta ocorrido em 2010 estão trabalhos e projetos que surgiram ao longo do ano, alguns efêmeros outros nem tanto e outros totalmente na ativa ou por começar. Confesso que apesar de todos os contra-tempos e impasses que tive em 2010 posso considerá-lo como um ano de saldo totalmente positivo!

Aproveito o espaço para agradecer a todos os leitores que passaram por aqui ao longo do ano e também para mais uma vez pedir desculpas pela minha longa ausência aqui no Sacundin. Peço que não desistam de freqüentar o espaço pois o mesmo só existe por que vocês também existem e essa tornou a única condição 'sine qua non' para que o Sacundin continue vivo.

De mais a mais é isso, que venham mais e mais anos e que essa vontade de compartilhar informações cresça a cada ano dentro de cada um de nós! Muita paz e saúde nesse ano de 2011 que deverá ser superado apenas pelo ano seguinte! E como eu sempre digo...

"Vamo que vamo que o som não pode parar!!!"


Marcel Cruz