quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Max Richter - The Blue Notebook

Dois anos depois de sua estréia Max Richter aparece com outra obra genial: "The Blue Notebook".

O álbum possui uma atmosfera bem peculiar e que muitas vezes beira o depressivo, mas a meu ver não chega a atingi-lo, talvez se eu compreendesse bem o idioma inglês até pudesse achar, pois segundo o que consta na ficha técnica do álbum, os textos, interpretados pela atriz britânica Tilda Swinton, presentes em algumas faixas são traduções de Franz Kafka e de um escritor polonês chamado Czseslaw Milosz. O adjetivo "melancólico" talvez se encaixe bem para uma possível descrição do material, mas ainda assim é vago, pois se é que pode se chamar "melancólico", é de uma melancolia ultra elegante e refinada.

No que diz respeito ao instrumental acho o álbum tão impactante quanto o primeiro, mesmo Max não fazendo uso de orquestra. O que fica evidente é que em "The Blue Notebook", ele optou por dar um caráter mais intimista. Coisa que consegue fazer com muita propriedade.

Onze faixas no total e uma melhor que a outra, em "Shadow Journal" (faixa 4), por exemplo, por pouco que não sai um maracatú, a célula rítmica que Max utiliza nos graves em determinadas partes da composição me lembram bastante o ritmo pernambucano. E isso é só um dos detalhes, tem muito mais!

Espero que gostem tanto quanto eu. Por hora é isso. Fui!...




Para Baixar e Sair Sacundindo: Max Richter - 2004 - The Blue Notebook - Multiupload


Para Assistir e Sacundir: Shadow Journal


Postado Por Marcel Cruz

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Max Richter - Memoryhouse

Sublime, introspectiva e arrebatadora, esses são os adjetivos que passam pela minha cabeça ao ouvir a música do britânico Max Richter.

Max Richter teve sua estréia como solista no mundo fonográfico em 2002 com "Memoryhouse", álbum que traz consigo um emaranhado de referências que passeiam tanto pela música erudita contemporânea como pelos beats da música eletrônica, mas sem ser dançante, ou melhor, é dançante sim, mas o que dança aqui é alma de quem a ouve.

Richter tem a genialidade de criar melodias e harmonias inebriantes que te transportam para outros mundos, é tanto esmero contido nas composições que muitas vezes parecem surreais. Tudo aqui tem extremo bom gosto e medida exata, uma verdadeira alquimia de sons.

Os diálogos entre cordas e piano como em "Embers", ou entre cordas e metais/madeiras como em "Last Days", nos mostram o poder composicional e de orquestração que Max possui. Além disso, Max transita livremente pelo mundo das programações eletrônicas incorporando esse elemento de forma magistral em sua música. As participações contidas não poderiam ficar por baixo, são de primeira grandeza pois além da Orquestra Filarmonica da BBC, que permeia praticamente todo o álbum, temos ainda o violinista Alex Balanescu e a soprano Sarah Leonard, que impressiona na tocante "Sarajevo".

Não cabe aqui julgar esta é melhor que aquela, pois é justamente essa a genialidade de Max, conseguir criar uma unidade consistente que envolve todas as faixas.

É isso aí!!! Vamo que vamo...



Para Baixar e Sair Sacundindo: Max Richter - 2002 - Memoryhouse - Multiupload






Para Assistir e Sacundir: Last Days - Fragment - Embers - Performance 1 - Performance 2 - Entrevista...


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cybophonia - Cybophonia

Mais um nome escondido atrás de um excelente projeto! A bola da vez é o italiano Eros Minichiello responsável pelo efêmero, porém marcante, "Cybophonia". O álbum homônimo foi lançado em 2000 pelo selo Irma Records.

Esse ano o álbum completa 10 anos de existência e pouco se sabe a seu respeito, pelas minhas pesquisas só consegui informações bastante rasas. Então como uma espécie de comemoração a tão importante data vamos recuperar esse tesouro esquecido da música eletrônica.

O álbum é composto por 14 faixas, das quais três são interlúdios, espécie de vinhetas de passagem entre uma faixa e outra, fato que não significa desmerecimento, pois estão totalmente dentro do contexto do álbum. O volume inicia com a etérea "E.V.A. 77bpm", para cair magistralmente na "G-Five", espécie de homenagem ao clássico "Take Five" de Paul Desmond, nela, além da citação no nome, Eros usa a mesma linha de bateria que Joe Morrello imortalizou no álbum 'Time Out' de Dave Brubeck, já postado aqui.

O que temos em seguida é "Vostok Jazz", um dos principais hits, se não for 'Ô' hit, de Eros e, cronológicamente falando, sua primeira composição lançada (1999). Composição muito bem elaborada, timbres, linhas melódicas, percussões e parte rítmica de extrema finesse.

A quinta faixa do álbum é "Cut & Paste", uma de minhas preferidas. Engraçado porque ela tem como motivo principal um fraseado que tinha tudo pra dar errado e rolou o oposto, talvez seja justamente isso que me atraia nela. "Lazy Sunday Afternoon", acho meio breguinha mas a partir dos 2 minutos e 24 segundos ela fica boa e nos últimos 15 segundos excelente. Mais um interlúdio etéreo e temos a intrigante "Je Parl Pà Fransé", seguida de outro hit 'Cybophoniano': "Azona Pop", linha de bateria bem consistente que dialoga com tablas indianas, ótima a concepção!

"Air Dope" traz consigo uma enorme bagagem funk, guitarra com wha-wha na maior elegância, sintetizadores, meia lua e batera muito bem marcada! Em alguns efêmeros momentos daria pra dizer que Eros usou como base um dos dois volumes do Tim Maia Racional. Estamos chegando ao fim do álbum e Eros novamente tirando o fôlego com suas linhas e timbres. Um remix de "Vostok Jazz" seguida de "21:18", as influências desse cara são descaradamente Jazz!rsrs Muito foooooda! Muito bom!!!

A faixa que conclui o disco é "Tribute". Bom, tributo a muitas coisas, a que na minha opinião é a mais evidente é Miles Davis, mas, como o balaio é grande, achem vocês as outras, rsrsrs.

Chega de texto né? rsrs.

Ah! Com relação a outras produções de Eros encontrei apenas mais um EP com composições inéditas (SLIDE, deixei um link com o player onde é possível escutá-las), não estou levando em conta aqui os Remixes.

É isso aí! Boa viagem!!!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Cybophonia - 2000 - Cybophonia - Multiupload


Para Saber Mais: Player - MySpace Cybophonia - HomePage - Discografia


Para Assistir e Sacundir: Vostok Jazz


Postado Por Marcel Cruz

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bonobo - Days To Come

Faz quase 2 anos que estou pra postar esse álbum, ainda não tinha achado uma brecha, fiquei um tempão envolvido com minha febre tropicalista e outros baratos desse nosso Brasil que acabei protelando. Bom... O momento é esse!

Já que adentramos novamente o universo dos Dj's geniais, aqui temos mais um caso de rara beleza e bom gosto sonoro.

'Bonobo', projeto encabeçado pelo músico, produtor e Dj Britânico Simon Green, foi uma das gratas surpresas que tive em 2008, conheci através de uma feliz indicação de um leitor que infelizmente não recordo o nome para poder dar o merecido crédito. Foi daquele jeito, procurei o álbum e botei pra rodar, uma enchurrada de sons agradáveis e concepções bem trabalhadas invadiram meus ouvidos, bastou a primeira faixa para rolar aquela chapação.

"Days To Come" é o terceiro álbum de Simon e foi lançado pelo selo Ninja Tune em outubro de 2006. São 10 faixas e uma vinheta de introdução, todas de muito bom gosto. A faixa título é uma das melhores do álbum e tem a participação da cantora hindú Bajka que além dessa faixa participa de mais 3 no volume. Outra participação que temos é a de Fink na faixa "If You Stayed Over".

A boa notícia:

No próximo mês (Março/2010) está previsto o lançamento de "Black Sands", quarto álbum de Bonobo. Enquanto a gente espera vamos nos deleitar ouvindo 'Days To Come'.

Acrescentei duas faixas bônus ao arquivo, elas fazem parte de um EP lançado em outubro de 2009 e tem participação vocal de Andreya Triana. A faixa se chama "The Keeper" e está em duas versões, uma com vocal e outra só instrumental. Excelentes!!!

É isso aí, vamo que vamo que o som não pode parar!!!!!!!




Para Baixar e Sair Sacundindo: Bonobo - 2006 - Days To Come - Multiupload


Para Saber Mais: Homepage - MySpace Bonobo - Entrevista em Inglês


Para Assistir e Sacundir: - Days To Come - The Keeper


Postado Por Marcel Cruz