domingo, 29 de junho de 2008

Jimmy Smith - Talkin' Verve: Roots Of Acid Jazz

No disco anterior falei da faixa "Burning Spears", de Richard Evans, e lembrei que a primeira vez que a ouvi foi na versão do genialíssimo Jimmy Smith, faixa integrante dessa coletânea. Foi com esse álbum que tive meu primeiro contato com a música de Smith e com o AcidJazz. Tornei-me altamente viciado já na primeira ouvida e até então tenho sérias recaídas e viagens com esse "Acid", rsrsrs.

Jimmy Smith é um dos pais do gênero, ele e seu inconfundível orgão Hammond que o acompanhou a vida toda. Eu geralmente não gosto muito de coletâneas, mas essa é excelente, é uma espécie de pente fino da discografia “Smithiana”. São 14 faixas retiradas de 13 álbuns distintos e cobrem o período de 1963 a 1972. Todas muito boas e a galera que o acompanha é de altíssimo nível, nomes como Wes Montgomery, Ray Barreto e Ron Carter são alguns que figuram nas fichas técnicas.

Demais a mais é isso, uma ótima dica pra quem ainda não conhece e puro deleite pra quem já está inteirado no assunto.

Apreciem sem moderação! Rsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: Jimmy Smith - 1996 - Talkin' Verve: Roots Of Acid Jazz


Para Saber Mais: Biografia Jimmy Smith - Artigo Bio 2


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 26 de junho de 2008

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Richard Evans And The Soulful Strings - Groovin' With The Soulful Strings

I'm Baaaaaack!!!! rsrsrs (essa é do James Browm rsrsrsrs)

É isso aí, passada a tempestade de provas e trabalhos, eis-me aqui novamente e com a corda toda!

No post anterior (o da Marlena Shaw), eu havia mencionado o nome de Richard Evans, lembram? Pois bem, esse álbum foi arranjado e conduzido pelo tal, para os que gostaram do disco de Marlena, é altamente recomendável, fato que não significa que quem não gostou deve deixá-lo de lado. O biscoitinho aí é coisa fina.

O álbum abre com a excelente "Burning Spear" composição de Richard, seguida de "All Blues" de Miles Davis, isso só pra começar... a 4ª faixa é de foder! Uma versão totalmente instrumental de "Within You Without You" de George Harrison (música originalmente gravada no disco Sgt. Pepers dos Beatles), outra que merece destaque é a faixa que fecha o volume "(I Know) I'm Losing You" que fez sucesso na interpretação do "The Temptations" em 1966 .

O álbum é composto por um total de 10 faixas. Dentre os músicos participantes quem comanda as guitarras é o genial Phil Upchurch, nas Flautas Leonard Druss, Saxes outro músico genial: Bunky Green, além desses ainda temos a participação de Charles Stepney no vibrafone e orgão.

Acho que é isso, mais um pra coleção e boa diversão! rsrs



Para Baixar e Sair Sacundindo: Richard Evans And The Soulful Strings - 1967 - Groovin' With The Soulful Strings (By Marcel Cruz)


Para Saber Mais: Richard Evans Homepage


Postado Por Marcel Cruz

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Marlena Shaw - The Spice Of Life


Sabem aquelas músicas que na primeira audição parece que a gente leva uma voadora com os dois pés no peito? Todos têm uma ou mais dessas, pois então, foi assim que me senti ao ouvir "Califórnia Soul", cantada por Marlena Shaw.

A faixa era parte integrante de uma coletânea de funk e soul lançada pela Charly Records (Selo Exclusivamente de Black Music). A compilação toda é violentíssima, mas essa música me deixou realmente atordoado, o arranjo começa com um naipe de cordas fazendo uma groovera fenomenal de cair o queixo. Pensei comigo: "- Caráca! O álbum de origem dessa música deve ser muito fooooda!

Meus amigos, pra minha felicidade eu estava correto. O disco é esse aí, foi lançado em 1969 e conta com arranjos dos geniais: Richard Evans & Charles Stepney. Figurinhas propícias a aparecem no Sacundin.

A combinação não poderia ter sido melhor, dois "puuuta" arranjadores com uma cantora que não deixa a desejar em nada, seria realmente impossível e dificílimo sair algo ruim. A alquimia foi perfeita. São 10 faixas no total e destacar alguma é um pouco injusto, mas vá lá, irei fazê-lo.

A faixa de abertura é uma delas, "Woman Of The Ghetto", pancadaria categórica, em "Liberation Conversation" é praticamente James Brown de saias, genial! Depois temos a citada "Califórnia Soul", sem comentários.

Escutem e me digam se não é de ficar tonto. Sugiro começarem por "Califórnia Soul", depois vocês escutam o volume na seqüência convencional. É isso aí!



Mais uma notificação. Da mesma maneira que na postagem dos Mutantes (1970), fui também notificado como infrator por essa da Marlena, sendo assim fica o texto mas o link de download sai, quem quiser a postagem completa me mande email, ou deixe recado no box do blog com seu email. Abração!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Marlena Shaw - 1969 - The Spice Of Life



Para Saber Mais: Marlena Shaw Homepage - Bio 1 - Marlena's MySpace


Postado Por Marcel Cruz

sábado, 7 de junho de 2008

Nancy Sinatra - Boots

"Boots", dos que ouvi foi o álbum de Nancy que mais gostei, é o primeiro dela e também foi lançado em 1966. O repertório é de um bom gosto tremendo e bem mais pra frente que o segundo, ela começou com a corda toda.

Os compositores escolhidos para integrar esse volume eram os mais badalados da época, como por exemplo a "duplinha" Lennon e McCartney (Beatles) e o rei da folk music Bob Dilan, além disso, temos ainda Mick Jagger, Keith Richards e companhia (The Rolling Stones) e Brian Wilson e Andy Gusher (Beach Boys).

O arranjo de "As Tears Go By" tem uma onda bem Bossa Nova, creio que a febre Jobiniana passou do pai pra filha, porque foi mais ou menos por essa época que Frank gravou um LP inteirinho em parceria com Tom Jobim. Bom demais ouvir Stones em ritmo de Bossa Nova, coisa que a galera vem fazendo hoje em dia e acha que esta inovando, modernizando,rsrsrsrsrsrs. Inovação em que? Moderno? Ê Faísca atrasada!

Mas enfim, voltemos ao "Boots", os demais arranjos, todos muito bem arquitetados e concebidos, tudo no lugarzinho certo e pensado magistralmente. Num deles, "In My Room", rola até uma citação de "Toccata em Ré Menor para Orgão" de Johann Sebastian Bach.

A voz de Nancy...

Pequena de fato, porém, muito bem usada, e posteriormente copiada por muuuuuita gente, basta começar a ouvir o álbum que a gente se depara com um: "Puxa vida, eu já ouvi isso em algum lugar!".

Pra fechar meus comentários digo que esse vale a pena do começo ao fim, sendo assim, o que que você está esperando?




Para Baixar e Sair Sacundindo: Nancy Sinatra - 1966 - Boots


Para Saber Mais: Nancy's Bio English - Clip 1 "These Boots Are Made for Walkin" Youtube1 - Clip 2

Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 3 de junho de 2008

Nancy Sinatra - How Does That Grab You?

Foi graças ao filme "Kill Bill" de Quentin Tarantino que conheci a música de Nancy Sinatra, até aquele momento ela era apenas um nome, nada além. A composição que faz parte da trilha sonora do filme é "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", apenas voz e guitarra, quem assistiu sabe bem o impacto que ela causa na abertura do filme, aliada a imagem criada por Tarantino é impossível sair imune. Logo em seguida, na locadora que trabalhei, chegou uma série de DVD's de Frank Sinatra, num deles tinha/tem o clipe, (Esse Aqui), de Nancy interpretando "Bang Bang" e mais algumas, inclusive fazendo duetos com o pai, gostei um monte e fui atrás.

Descobri esse álbum aí que tem a faixa mencionada e tantas outras tão boas quanto, porém, como nem todo álbum é perfeito, tem algumas chatinhas no meio, mas mesmo assim vale muito a pena. Outras que merecem destaque: "My Baby Cried All Night Long", "Sorry 'Bout That", "The Last Of Secret Agents" e "Lightning's Girl".

Ah! Esse é o segundo disco dela, na seqüência postarei o primeiro, por hora é isso...



Para Baixar e Sair Sacundindo: Nancy Sinatra - 1966 - How Does That Grab You?


Para Saber Mais: Bio Nancy Sinatra - Nancy's Homepage


Postado Por Marcel Cruz