terça-feira, 27 de maio de 2008

Serge Gainsbourg e Jane Birkin - Jane Birkin et Serge Gainsbourg

Quando me dei conta de que Jane Birkin era a garota que participou do filme "Blow-Up" de Antonioni, inevitavelmente tive que rever a cena toda que ela participa. Confesso que foi apaixonante rever a seqüência que dura cerca de 5 minutos e meio. Aqui tem a sequência.

Com Serge Gainsbourg não deve ter sido diferente, e como estavam próximos, tanto fisicamente quanto temporalmente, se casaram. O fato ocorreu em 1968, à partir daí Serge virou seu mentor. Esse é seu primeiro álbum, lançado em 1969.

O álbum segue a linha do genial, muito bem arranjado e com composições excelentes. É desse álbum, a versão clássica de "Je t'aime... Moi Non Plus", essa que quase todo mundo já ouviu, ela é realmente melhor que a versão com a Brigitte. Entre todas as faixas do álbum, três merecem destaque: a já citada 'Je T'aime...", a singelíssima "Orang Outan" e a genial "69 Année Érotique", desta última achei um clipe bem bacana e coloquei o link ali embaixo, se tiverem um tempinho, vejam.

O casamento de ambos durou pouco mais de 10 anos e rendeu uma filha, Charlotte Gainsbourg, que vem honrando o berço, mas esse assunto fica pro próximo post. Por hora é isso...

Ah! Pra quem se empolgou com ambos os discos que postei do Serge Geinsbourg e quiser encarar a discografia, vi que nosso amigo do blog EuOvo postou ela inteirinha, o link esta aqui é só chegar baixando.



Para Baixar e Sair Sacundindo: Serge Gainsbourg e Jane Birkin - 1969 - Jane Birkin et Serge Gainsbourg


Para Saber Mais: Bio Jane Birkin - Homepage Jane Birkin


Para Assistir e Sacundir: 69 Année Érotique - Orang Outan


Postado Por Marcel Cruz

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot - Bonnie And Clyde

Esse é outro francês que me fez e faz a cabeça: Serge Gainsbourg. Um dos artistas mais irreverentes que a França já teve, ele adorava uma polêmica. Gainsbourg tem uma discografia bastante grande, porém, de toda ela, apenas três álbuns eu realmente gosto por inteiro. Os três álbuns foram coincidentemente lançados na seqüência, ou seja, essa é a fase que me pegou de fato, dois são de 1968 e o outro de 1969.

Dos três vou postar dois a começar por esse aí: Bonnie And Clyde. Lançado em 1968 o álbum é simplesmente genial, a faixa que dá título é uma das que mais gosto, se não for a que mais gosto. Quem acompanha o compositor ao longo do álbum é a deslumbrante Brigitte Bardot que na época estava no auge. Não preciso falar que os dois tiveram um "affair" né? Pois então, tiveram mesmo, Serge Gainsbourg sempre em boa companhia.

O outro álbum de 1968 se chama "Initials B.B" e também tem a participação de Brigitte, tão foda quanto, mas esse é o que vou deixar de fora, até porque tem algumas faixas que se repetem nesse daqui.

Se você ainda não se ligou quem é o figurinha, ao ouvir a última faixa desse álbum vai saber, pois é a música mais famosa dele, e dúvido que você já não tenha ouvido. Fica como elemento surpresa. É isso, na seqüência virá o de 1969.


Para Baixar e Sair Sacundindo: Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot - 1968 - Bonnie And Clyde


Para Assistir e Sacundir: Bonnie And Clyde


Para Saber Mais: Serge's Homepage - Bio Serge Gainsbourg - Bio Brigitte Bardot


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Yann Tiersen - Tout Est Calme

Pra fechar o pacote Yann Tiersen, apresento o quarto álbum dele: "Tout Est Calme", lançado em 1999. Dos quatro esse é o mais melancólico e talvez o mais "estranho".

Para este álbum Yann convidou o trio francês "The Married Monk", a cantora Claire Pichet e o gutarrista Olivier Mellano, que juntos criaram uma atmosfera bem diferente dos outros álbuns, fato que contribui e faz com que ele seja mais interessante ainda.

É um disco excelente, o repertório é composto por 10 faixas, dentre as quais Yann optou por regravar "La Rupture" que ganhou nova roupagem. Bem mais econômica que na primeira versão a releitura inicia com piano, voz e teclado, na metade entra a guitarra de Olivier Mellano pra completar o arranjo, genial! Tudo muito sutil e com um puuuuta bom gosto.

Meu destaque vai para as seguintes faixas: Todas!!! rsrsrsrs.



Para Baixar e Sair Sacundindo: Yann Tiersen - 1999 - Tout Est Calme


Para Saber Mais: MySpace Yann Tiersen


Para Saber Mais: The Married Monk Homepage - Olivier Mellano Homepage - Claire Pichet


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 18 de maio de 2008

A coisa ta se expandindo!!!

Mais de 50.000 acessos!!!! O que dizer? rsrsrsrs

Só me resta agradecer. Valeu meus queridos!!!

Meu muito obrigado pelas visitas!!!

Abração se cuidem até...


"Sacundinbenblog: Um Blog Pra Quem Tem Sacundin!!!"


Carinhosamente: Marcel Cruz

sábado, 17 de maio de 2008

Yann Tiersen - La Phare

"La Phare", lançado em 1998 é o terceiro álbum de Yann Tiersen e tem uma atmosfera muito peculiar, pois ele consegue nos levar para diversos lugares, cada faixa é uma historinha diferente.

O álbum tem a mesma característica do anterior com um elemento a mais, os vocais agora foram divididos entre Yann e Claire Pichet.

Meu destaque vai para: "La Rupture", "Monochrome" e "Le Fromveur". O álbum todo vale muito a pena. Espero que vocês gostem!!! Fui!!!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Yann Tiersen - 1997#98 - La Phare


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Yann Tiersen - Rue Des Cascades

"Rue Des Cascades" foi lançado em 1996, é o segundo álbum de Yann Tiersen e o primeiro que ele faz uso de voz.

São duas faixas que possuem vocal, a faixa título: "Rue Des Cascades" e "Naomi". Quem interpreta, absurdamente bem diga-se de passagem, é uma cantora francesa chamada Claire Pichet, da qual nada sei além de seu excelente timbre de voz. A faixa que abre o álbum é o tema principal da trilha do filme citado no post anterior, quem assistiu vai reconhecer de cara.

A concepção do álbum segue a mesma linha do primeiro, tudo muito bom, muito único, muito Yann Tiersen, rsrsrs.

Creio que por hora é isso...


Para Baixar e Sair Sacundindo: Yann Tiersen - 1996 - Rue Des Cascades


Para Saber Mais: Yann's Biography


Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 13 de maio de 2008

Yann Tiersen - La Valse Des Monstres

Já que Sartre nos deu acesso e estamos no âmbito francês, vamos continuar nele, mas agora no circuito musical.

Eu, a torcida do Flamengo e mais metade do planeta deve ter ouvido o som de Yann Tiersen pela primeira vez através do filme "O Fabuloso Destino De Amèlie Poulain", um filme que se tivesse outra trilha creio que não causaria tanto impacto, foi a mistura exata e perfeita, nem mais, nem menos.

A trilha do filme é uma espécie de coletânea de vários trabalhos de Yann que figuram nos seus discos anteriores à 2001, aqui vou me restringir aos 4 primeiros.

Esse aí foi lançado em 1995 e é seu álbum de estréia. Um desfile de bom gosto, timbres, arranjos, composições, concepções, tudo muito bem pensado e executado com muito esmero. Não sei muito que dizer a respeito, o fato é que é mais do que bom ouvir isso, sendo assim, fico por aqui, a música dele tem autonomia suficiente e fala por si...



Para Baixar e Sair Sacundindo: Yann Tiersen - 1995 - La Valse Des Monstres


Para Saber Mais: Bio 1 - Yann's Homepage - Yann's MySpace


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 11 de maio de 2008

Jean Paul Sartre - A Náusea

Foi na angústia dos meus 16 anos que me deparei com esse livro, ele apareceu por acaso, na biblioteca pública daqui, dentre milhares de livros esse pulou nas minhas mãos. Eu que nesses meus recém feitos anos não sabia nem sequer quem era Jean Paul Sartre. Não sei dizer se ele me confortou ou contribuiu pra me deixar mais atribulado ainda, rsrsrs.

Por um lado foi re-confortante saber que a situação em que me encontrava naquele momento não era um caso isolado, porém, por outro, foi um bocado duro constatar que não era coisa passageira, era "real".

Esse foi o ponta-pé inicial de uma história que dura até hoje e sabe-se lá quando vai acabar, se é que um dia irá acabar de fato. Depois desse, vieram outros e mais outros, livros que penso ter que re-lê-los, pois aquele pré-adolescente cresceu e hoje tem outra visão das coisas. Creio que a porrada foi forte demais na época ou distante demais de meu entendimento. Lembro de que quando lia "A idade Da Razão", um colega de trabalho, bem mais velho, me olhou e disse: “- Marcel, daqui a cinco anos leia de novo”. Já se passaram 10 e eu ainda não o fiz, talvez tenha chegado o momento... ou não, talvez eu ainda não esteja preparado.


Para Baixar e Sair Sacunlendo: Jean Paul Sartre - 1938 - A Náusea - Opção 2


Para Saber Mais: Bio 1 - Bio 2 - Bio 3


Postado Por Marcel Cruz

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Nomo - New Tones

Mudando um pouco de ares, eis o meu mais novo vício: "Nomo", outra das melhores bandas de Afrobeat que conheci. Eles estão no mesmo patamar que Antibalas e Budos Band.

A banda é composta por mais de 15 músicos e pelo que entendi surgiu em Michigan/EUA, nos idos de 2005. Esse é supostamente seu primeiro álbum, o segundo, parece-me, que está no forno e quase pronto.

A sonoridade que conseguiram criar é de muito bom gosto e totalmente enraizada no mestre maior Fela Kuti, com pitacos de FreeJazz, música Minimalista e mais um milhão de outras coisas.

Não posso deixar de agradecer o João Vitor, vulgo "Sono", que me apresentou essa preciosidade na semana passada, ou foi nessa? Enfim, chapei demais valeu mesmo Vitor!!!

Aí embaixo vocês encontrarão mais coisas a respeito, biografia, MySpace, vídeos no Youtube e é isso, divirtam-se!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Nomo - 2006 - New Tones


Para Saber Mais: Nomo's Homepage - Nomo's MySpace


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cláudia - Cláudia, Você Cláudia

Desculpem a ausência, mas com esse post com certeza vou me redimir, rsrsrs.

Pra quem ficou extasiado com o disco da Dóris, se prepare pra não ter um infarto! "Cláudia, você Cláudia" é pancadaria da mais alta linhagem, lançado também em 1971 o álbum conta com arranjos de dois monstros, dois alquimistas do som. O primeiro é o já conhecido Geraldo Vespar, ele mesmo, o responsável pelos arranjos da Dóris ali embaixo, e o segundo é Orlando Silveira.

O repertório é simplesmente fenomenal. A primeira vez que ouvi "Panema Leblon", a terceira faixa do lado A... não quis mais parar de ouví-la, sem explicação. Só ouvindo pra ter idéia do que falo, o violão entra rasgando tudo, orgão 'a la' Jimmy Smith, percussão e voz !!! Em seguida o delírio de quem ouve aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!!!!!! Isso que os metais nem apareceram ainda!

Essa entrou no meu top list e vai ser difícil sair de lá.

Todas as faixas são realmente excelentes, é um disco perfeito que já nasceu sendo clássico.

De Cláudia pouco se sabe apesar de seus "20 e poucos" álbuns lançados. A única coisa que consegui foi uma mini-biografia no CliqueMusic. Numa crônica sobre a cidade, que li por acaso, o escritor menciona que ela esteve em Curitiba na época, e, se não me engano, tocou no Clube Curitibano acompanhada do SamJazz Quintet (grupo daqui).

Conselho de amigo: antes de ouvir tenha em mãos o telefone do seu cardiologista, hahahahaha.

"...Soul Soul Panema, Soul Soul Leblon..."


Para Baixar e Sair Sacundindo: Cláudia - 1971 - Cláudia, Você Cláudia


Para Saber Mais: Entrevista - MySpace - Bio 1


Comuna No Yorgute:  Claudia


Postado Por Marcel Cruz