domingo, 30 de setembro de 2007

Jorge Ben - Samba Esquema Novo

Já que toquei no assunto não consegui resistir. "Samba Esquema Novo" álbum de estréia Jorge Beniana, não foi sua primeira gravação pois isso ocorre um ano antes (1962) no disco "Tudo Azul" do Organista Zé Maria. São deste Lp as clássicas "Mas, Que Nada", "Balança Pema", "Chove Chuva" e "Por Causa De Você", como já havia sido dito no post anterior todos os arranjos foram feitos por J.T. Meirelles, que trouxe junto com Jorge o que mais tarde conheceríamos como Samba-Jazz e Samba-Rock.

É um disco marco que influenciou e influencia muita gente até hoje. Outras composições que merecem destaque são "Vem, Morena, Vem" minha preferida, "Tim, Dom, Dom", "Quero Esquecer Você" e "Menina Bonita Não Chora".

Esse foi outra boiada que caiu nas minhas mãos pois paguei apenas 5 reais no vinil, impecável diga-se de passagem rsrsrsrs. Além das oficiais acrescentei as duas faixas gravadas por ele no álbum do Zé Maria, ou seja, a estréia de fato de Jorge em disco, as músicas são: "Mas Que Nada" e "Por Causa De Você" essa sem o X no você, rsrs. Creio que por hora é isso, na sequência postarei os demais... Salve Jorge!!!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Jorge Ben - 1963 - Samba Esquema Novo


Para Saber Mais: RadioBen.Net, Jorge Ben Homepage


Postado Por Marcel Cruz

sábado, 29 de setembro de 2007

Meirelles e Os Copa 5 - O Som

Outro figurinha que foi violento! J. T. Meirelles, saxofonista e flautista responsável pelos arranjos dos dois primeiros álbuns de Jorge Ben, aquele arranjo de "Mas Que Nada" que chega aos ouvidos e gruda, foi invenção dele. Além disso, o sujeito tocou com meio mundo deu aula pra outra metade e foi pioneiro na criação de um estilo: "O Samba-Jazz" . Esse álbum é o marco inicial, em "Samba Esquema Novo" já encontramos vestígios do que estava por vir. A questão toda é que o indivíduo além de ser "fuderosíssimo, um verdadeiro monstrinho" (rsrs) só andava em boa companhia, haja visto pelo time que o acompanhava... Na bateria: Dom Um Romão, Piano: Luiz Carlos Vinhas, Pedro Paulo: Trompete e Manoel Gusmão no Baixo. O segundo álbum dele tem Eumir Deodato no piano, Edison Machado na bateria, Roberto Menescal no Violão e Waltel Branco na guitarra! Vê se eu agüento uma coisa dessas! rsrsrs. Bom por hora é isso para saber mais detalhes entrem nos links aí abaixo.

Ah! Sim, foram os arranjos feitos pro Jorge Ben que me levaram até ele. Bom SOM pra vocês... rsrs

Para Baixar e Sair Sacundindo: J. T. Meirelles e os Copa 5 - 1964 - O Som


Para Saber Mais: Bio J.T. Meirelles, Uma Resenha d'O Som, Outra Resenha d'O Som


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Moacir Santos - Coisas

Mudando um pouco de ares, porém, ainda no Brasil quem chega por aqui e com muito Sacundin é o pernambucano Moacir Santos. Moacir foi um dos maestros mais "alto nível" que tivemos e influenciou meio mundo, figurinha de suma importância no meio musical na época da bossa nova e do cinema novo. O álbum "Coisas" é sua obra prima, foi lançado em 1965 pelo selo Forma e algumas faixas contidas nele foram trilha dos filmes: "Ganga Zumba" de Cacá Diegues e "Os Fuzis" de Ruy Guerra, ambos lançados em 1964. Essas trilhas acabaram sendo uma espécie de preparo para o disco em si. O Lp disso, é raríssimo e disputado a tapa se encontrado rsrsrsrs, graças ao meu bom jesuisinho e para nossa alegria a DubasMusic relançou essa preciosidade em Cd.

A música do Moacir chegou até mim através de um programa de rádio que se chamava "No Balanço da Bossa" programa que era apresentado e produzido pelo saudosíssimo Paulo Friebe, a abertura do programa era "Coisa nº 1" , depois disso ouvi "Nanã" que é a "Coisa nº5" na voz de Wilson Simonal, "Coisa nº2" na gravação de Baden Powell... Pronto! De novo o Marcel ficando louco e fissurado quase em crise a procura de mais Moacir, fui conseguir cópia disso muito tempo depois. Pelo menos consegui e agora posso compartilhar com vocês!

Bom... Acho que é isso se preparem pra essa "coisarada" que ta chegando, pois é pura violeeeeencia! Abração! Fui!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Moacir Santos - 1965 - Coisas


Para Saber Mais: Biografia Moacir Santos, Texto de Ruy Castro Sobre, Outra Bio


Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Sidney Miller - Do Guarani ao Guaraná

Com participações especialíssimas "Do Guarani Ao Guaraná", segundo álbum de Sidney Miller foi lançado em 1968, ano em que o Tropicalismo era oficializado e de muito tumulto no país todo, não lembro onde, mas li um texto em que dizia que este álbum era uma espécie de protesto ou resposta ao tropicalismo, não sei se por não ser muito fã das guitarras ou talvez até mesmo por "xenofobia" fato que não faz sentido se levarmos em conta o terceiro disco dele, mas enfim, tava no texto (mas não tomem como verdade, pois preciso apurar as fontes dessa informação).
O álbum. Tão bom quanto o anterior. Letras excelentes melodias idem, os participantes? Bom... Vamos lá: MPB-4, Nara Leão em "Maria" combinação perfeita, Jards Macalé, Paulo Moura, Paulinho Da Viola e Gal Costa.
Além das 13 faixas oficiais acrescentei sete faixas bônus: "Nós Os Foliões", gravada por Paulinho em 1982, "Deixa Rolar", também com Paulinho gravada em 1975 e "É isso Aí", gravação original lançada em 1970 num compacto do selo Equipe (essa foi difícil conseguir, mas consegui e esta aí, presentinho pra vocês) interpretada pelo próprio Sidney. As outras quatro foram interpretadas por Dóris Monteiro e fazem parte se seus álbuns de 1971 e 1972, são elas: "É isso aí" (1971), talvez a gravação mais conhecida dessa música, "Alô Fevereiro", "Essa Menina" e novamente "Ora Acho Que Vou-Me Embora" (1972).
É isso aí!!! rsrs Espero que gostem!
"...A vaidade não sossega, Quando a sorte anda por perto, Mas o tempo se encarrega, De mostrar quem esteve certo, Fez de mim o que queria, E hoje vem como quem chora, Me pedindo pra lhe perdoar, Ora, acho que vou-me embora..."

Para Baixar e Sair Sacundindo: Sidney Miller - 1968 - Do Guarani ao Guaraná


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Sidney Miller - Sidney Miller


"... Só quero lhe dizer com toda honestidade, que só faz um verso de verdade, quem tiver verdades pra dizer...”.
Essa é apenas parte da refinadíssima letra de "Argumento", samba de Sidney Miller lançado no álbum homônimo em 1967. Sidney na minha opinião e na de quem conhece é um dos compositores mais elegantes da nossa música e que deveria ser redescoberto (pra isso tem a gente aqui né? rsrsrsrs). Talvez as obras mais conhecidas dele sejam: "A estrada e o violeiro", defendida por Nara e Sidney no festival da Record de 1967 ganhando o premio de melhor letra (que coisa linda, até isso tinha nessa época), "O Circo", que se bem me recordo foi trilha do filme "Os Saltimbancos Trapalhões" e fez parte da infância de toda uma geração, ambas as músicas estão nesse disco aí, e de uns tempos pra cá a música dele que fez um certo sucesso foi "É isso aí", regravada por Paula Lima e "Alô Fevereiro", na voz da maravilhosa Roberta Sá.
Bom... Sidney Miller gravou apenas três álbuns, esse em 1967, em 1968 ele gravou "Do Guarani ao Guaraná", um espécie de resposta ao Tropicalismo (que postarei na seqüência) e em 1974 o "Línguas de Fogo", que a meu ver nem parece ser da mesma pessoa, totalmente outra proposta, não me agrada muito. Além das músicas que ele mesmo gravou existem várias outras gravadas por Paulinho da Viola, Nara Leão, Doris Monteiro entre outras feras do meio. Junto com as músicas eu coloquei um arquivinho com as letras, ele realmente tinha muitas verdades pra dizer... Meu primeiro contato com Sidney foi através do samba "Maria Joana", gravado no primeiro disco de Caetano e Gal "Domingo", depois veio a "Estrada e o Violeiro", e a sede começou a aumentar, tive que correr atrás de tudo que o cara tinha feito, viciei e agora to passando a bola pra vocês, sem largar a minha é claro! Hahahaha
Aproveitem ao máximo, esgotem esse disco que vale muuuito a pena, na seqüência vem mais...
"...Se a dor é tanta, Vem comigo, conta e canta, Que tristeza lhe amedronta? Que paixão te desencanta? Põe teu copo em minha mesa, Deixa a dor por minha conta, Que teu pranto com certeza, nunca mais há de voltar..."

Para Baixar e Sair Sacundindo:  Sidney Miller - 1967 - Sidney Miller


Para Saber Mais: Biografia Sidney Miller, Mais Outra e um texto


Para Assistir e Sair Sacundindo: A Estrada e o Violeiro


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 23 de setembro de 2007

Heitor Dos Prazeres - Heitor Dos Prazeres e Sua Gente

Outro figurinha importante no meio musical brasileiro foi Heitor Dos Prazeres e não só na música como nas artes plásticas, o cara foi polivalente! Representou o Brasil em várias exposições e bienais. A composição que creio ser a mais conhecida dele foi feita em parceria com Noel Rosa e se chama: Pierrot Apaixonado é de 1936 e faz sucesso até hoje. Nesse álbum aí de 1957 ele já começa criticando a moda da época com a música "Nada de Rock Rock" que é genial rsrsrsrs a letra inicia assim: "...Moçada o nosso caso no Brasil é samba, é um pandeiro uma mulata e um crioulo com passo de bamba, um violão uma cuíca uma mutala cheia de miçanga, Nada de Rock Rock, de Rock Rock, nós queremos é Samba..." hahahahahaha, outras geniais: "Tudo Acabado", "Mulher de Malandro" o baião "Êta Seu Mano" e é claro a já citada "Pierrot Apaixonado" que fecha o álbum. Creio que vocês vão gostar... Então vamos lá...

"Vem pro samba mulata, cai no samba mulata, Vem pro samba mulata, cai no samba mulata, Vem pro samba mulata, cai no samba mulata..." rsrsrsrsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: Heitor Dos Prazeres - 1957 - Heitor Dos Prazeres e Sua Gente


Para Saber Mais: Heitor Dos Prazeres Homepage Biografia Mais outra e outra, Agora chega! rsrsrsrs


postado Por Marcel Cruz

sábado, 22 de setembro de 2007

Cartola - Verde Que Te Quero Rosa

Outro tesouro garimpado! Vocês tão levando uma overdose de Cartola, rsrsrsrs, mas fiquem tranqüilos que essa não mata (pelo menos creio que não rsrsrsrs). Verde Que Te Quero Rosa terceiro álbum do mestre mangueirense lançado em 1977, coisa finíssima que não deixa barato pros anteriores, composições como sempre do mais alto nível, uma poesia que toca corpo e alma de uma só vez, fico me perguntando de onde vem tamanha inspiração, até então não ouvi uma composição de Cartola que julgasse ruim ou mal feita, isso não existe na obra dele.

As que mais gosto são: "Nós Dois", existe uma singeleza nessa letra sem igual, em conjunto com a melodia então não sei nem o que dizer, em "Tempos Idos" ele tece um histórico da evolução do samba que é lindo de ouvir, o samba e a conquista de seu reinado, "Grande Deus", "Pranto De Poeta" que conta com a participação de Nelson Cavaquinho (outro gênio) e "A canção que Chegou".

Não sei de quem é a foto da capa só sei dizer que o fotógrafo foi muito feliz nessa composição, que capa alucinante!!! Esse é outro disco que é facinho facinho de viciar...


Para Baixar e sair Sacundindo: Cartola - 1977 - Verde Que Te Quero Rosa


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cartola - Cartola 1976

Segundo álbum de Cartola. Tão genial quanto o primeiro, esse talvez seja o disco mais conhecido dele, pois contém as clássicas "O mundo é um moinho" e "As rosas não falam", mas as minhas preferidas são: "Minha" que tem uma letra excelente vejam:

"Minha, quem disse que ela foi minha, se fosse seria a rainha, que sempre vinha aos sonhos meus... Minha ela não foi um só instante, como mentiam as cartomantes, como eram falsas as bolas de cristal... Minha, repete agora essa cigana, lembrando fatos envelhecidos, que já não ferem mais os meus ouvidos", "Não posso viver sem ela", "Aconteceu" e "Sei chorar" olhem essa letra:

"Sei chorar, Eu também já sei sentir a dor, Estou cansado de ouvir dizer, Que aprende-se a sofrer no amor / Hoje eu choro, E a mulher que adoro talvez, Caída em braços de outro sorrindo, Repete as mesmas promessas mentindo / Fui iludido, Sim, pela primeira vez no amor, E quase sempre seu nome repito, Em cada frase um suspiro de dor."

O contexto é o mesmo do post anterior, ou seja,...Chora, disfarça e chora... rsrsrsrs. Essa capa é das melhores, quem está do lado de Cartola é Dona Zica, sua mulher, o relacionamento dos dois era lindo, boa parte das composições dele foram dedicadas pra ela. Bom... É isso! Amanhã tem mais...


Para Baixar e Sair Sacundindo: Cartola - 1976 - Cartola


Postado Por Marcel Cruz

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Cartola - Cartola 1974

Foi mais ou menos por esses dias de 2003 que eu compreendi a genialidade e a verdade contida na obra de Cartola. Você deve estar se perguntando (ou não rsrsrs) o porquê ou de que maneira ou até mesmo como assim uma data específica. Pois então, é claro que eu já conhecia a música de Cartola, mas ainda não conhecia a dor de um término de relacionamento... Foi nesse período que aquela coisa toda que começou ao som de Manu Chao (ver post do “... proxima estacion... Esperanza") se encerra. Chorei muito ouvindo esse disco, a fossa com Cartola é muito mais fossa, rsrsrsrs elegantíssima, porém dolorosa. A maestria com que ele diz as coisas bate no peito de um jeito que se você se identifica com a situação o soluçar é inevitável. Já gostava, passei a amar, canções como "Disfarça e Chora" que já começa castigando: "a pessoa que tanto querias, antes mesmo de raiar o dia, deixou sua escola por outro, ó triste senhora...” ou ainda: "Sim"... Sim, deve haver um perdão, para mim, senão nem sei qual será, o meu fim, para ter uma companheira, até promessas fiz, consegui um grande amor, mas eu não fui feliz (não se encaixava no meu caso, porém, me fazia chorar igual rsrsrs) e mais em "Acontece": Esquece nosso amor, vê se esquece, porque tudo no mundo acontece, ... , acontece que meu coração ficou frio, e o nosso ninho de amor, está vazio, se eu ainda pudesse fingir que te amo aaaaah! Se eu pudesse, mas não posso não devo fazê-lo, isso não acontece... Com essas já deu pra ter uma noção do estado em que me encontrava rsrsrsrs aos prantos!!!! Imaginem as demais que vocês ouvirão. Esse aí é o primeiro disco dele e foi lançado em 1974, na seqüência virão: o segundo que é de 1976 e o terceiro lançado em 1977. Por hoje é isso, bom deleite ou se tiverem na situação... Boa fossa... (que cruel rsrsrsrs)


Para Baixar e Sair Sacundindo: Cartola - 1974 - Cartola


Para Saber Mais: Biografia Cartola, Outra, E Mais outra, e Mais uminha


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Moreira Da Silva - O Último Dos Mohicanos

"A nata"! O mais alto escalão da malandragem se encontra aqui! Kid Morangueira (o famoso rei do gatilho) ou "apenas" Moreira da Silva "O Tal", rei e criador do samba-de-breque. Esse figura fez história no meio musical brasileiro, e muuuita história, imaginem vocês que o dito cujo viveu até os 98 anos, (é mole? se você tiver com um tempinho vale a pena ler a biografia no link abaixo). Bom... eu conheci o Morengueira através de minhas pesquisas musicais e confesso que chapei de prima! É muita lábia rsrsrsrs não tem como não cair o cara é realmente... Putz! Falta a expressão, o que quer que eu escreva não vai condizer rsrsrs o cara é meu ídolo! rsrsrsrs. Esse álbum aí é de 1963 e é um dos primeiros Lp's da extensa discografia "Morengueirense". Atenção para as letras que é onde mora toda a graça da coisa, sem contar que é um som cheeeeeio de sacundin. Por hora é isso, só digo uma coisa: Escutem! Agora é o seguinte... Não vou me responsabilizar por vício de ninguém hahahahahahaha Abraços!


Para Baixar e Sair Sacundindo: Moreira Da Silva - 1963 - O Último Dos Mohicanos


Para Saber Mais: Biografia Moreira Da Silva, Outra E Mais Outra


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 16 de setembro de 2007

Paulo Moura - Confusão Urbana, Suburbana e Rural

Voltando pra terrinha e inaugurando a seção de samba e choro apresento um dos melhores álbuns do gênero: Confusão Urbana, Suburbana e Rural é considerado um "divisor de águas" dentro do choro, foi lançado em 1976 e trouxe inovações pra linguagem "chorística". Paulo Moura é uma figurinha que também vem da escola Bossa Nova fez e ainda faz história no meio musical brasileiro, visto que está na ativa e com todo o vigor de seus 75 anos completados no último 15 de Julho. Não vou ficar "enchendo lingüiça" aqui rsrsrs no link abaixo você encontrará detalhes mais consistentes e relevantes. O disco:

Como já foi dito é um dos melhores do gênero, foi produzido por... Vejam vocês, Martinho da Vila.

"Destaque do ano de 1976 e é considerado um marco da musica instrumental popular brasileira, fascinou o público e a crítica especializada ao misturar percussão afro-suburbana a instrumentos de sopro de big bands e aos chorões”.

O disco já abre com um tema que virou clássico do choro chamado "Espinha de Bacalhau" (do clarinetista e maestro Severino Araújo responsável pela Orquestra Tabajara) Paulo Moura toca numa velocidade surreal, dificílimo de executar, o figurinha sai esmerilhando mesmo, além dessa meu destaque vai para "Bicho Papão e Tema do Zeca Da Cuíca" de Martinho, Paulo e Wagner Tiso, a ambiência criada é... putz não sei nem o que dizer rsrsrs é muuuuuito bom, outra que acho excelente é "Peguei a Reta" choro de Porfírio Costa, mas a que mais gosto é "Dois Sem Vergonha" de Paulo Moura e Wagner Tiso: prestem atenção na swinguera e na textura do arranjo. Sem palavras pra descrever o quanto esse disco é foda. Agora é a vez de vocês terem esse prazer, então... Vamos lá!


Para Baixa e Sair Sacundindo: Paulo Moura - 1976 - Confusão Urbana, Suburbana e Rural


Para Saber Mais: Paulo Moura Homepage


Postado por Marcel Cruz

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Amadou et Mariam - Tje Ni Mousso

Mudando um pouco de ares, porém, nem tanto, vamos desembarcar na África, no Mali especificamente, pra apresentar a música desses dois aí: Amadou et Marian, um casal de cegos que tem uma musicalidade absurda, vocês não tão entendendo!!! rsrsrs é fooooooooooda mesmo uma swinguera, um groove sem igual, não tenho muita informação a respeito deles mas nos links abaixo vocês vão encontrar, o que eu posso dizer com propriedade é que esse álbum é realmente muito bom. 

Outra coisa que acabei de saber é que o último disco deles foi produzido pelo Manu Chao (caraca!!!! agora vou ter que achar isso!), voltando pra esse meu destaque vai para as faixas: "Djagnèba", a segunda do álbum... a voz dessa mulher é de foder!!!! Maravilhosa, os metais também tão demais, outra excelente é a "Bali Maou", sem palavras... Boas têm várias outras, escutem e me digam o que acharam. Ah! Esse é o segundo disco deles.


Para Baixar e Sair Sacundindo: Amadou et Marian - 1999 - Tje Ni Mousso


Para Saber Mais: Amadou et Marian Homepage


Postado Por Marcel Cruz

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Raulzinho e Impacto 8 - Internacional Hot

Com esse disco cai por terra minha "Trilogia da gênese do Funk Brasileiro" e vira "Quadrilogia" rsrsrs nem sei se isto existe, mas enfim, esse disco é do mesmo ano de "Dom Salvador" ou seja, 1969, o único detalhe é que a não ser por algumas letras em português ele não faz nenhuma fusão com qualquer ritmo brasileiro, é funk gringo executado por brasileiros, diferente de Dom, nesse caso é mais influência direta ou releitura (sei lá rsrs) do que uma inovação, mas isso não tira o mérito do disco que por sinal é excelente, vejam vocês que tem algumas figurinhas que fizeram parte de todos esses projetos como o mestre dos metais (citado num dos posts anteriores) Oberdan Magalhães. Aqui ele entra somente como músico, mas deixando seu recado muito bem dado. Fora isso outra pessoinha que dá as caras por aqui é o Baterista e percu Robertinho Silva. O álbum é uma groovera só e também não te deixa ficar parado, então... demorô né? S'imbora sacundir...


Para Baixar e Sair Sacundindo: Raulzinho e Impacto 8 - 1969 - International Hot


Para Saber Mais: Biografia Raul De Souza Mais outra


Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Dom Salvador - Dom Salvador

Eis aqui a Gênese do Funk Brasileiro! (Samba Funk Samba Soul) Dom Salvador álbum gravado em 1969 que se tornou peça fundamental e serviu como norte para uma estética que desembarcava na terrinha a todo vapor, esse é um dos primeiros discos brasileiros com características funk, depois dele surgiram vários outros. Dom Salvador vinha duma linhagem bossa nova ou MPM (Música Popular Moderna) como alguns denominavam, antes desse álbum Dom trabalhou, entre tantos, com Elis Regina e Waltel Branco além de encabeçar dois projetos fabulosos: o Dom Salvador Trio e o espetacular Rio65 Trio junto com o baterista Edison Machado (que logo logo vai pintar por aqui) . "Infelizmente estão faltando três faixas nesse post que tirei por estarem com problema" corrigindo: Felizmente graças ao meu queridíssimo e recente amigo virtual Tárcio Menezes, o álbum está completo, na íntegra, com todas as faixas em perfeito estado. Com este vocês terão uma idéia bem consistente do som que tava começando a se fazer presente de fato por aqui. Então é isso... Com vocês: Dom Salvador!



Para Baixar e Sair Sacundindo: Dom Salvador - 1969 - Dom Salvador (Novo Post - Completo) - ou - Aqui


Para Saber Mais: Pequena Biografia de Dom Salvador


Postado Por Marcel Cruz

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dom Salvador e Abolição - Som, Sangue e Raça

Esse é o segundo álbum que forma o que chamo de "trilogia da gênese do funk no Brasil", e um dos melhores discos do gênero que já ouvi. Formado em 1971 esse grupo durou apenas um ano, ou menos talvez, mas fez história, pois dele, originaram outros como a Banda Black Rio encabeçada por Oberdan, integrante dos mais importantes do Abolição e mestre indiscutível dos metais. Com composições cheias de swingue e brasilidade, muitas que já tinham sido gravadas no álbum de estréia de Dom Salvador ganham aqui uma roupagem de deixar qualquer neguinho louco pra cair no sacundin. Do álbum só uma acho realmente dispensável e que a meu ver destoa do todo: "Evo" chechelenta!!! rsrsrs as demais... Uma melhor que a outra, as que merecem destaque são: "Uma Vida" boa pra ouvir ao acordar rsrsrs, "Number One" a mais foda, "Folia De Reis" preste atenção na linha de baixo feita pela Tuba e nos trompetes chorosos excelentes, "Samba do Malandrinho" o improviso que tem no meio é muuuito bom e "Tio Macro" que fecha o disco... Agora é só baixar e... "Alegria, (alegria), Alegria (alegria) é a manhããã de um novo dia..." rsrsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: Dom Salvador e Abolição - 1971 - Som, Sangue e Raça


Para Saber Mais: Dom Salvador Homepage


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 9 de setembro de 2007

Toni Tornado - Toni Tornado

Esse álbum fecha a trilogia da gênese do funk no Brasil. É ele mesmo minha gente! Aquele figurinha que vocês vêem nas novelinhas da globo: Toni Tornado ou simplesmente "Tornado!". Muitos não fazem a menor idéia ou imaginam que existiu essa faceta na carreira dele. James Brown ficaria orgulhoso se ouvisse esse disco, lançado em 1972 o álbum foi todo orquestrado e tocado por Dom Salvador (O Pai Do Funk Brazuca). Essa época Toni só andava em boa companhia, haja visto pelo seu primeiro disco lançado em 1971 e orquestrado por "monstros" como Paulo Moura, Waltel Branco, Leonardo Bruno e Orlando Silveira além do já citado Dom Salvador. É impossível ficar parado ao ouvir o álbum aqui postado, todas as faixas são de tirar o fôlego e a maioria é de autoria do próprio Toni. Meu destaque vai para: "Não Grile A Minha Cuca" Dom Salvador esmerilhando no Piano, "Torniente", "Podes Crer, Amizade" hit da época, "Aposta" maior quebradeira!, "Uma Idéia" de Marcos e Paulo Sergio Valle, arranjo e letra fenomenal (é um lamento e é a que mais gosto) e "Tornado" influência de James Brown? Magiiiiiiiina... Impressão tua! hahahahahaha. "... I get a new song!!!..."


Para Baixar e Sair Sacundindo Meeeeeeeesmo: Toni Tornado - 1972 - Toni Tornado


Para Saber Mais: Pequena Biografia Toni Tornado Mais outra


Postado Por Marcel Cruz

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Erasmo Carlos - Carlos, Erasmo...

Mais uma de cair o queixo, eis aí outro álbum arranjado por Chiquinho de Moraes. "Carlos, Erasmo..." foi lançado em 1971 e marca a estréia de Erasmo na Philips.

O álbum contou com um time de primeira na sua execução e também com participações especialíssimas como as de Lanny Gordin e Liminha. Com uma produção impecável esse é considerado o disco de maior importância na carreira de Erasmo, e a meu ver, não sei se é o mais importante, mas, que é o melhor álbum dele, ah isso é!

Cinco das onze faixas merecem destaque: "É preciso dar um jeito meu amigo", "Dois animais na selva suja da rua" do Taiguara, "Mundo Deserto", "26 anos de vida normal" de Marcos e Paulo Sergio Valle e "Agora ninguém chora mais" de Jorge Ben, (esse é um dos melhores arranjos que já ouvi até hoje). Além dessas eu acrescentei outras 3 faixas que fazem parte do álbum anterior também arranjado por Chiquinho de Moraes (Erasmo Carlos e Os Tremendões), são elas: "Gloriosa", "Coqueiro Verde" música que virou uma espécie de hino samba-rock e "Saudosismo" de Caetano Veloso, atenção para o arranjo dessa, é surreal.

Esse disco me tira do chão desde que ouvi a primeira vez. Chega de papo né? Vamos ouvir isso aí logo...

“... é preciso dar um jeito meu amigo... é preciso sim, é preciso sim...”.


Para Baixar e Sair Sacundindo: Erasmo Carlos - 1971 - Carlos, Erasmo...


Para Saber Mais: Erasmo Carlos Homepage


Postado Por Marcel Cruz

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Os Novos Bahianos - É Ferro Na Boneca!

Já que a pauta está sendo o início dos anos 70, vamos dar continuidade com outra peça rara que aparece dando ponta pé inicial tanto na década, como na própria carreira... "Ferro na Boneca" álbum de estréia do então ainda desconhecido grupo "Novos Bahianos" (note-se que havia até um "h" no nome que foi retirado logo no segundo disco), o grupo era formado apenas por Moraes Moreira, Galvão, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor. Eles foram apresentados por Tom Zé ao diretor da RGE que na época era João Araújo (um dos principais produtores daquela moçadinha toda do movimento tropicalista). O álbum que levou poucos dias pra ser produzido teve seu lançamento em Fevereiro daquele ano. Outro "detalhe" (que na verdade não é detalhe), é com relação a quem assina os arranjos e dá toda a cara pro álbum, adivinhem quem foi?...... siiiiiiiiiiiiiiim minha gente ele mesmo de novo, o meu herói, mestre maior do qual muito pouca informação tenho... CHIQUINHO DE MORAES, chego ao "exagero" de dizer que este deveria ser um disco de Chiquinho de Moraes com participação especial dos Novos Bahianos hahahahahaha (que foda!). Leia isso:

Comentário feito por Moraes Moreira a respeito:

“Éramos somente nós cantando... de instrumento somente meu violão. Chiquinho De Moraes fez todos os acompanhamentos, pois Pepeu e Jorginho ainda não tinham entrado para o grupo”.

Ou seja, toda a estética sonora contida no disco é praticamente dele, quando vocês estiverem ouvindo, talvez compreendam o que digo. Com esse disco meio que fecho uma trilogia do Chiquinho, (tem outro álbum que ele participa que também é de cair o queixo e que postarei na seqüência), uma pena se saber muito pouco a respeito, pode ser que eu não esteja procurando direito, ou pode realmente não existir, porém, assim que conseguir informações vocês com certeza também saberão!

O Lp saiu com 13 faixas das quais 9 delas fizeram parte da trilha sonora de dois filmes do cinema marginal brasileiro: "Caveira My Friend" do diretor Álvaro Guimarães e "Meteorango Kid: o Herói Intergaláctico" do diretor André Luiz Oliveira.

Além das 13 faixas oficiais do Lp eu acrescentei mais 7 faixas, 6 que saíram em compacto duplo no mesmo ano e outra que faz parte do segundo Lp de Tom Zé. Tem várias que merecem destaque, mas vou citar apenas 4, são elas: "Eu De Adjetivos" prestem atenção nos trumpets, "Outro Mundo, Outro Mambo", "Baby Consuelo" essa é o ápice da lisergia, e "Tangolete" música e letra excelentes além do arranjos de cordas que dispensam comentários, escutem. Por hora é isso...

"...é pluft, pluft, pluft, pluft, pluft é ferro na boneca é no gogó neném... " rsrsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: Os Novos Bahianos - 1970 - É Ferro Na Boneca!


Para Saber Mais: Biografia Novos Baianos


Para Assistir e Sacundir: Novos Baianos RadiolaTrama


Postado Por Marcel Cruz


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Gal Costa - Le Gal

Uma Gal que já não existe mais... Mas que está a todo vapor na memória dos sulcos dum disco de vinil.

O ano é 1970, ano de extrema fertilidade musical no mundo todo, esse álbum é uma coisa sem igual, impar, único (quanta redundância! pelamordedeus!!! rsrs) ta bom, ta bom, chega de enrolar... Então retomando...

1970! E arranjado por quem?... Ele de novo o fabuloso Chiquinho de Moraes com uma mãozinha de Jards Macalé e do guitarrista mais visceral de toda a música brasileira: Lanny Gordin. A capa foi feita por Helio Oiticica (é mole?) e o disco ainda tem participações especialíssimas como as de Tim Maia e Erasmo Carlos.

Neste post além das oficiais do Lp incluí mais quatro faixas bônus que saíram num compacto duplo no início de 1971, são elas: "Você não entende nada", faixa que está numa tiragem de 2º edição deste disco e que foi incluída às pressas e em cima da hora devido ao sucesso da mesma. Depois vem a divertida "Zoilógico", de Gilberto Gil, "Sua Estupidez", de Roberto e Erasmo Carlos e pra fechar com chave de ouro a versão original de "Vapor Barato", de Macalé e Wally Salomão.

Sem palavras pra descrever! Escutem e depois me digam se esse álbum não é realmente dos mais absurdos... é muita música! Boa viagem com a musa tropicalista...

"...come on... come on, come on, come on and love, come on, come on, come on and try, come on, come on, come on and die..." rsrsrs


Para Baixar e Sair Sacundindo: Gal Costa - 1970 - Le Gal


Para Saber Mais: Gal Homepage


Postado Por Marcel Cruz

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Elis Regina - Ela


Inacreditável e Violento! É isso que esse disco é, se prepara que é uma porrada atrás da outra, só pancadaria rsrsrs, a meu ver é o melhor álbum dela. Lançado no início dos anos 70 o disco como um todo é impecável, foi produzido por Nelson Motta e arranjado por Chiquinho de Morais, (vocês vão me ouvir falar muito desse cara ainda). A concepção do arranjo de "Estrada Do Sol" (Tom Jobim) é digno de trilha de filme, tem todo o clima daquelas tramas policiais década de 70, fora isso outras composições que merecem destaque são: "Black is Beautiful" de Marcos e Paulo Sergio Valle, "Cinema Olympia" e "Os Argonautas" de Caetano Veloso, "Mundo Deserto" de Roberto e Erasmo Carlos, "Aviso aos navegantes" e "Falei e Disse" de Baden e Paulo Cesar Pinheiro, "Ih! Meu deus do céu" de Ivan Lins, "Golden Slumbers" dos Beatles e a faixa título "Ela" que é do César Costa Filho com letra do Aldir Blanc... Putz! Falei todas!!! rsrsrs... Bom... é isso mesmo! Esse é outro disco fuderosíssimo que vai fazer vocês sairem sacundindo pra valer!

Para Baixar e Sair Sacundindo: Elis - 1971 - Ela


Para Saber Mais: Elis Homepage


Postado Por Marcel Cruz



segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Som Três - Um é Pouco, Dois é Bom, êste Som Três é Demais!

Eis o tal do último que não é o último! Que coisa doida!!! Mas como diz o velho ditado: "A posição das batatinhas não alteram o sabor da maionese!" Então neste caso pouco importa quem veio antes ou depois o importante é que veio rsrsrs. Sobre o disco: Este é um dos que estão fora de catálogo, das 12 faixas somente uma é breguinha (tanto que deixaria Richard Cleidman se mordendo de inveja hahahahahaha) agora As demaaaais... Muuuuuuito foooooooda! rsrsrs a versão que eles fizeram de "Take It Easy My Brother Charles" é absurdamente fenomenal (tem a participação de Gerson King Combo nos vocais também), fora essa eu gosto muito de "Bird Brain" composição de Henri Mancini, "Tanga" que abre o álbum e a faixa título que fecha, creio que vocês vão gostar desse álbum tanto quanto eu... s'imbora um, dois, três...


Para Baixar e Sair Sacundindo: Som Três - 1969 - Um é Pouco, Dois é Bom, êste Som Três é Demais!


Postado Por Marcel Cruz

domingo, 2 de setembro de 2007

Som Três - Tobogã

Quem escutar esse disco dificilmente vai acreditar que o cara que toca (e não só toca como fez os arranjos, idealizou e o fez acontecer) é o pianista (ou tecladista?) César Camargo Mariano! É isso mesmo o cara já foi muito do foda, (alguém aí poderia me explicar como é que pode uma pessoa mudar tanto a ponto de ficar ultrabrega? rsrsrsrs), mas voltando pro disco e pro grupo... Esse "trio" surgiu em 1966/67 e é um híbrido de dois conjuntos: Jongo Trio e Sambalanço Trio (outro projeto de responsa de César). Eles acompanharam Wilson Simonal até 1970 e depois disso o grupo se desfez, pois César passou a acompanhar Elis Regina (que acabou sendo sua esposa mais tarde). O disco: Bom... Eu to numa dúvida gigantesca, pois pra mim esse era o ultimo álbum deles, mas pelo que pesquisei, um outro que data de 1969 é creditado como sendo o último e esse aí é de 1970 (vai entender?!!!). Mas enfim, conheci isso graças aos relançamentos de raridades de música brasileira encabeçada pelo Gavin, parece-me que em cd (se encontrar...) da pra conseguir o "Tobogã" e um outro chamado "Som Três Show" os demais hum... Tudo fora de catálogo (ainda). Na seqüência vou postar outro deles (o último que foi lançado antes do penúltimo rsrsrs). Por hora acho que é isso. Meu destaque vai para: "Irmãos Coragem" que foi abertura da novela homônima, (o timbre usado é muito bom), "Bajar no México" e "Tobogã" que conta com a participação de Gerson King Combo. Então vamos lá: Boa escorregada!!! hahaha


Para Baixar e Sair Sacundindo: Som Três - 1970 - Tobogã


Para Saber Mais: Pequena História do Som Três


Postado Por Marcel Cruz